Cabo x Ceni: confrontos sem vencedor, títulos da Série B e sucesso no Nordeste

Técnicos de Vasco da Gama e Flamengo, Marcelo Cabo e Rogério Ceni têm algumas coincidências em suas respectivas carreiras até aqui.

Respectivamente, Marcelo Cabo, técnico do Vasco, e Rogério Ceni, treinador do Flamengo
Respectivamente, Marcelo Cabo, técnico do Vasco, e Rogério Ceni, treinador do Flamengo

O clássico entre Flamengo e Vasco da Gama, que acontecerá na próxima quinta-feira (18), às 19h, no Maracanã, após ter sido reagendado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), marcará o quinto encontro entre Rogério Ceni, atual treinador rubro-negro, e Marcelo Cabo, técnico cruzmaltino.

Desde 2017, ano em que Ceni tornou-se técnico profissional após a aposentadoria como goleiro ao final de 2015, o ex-jogador já duelou à beira do campo com Cabo em quatro oportunidades. E em todas elas, vale ressaltar, não houve vencedor, isto é, foram quatro empates.

Em 2018, pela Série B do Campeonato Brasileiro, Marcelo Cabo, comandando à época o CSA, de Alagoas, enfrentou Rogério Ceni, então treinador do Fortaleza, por duas vezes. Enquanto a primeira, ocorrida em julho do referido ano, terminou 0x0, a segunda, em novembro, ficou em 1×1.

Depois disso, os dois profissionais voltaram a se enfrentar em janeiro de 2019 na Copa do Nordeste, no mesmo duelo. Na ocasião, outro 0x0.

Por fim, em novembro de 2020, pelo Brasileirão da Série A, Marcelo Cabo fazia sua reestreia no comando do Atlético-GO, clube pelo qual teve passagem de sucesso em 2016. O adversário era o Flamengo, de Rogério Ceni, que, posteriormente, viria a ser campeão do torneio. A partida terminou 1×1.

Rogério Ceni e Marcelo Cabo em Flamengo 1 x 1 Atlético-GO, pelo Brasileirão 2020
Rogério Ceni e Marcelo Cabo em Flamengo 1 x 1 Atlético-GO, pelo Brasileirão 2020 (Foto: André Durão)

E as coincidências entre os dois não param por aí. Além de terem sido campeões brasileiros da segunda divisão em anos muito próximos um do outro (Cabo em 2016, justamente com o Atlético-GO, e Ceni em 2018, com o Fortaleza), a dupla tem troféus importantes conquistados no futebol nordestino.

Enquanto Cabo é tricampeão alagoano consecutivo (2018 e 2019 pelo CSA, e 2020 pelo CRB), Ceni tem dois Cearenses (2019 e 2020) e uma Copa do Nordeste (2019) pelo Fortaleza, tendo marcado seu nome na história do clube.

O Flamengo x Vasco de quinta-feira é a oportunidade perfeita para um tira-teima entre eles. Com as duas equipes optando por estilos de jogo ofensivos, a chance de haver um vencedor no confronto é grande. Aguardemos.

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva em entrevista coletiva após Criciúma x Vasco
Paiva vê Vasco competitivo em derrota para o Internacional e lamenta jejum de gols

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva avaliou o desempenho da equipe contra o Internacional, pela 34ª rodada do Brasileiro.

Vegetti em Vasco x Internacional
Vegetti faz desabafo nas redes sociais e projeta jogo de ‘vida ou morte’ contra o Corinthians

Artilheiro do Vasco da Gama, Vegetti publicou um texto na madrugada desta sexta-feira (22), após a derrota para o Internacional.