De Cano à defesa: os pontos bons e ruins do Vasco no empate com o Boavista

O Vasco da Gama avançou às oitavas de final da Copa do Brasil com o empate em 1 a 1 com o Boavista, com Germán Cano sendo herói novamente.

Cano comemorando gol contra o Boavista
Cano comemorando gol contra o Boavista (Foto: André Durão)

O resultado poderia ser melhor, a atuação também. Entretanto, o empate em 1 a 1 com o Boavista, em São Januário, já foi o suficiente para o Vasco da Gama passar às oitavas de final da Copa do Brasil. Porém, além da classificação em si, a partida trouxe à tona alguns ponto sobre a equipe.

Parte deles são bons, e outros ruins. De positivo, em destaque, foi Germán Cano, o dono do gol da classificação vascaína. O atacante continua artilheiro e decisivo, combinação que tem sido essencial para o Clube. Já são nove gols em 14 partidas na temporada, e 33 em 63 jogos desde que chegou ao Cruzmaltino.

Com esse gol, o atacante encostou no Top 10 de maiores artilheiros do Vasco no século XXI. Agora, ele está a somente uma bola na rede de distância para alcançar o ídolo Ramon Menezes, o 10º colocado com 34 gols. Lembrando que, inclusive, o Camisa 14 já se tornou o terceiro maior goleador estrangeiro na história do Clube.

Outros pontos positivos no jogo foram Vanderlei, Léo Jabá e Marquinhos Gabriel. O goleiro foi novamente seguro, como o de costume, não tendo culpa no gol do adversário. Enquanto isso, o meio-campista, que entrou no segundo tempo, não apareceu muito, mas deu uma dinâmica melhor ao time. Por último, e não menos, importante, o atacante aproveitou a oportunidade e deu uma assistência.

Nem tudo foram flores….

Ainda sobre Cano, no entanto, chama a atenção o fato de que o atacante tem sido o único jogador a marcar pelo Gigante há um tempo. Foi dele os gols do Gigante contra Botafogo, Ponte Preta e agora Boavista. Para se ter uma ideia, a última vez que outro atleta balançou as redes foi na vitória por 2×1 sobre o Madureira, em 8 de maio, com Marquinhos Gabriel, pela semifinal da Taça Rio.

Portanto, Isso mostra que tem reinado uma ‘Canodependência’ em São Januário, o que tem tudo para ser um problema posteriormente. Afinal, o atacante não vai estar à disposição o tempo inteiro e nem sempre estará inspirado. O que ainda preocupa também é a defesa. Embora a frequência sofridos não seja tão grande ultimamente, os zagueiro, porém, continuam falhando de forma alarmante.

Fazendo um panorama geral, o Vasco mostrou leves melhoras contra o Boavista, mas é preciso levar em conta também o nível técnico do adversário. Gabriel Pec melhorou, Matías Galarza segue devendo, Michel não mostrou muito ainda, Martín Sarrafiore tem sido participativo, e os laterais seguros quando exigidos, destaque para Léo Matos, que deu um pique impressionante da defesa ao ataque nos acréscimos.

Leia mais sobreBoavistaGermán Cano
3 comentários
  • Liberato Pereira da Silva Filho - 10 de junho de 2021

    Não devo e nem posso concordar com o análise exibido neste espaço .O time classificou ,mas até quando vamos ficar dependendo de German Cano .Marcelo Cabo ainda não deu um padrão tático ao time ,o time não tem uma identidade ,teóricamente ela fala no esquema quatro/três /três ,mas o que vemos em campo é um amontoado de jogadores tentando cada um resolver a partida .Neste esquema na prática ,Gabriel Pec não exerce a sua função que seria ficar no campo adversario e assim ,mais próximo do gol e consequentemente segurar o avanço do lateral ,mas o que temos vendo ,é o Pec indo buscar jogo junto ao Zeca ,fazendo que o lateral fica na espera do bote ,assim ocorre com Léo Jabá que também vem buscar a bola no campo de defesa e , com isto prendendo os seus laterais e fazendo com que o time adverssário exerça pressão no campo defensivo do Vasco .O problema do time Vascaíno não é questão deste ou daquele jogador ,não é o Andrei,não é o Romulo o qualquer outro que venha jogar no meio de campo.Agora foi o Sarrafiore que foi sacado ,não estava mal ,o problema é a falta de conjunto ,falta de padrão .E claro que o time precisa de um zagueiro alto ,no principio si falou no zagueiro Mina não recordo qual a seleção que disputa as eliminat´rias inclusive fazendo um gol recentemente .O Graça é baixo e quase não sai do chão como naquele lance contra o Boa Vista em que o atacante perdeu uma grande chance .Nossa defesa é lenta e troca passes desnecessários em seu proprio campo .Será que o treinador faz coletivo ou apenas aquela brincadeira de passes ? No momento são sombrias o nosso futuro.

    /

    Responder
  • Allan+Luiz+de+Almeida+Moreira - 10 de junho de 2021

    Eu gostaria de ver o vasco jagando com Andrei e Romulo, Matias , marquinhos Gabriel e no ataque Léo jaba e Cano, 4-4-2

    Responder
  • Jair Diogo - 10 de junho de 2021

    Seria melhor o Marquinhos no lugar do morato em definitivo pois assim o meio campo fica mais criativo e melhora a posse de bola no ataque.

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
25 de junho de 2021
Cabo lamenta expulsão de Bruno Gomes contra o Cruzeiro e explica saída de Juninho

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo diz que conversará com Bruno Gomes sobre o ocorrido e que saída de Juninho foi circunstancial.

Cabo comenta ‘recaída’ do Vasco nas bolas paradas e elogia intensidade da equipe

Marcelo Cabo se mostrou incomodado com mais um gol sofrido de bola parada pelo Vasco da Gama e destacou a entrega dos jogadores.

Cabo destaca atuação do Vasco e pede ‘tranquilidade’ na busca pelo G4

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo enalteceu a partida do time contra o Cruzeiro e afirmou que equipe precisa de sequência de vitórias.

Cabo elogia dupla Zeca e Riquelme e explica entrada de João Pedro contra o Cruzeiro

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo elogiou às recentes atuações de Zeca e Riquelme e explicou João Pedro como ala contra o Cruzeiro.

Marcelo Cabo exalta início e volume de jogo, e cita expulsão ao analisar derrota

Bom início e volume de jogo do Vasco da Gama foram exaltados por Marcelo Cabo, que falou também sobre a expulsão de Bruno Gomes.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Cruzeiro

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Cruzeiro, pela 6ª rodada da Série B do Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco

Veja os próximos jogos do Vasco da Gama nesta temporada 2021, que serão disputadas em diversas competições.

Bruno Gomes é expulso e desfalca o Vasco contra o Brusque

Bruno Gomes foi expulso durante uma discussão com o zagueiro Paulo do Cruzeiro e não enfrenta o Brusque no fim de semana.

Marquinhos Gabriel lamenta derrota, mas elogia atuação do Vasco contra o Cruzeiro

Marquinhos Gabriel lamentou o resultado negativo diante do Cruzeiro, mas elogiou a atuação do Vasco da Gama e garantiu luta pelo acesso.

24 de junho de 2021
Assista aos melhores momentos de Cruzeiro 2 x 1 Vasco

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Cruzeiro, em confronto da sexta rodada da Série B.

Veja mais notícias