Título da Mercosul contra o Palmeiras é a maior virada em finais da história do futebol

Vitória por 4x3 do Vasco da Gama sobre o Palmeiras em 2000 é, até hoje, a maior virada em finais; Liverpool x Milan em 2005 chegou perto.

Juninho Paulista e Romário celebrando o quarto gol do Vasco contra o Palmeiras em 2000
Juninho Paulista e Romário celebrando o quarto gol do Vasco contra o Palmeiras em 2000 (Foto: Getty Images)

Nesta segunda-feira (20), a ”Virada do Século”, termo que caracteriza a icônica vitória por 4×3 do Vasco da Gama sobre o Palmeiras pela finalíssima da Copa Mercosul 2000, completa 21 anos.

Até hoje, o placar, da maneira que foi, isto é, com o Gigante da Colina perdendo por 3×0 no primeiro tempo e revertendo para 4×3 na segunda etapa, é a maior virada da história do futebol em uma final, de acordo com informações da página EstudeVasco.

Segundo o perfil, que divulgou a informação via Twitter, a partida entre Liverpool e Milan pela final da Liga dos Campeões da Europa 2004/2005, que terminou empatada em 3×3 no tempo normal e foi decidida nos pênaltis, com vitória para os Reds, foi a que mais chegou perto, uma vez que os italianos abriram 3×0 e os ingleses buscaram o empate, mas não houve virada.

Como foi

Palmeiras e Vasco decidiram a Copa Mercosul em 20 de dezembro de 2000, no antigo Parque Antártica, casa do time paulista. Com gols de Arce, aos 36 minutos, Magrão, aos 37′, e Tuta, aos 45′, o Alviverde abriu 3×0 no primeiro tempo com enorme facilidade.

Na segunda etapa, porém, o Cruzmaltino voltou com outra postura para o jogo e chegou à inesquecível virada com três gols de Romário (14′, 23′ e 48′) e um de Juninho Paulista (41′).

Vale ressaltar que não só pela importância da competição, mas também pela maneira como se desenrolou a partida, a Mercosul de 2000 é considerada uma das principais conquistas da história cruzmaltina.

Comente

Veja também
IA crava resultado de Vasco x Melgar

O Vasco da Gama precisa vencer o Melgar para sobreviver na Sul-Americana e avançar para a fase mata-mata.

Ramón Díaz e Emiliano ganham ação na Fifa contra o Vasco; decisão cabe recurso

O Vasco foi condenado em 1ª instância a pagar mais de R$ 30,5 milhões a Ramón Díaz e Emiliano Díaz, mas Clube vai recorrer.

Veja os trunfos do Vasco para seguir na Sul-Americana

Vasco precisa vencer para garantir a 2ª colocação e avançar para os playoffs, onde enfrentará times eliminados da Libertadores.

Comentarista analisa jogo do Vasco na Sul-Americana e cita carências do time

O comentarista Mauro Beting comentou a situação delicada do Vasco na Sul-Americana e citou as carências do Clube.

Diniz tem favorito para vaga de Hugo Moura contra o Melgar

O volante Hugo Moura foi expulso contra o Lanús e desfalca o Vasco da Gama contra o Melgar, nesta terça-feira.

Relembre a trajetória conturbada do Vasco na Sul-Americana

O Vasco da Gama precisa vencer o Melgar nesta terça-feira para se classificar para os playoffs da Sul-Americana.

Vasco enfrenta o Melgar hoje às 19h em jogo decisivo pela Sul-Americana

O Vasco enfrenta o Melgar em São Januário, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Sul-Americana.

Escalação do Vasco contra o Melgar

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Melgar, nesta terça-feira, em São Januário, pela Sul-Americana.

Definida a arbitragem para Vasco x Melgar pela Sul-Americana

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Melgar nesta terça-feira, pela 6ª rodada da Sul-Americana 2025.

Vasco pode ter retornos de Coutinho e Payet contra o Melgar

Philippe Coutinho reforça o Vasco da Gama contra o Melgar, e o meia Payet também pode voltar a ser relacionado.