Título da Mercosul contra o Palmeiras é a maior virada em finais da história do futebol

Vitória por 4x3 do Vasco da Gama sobre o Palmeiras em 2000 é, até hoje, a maior virada em finais; Liverpool x Milan em 2005 chegou perto.

Juninho Paulista e Romário celebrando o quarto gol do Vasco contra o Palmeiras em 2000
Juninho Paulista e Romário celebrando o quarto gol do Vasco contra o Palmeiras em 2000 (Foto: Getty Images)

Nesta segunda-feira (20), a ”Virada do Século”, termo que caracteriza a icônica vitória por 4×3 do Vasco da Gama sobre o Palmeiras pela finalíssima da Copa Mercosul 2000, completa 21 anos.

Até hoje, o placar, da maneira que foi, isto é, com o Gigante da Colina perdendo por 3×0 no primeiro tempo e revertendo para 4×3 na segunda etapa, é a maior virada da história do futebol em uma final, de acordo com informações da página EstudeVasco.

Segundo o perfil, que divulgou a informação via Twitter, a partida entre Liverpool e Milan pela final da Liga dos Campeões da Europa 2004/2005, que terminou empatada em 3×3 no tempo normal e foi decidida nos pênaltis, com vitória para os Reds, foi a que mais chegou perto, uma vez que os italianos abriram 3×0 e os ingleses buscaram o empate, mas não houve virada.

Como foi

Palmeiras e Vasco decidiram a Copa Mercosul em 20 de dezembro de 2000, no antigo Parque Antártica, casa do time paulista. Com gols de Arce, aos 36 minutos, Magrão, aos 37′, e Tuta, aos 45′, o Alviverde abriu 3×0 no primeiro tempo com enorme facilidade.

Na segunda etapa, porém, o Cruzmaltino voltou com outra postura para o jogo e chegou à inesquecível virada com três gols de Romário (14′, 23′ e 48′) e um de Juninho Paulista (41′).

Vale ressaltar que não só pela importância da competição, mas também pela maneira como se desenrolou a partida, a Mercosul de 2000 é considerada uma das principais conquistas da história cruzmaltina.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Estádio do Maracanã
Governo do Rio adia abertura da proposta financeira na licitação do Maracanã

A data da abertura dos envelopes com as propostas financeiras para a licitação do Maracanã seria 30 de abril, mas o Governo do Rio alterou.

Ramon Díaz durante o jogo no Maracanã
Ramón Díaz cogita voltar ao esquema com 3 zagueiros

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, porém, encontra problema de opções para voltar ao esquema com três zagueiros.

Hugo Moura é anunciado pelo Vasco
Hugo Moura deve estrear contra o Fluminense

O volante Hugo Moura estará entre os relacionados do Vasco da Gama para o clássico contra o Fluminense, pelo Brasileirão.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Criciúma estaria interessado em Puma

Lateral uruguaio do Vasco da Gama, Puma Rodriguez entrou no radar do Criciúma, que disputa a Série A do Brasileiro nesta temporada.

Eduardo Vargas defende o Atlético-MG desde 2020
Vasco faz última investida por Vargas antes do fechamento da janela

Vasco da Gama ainda não teria desistido da contratação do atacante chileno Eduardo Vargas, no Atlético-MG.