Vasco inicia série de homenagens ao centenário dos Camisas Negras

O histórico Camisas Negras conquistou o 1º título carioca do Vasco em 1923 e ajudou a romper preconceitos raciais no futebol.

Vasco quer se engajar com novas causas sociais
Vasco quer se engajar com novas causas sociais

O Vasco iniciou uma série de ações e homenagens ao centenário dos Camisas Negras, time histórico que conquistou o primeiro título carioca do clube em 1923 e ajudou a romper preconceitos raciais no futebol brasileiro.

A primeira ação foi a divulgação de um manifesto reforçando os valores e batalhas do clube contra o preconceito social e de classes. O material foi divulgado com um vídeo de animação que virilizou nas redes sociais e gerou interação de clubes como Porto, Palmeiras e Bahia.

A campanha, que recebeu o nome de “#Próximos100Anos”, reforça a luta pelo respeito, igualdade e inclusão em todas as esferas. O clube adotou uma linguagem moderna no vídeo com a estratégia de atingir e mostrar para o público mais jovem os ideais do Vasco.

– O Vasco tem a tradição de olhar para suas origens e buscar soluções que solidifiquem, dentro da identidade do clube, nosso presente e nosso futuro. Ações como este Manifesto resgatam a essência do cruzmaltino. O Vasco é diferente, é pioneiro, é do povo. Essas são características que sempre vamos priorizar, acima de tudo. O Vasco permeia o dia a dia, extrapola o futebol, e isso o torna um clube único no mundo – disse o CEO Luiz Mello.

Exposição em agosto

Essa é apenas a primeira ação para homenagear o centenário dos Camisas Negras e também os 125 anos do clube, que serão comemorados neste ano. O Vasco prepara uma exposição para o meio do ano sobre a história do time que conquistou o Carioca de 1923 e a luta contra o racismo no Brasil.

O clube tem em andamento um projeto de incentivo fiscal de captação para financiar a exposição. Existe, inclusive, a possibilidade de ela ser permanente. Ainda não foi definido se o evento ocorrerá em São Januário ou na sede do Calabouço.

O Vasco está em fase de pesquisa e busca por material para o acervo da exposição. O clube tem procurado fotos, camisas da época e parentes dos jogadores que fizeram parte dos Camisas Negras. A ideia é também homenagear os atletas que marcaram época e entraram na história do clube.

Futebol e torcida preparam ações

Além da exposição, o Vasco prepara outros tipos de homenagem. O futebol terá ações de homenagens a partir do jogo desta terça-feira, contra o Nova Iguaçu, em Brasília. Há também mobilização da torcida para ações em comemoração ao centenário dos Camisas Negras a partir do clássico contra o Fluminense, no próximo domingo, no Maracanã.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Camisas Negras
Comente

Veja também
Diniz vê Vasco abaixo fisicamente e comenta irregularidade do time

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz avaliou a classificação do Cruzmaltino diante do Operário-PR pela Copa do Brasil.

Garré perde espaço no Vasco; Diniz comenta

Durante entrevista coletiva após classificação do Vasco da Gama, Fernando Diniz dá detalhes sobre a situação atual de Garré.

André Rizek vê Vasco dependente de São Januário e faz alerta

Segundo o apresentador do Sportv, São Januário é o verdadeiro craque que decide jogos para o Vasco da Gama.

DESP do Vasco se moderniza e reduz número de lesões

Com Gustavo Caldeira, Departamento de Saúde e Performance (DESP) do Vasco da Gama reduz número de lesões após se modernizar.

Diniz analisa vitória do Vasco nos pênaltis contra o Operário-PR; veja a entrevista

O técnico Fernando Diniz analisou o desempenho do Vasco da Gama abaixo contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Léo Jardim é eleito o ‘Craque Betano’ Vasco 1 x 1 Operário-PR

Em noite de herói, Léo Jardim classifica o Vasco da Gama para as oitavas de final da Copa do Brasil e recebe o prêmio ‘Craque Betano’.

Diniz põe panos quentes e ameniza polêmica com Loide Augusto

Atacante do Vasco da Gama, Loide Augusto colocou a mão no ouvido depois de supostamente ignorar Diniz no jogo diante do Operário-PR.

Herói da noite, Léo Jardim destaca trabalho de análise do Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim defendeu três cobranças de pênalti e garantiu a classificação contra o Operário-PR na Copa do Brasil.

Atitude de Loide viraliza e divide opiniões da torcida do Vasco

Opção para a etapa complementar, Loide Augusto tem atitude com Fernando Diniz e divide opiniões da torcida do Vasco da Gama.

Vasco oscila e Léo Jardim brilha em classificação suada na Copa do Brasil

Vasco da Gama flerta com eliminação, mas vê Léo Jardim brilhar e garantir vaga na próxima fase da Copa do Brasil.