Zé Ricardo fala sobre retorno, reformulação do elenco, reforços e outros assuntos

O novo técnico do Vasco da Gama, Zé Ricardo, promete fazer uma equipe competitiva para que o Clube retorne à Série A.

Zé Ricardo durante apresentação pelo Vasco para a temporada 2022
Zé Ricardo durante apresentação pelo Vasco para a temporada 2022

Zé Ricardo está de volta ao Vasco. Após passagem pelo clube em 2017, o treinador foi reapresentado nesta quarta-feira depois da chegada ao Rio de Janeiro. O técnico agradeceu pela oportunidade de retornar ao time de São Januário e disse que montará uma equipe competitiva para 2022.

– Sabemos de todo o desafio que termos na temporada em 2022, mas sabemos da oportunidade que temos de levar o Vasco novamente ao seu lugar e fazer uma grande temporada. A torcida está machucada, mas temos o dever de fazer com que a torcida retorne aos poucos a São Januário, agora é a nossa vez de fazer o inverso, montar uma equipe competitiva.

O Vasco reformula o elenco dentro e fora de campo. O departamento de futebol sofreu mudanças e será diferente em 2022. Zé Ricardo exaltou a atuação da diretoria do clube e encarou o desafio de retornar ao time como a maior oportunidade da carreira.

– A gente precisava investir nos recursos humanos e investir na área. É um grande desafio mas eu considero a maior oportunidade da minha vida, da minha carreira, como eu falei, sempre fui muito feliz aqui no Vasco e espero que a gente possa construir um ambiente para trazer felicidade para todos. Tenho certeza que os atletas que estão vindo para o Vasco são atletas que já entenderam isso, sabem o quão é importante vestir a camisa do Vasco da Gama. É muito importante voltar e levar o Vasco para a primeira divisão.

Outros assuntos abordados na coletiva

Reformulação no futebol

– Eu acho que a competitividade em questão de saber onde estar é fundamental para nós estarmos montando a nossa equipe. Eu entendo que tendo uma equipe saudável e competitiva é fundamental. Por isso temos trabalhado com análise de desempenho e mercado para trazermos atletas com essas características. Temos uma categoria de base muito tradicional e muito forte. Sabemos que boa parte desses atletas que estão no profissional estão pressionados, a nossa ideia é de que temos que dar confiança para eles, mas logicamente vamos cobrar compromisso para que eles possam ganhar as competições dentro do campo, eles precisam conquistar esse espaço.

Retorno ao Vasco

– O desejo era de começar um trabalho no início, e eu já havia começado a negociar a saída do Brasil, eu achei que aquele momento seria difícil de aceitar e depois ir para fora. Desde que o presidente me fez um convite a gente acabou aceitando, foram semanas intensas, o fuso de lá nos colocava em uma situação para trabalhar até bem tarde, mas a gente está acostumado e não se incomoda com isso. Participar de uma formulação de elenco e reformulação de departamento de futebol é sempre muito desafiante mas também gratificante, agradeço ao presidente por me deixar trazer pela primeira vez uma comissão técnica que eu gosto de trabalhar, e isso foi um dos motivos sem dúvida nenhuma que me fez aceitar o desafio, e também de trabalhar com pessoas que já conheço aqui no Vasco. Aqui tem muita gente boa trabalhando e isso me faz ficar cada vez mais motivado para fazer uma temporada que nos orgulhe para 2022.

Atraso nos salários e modelo de jogo

Quando a gente fala de modelo de jogo, ele vai muito além das quatro linhas. Eu sempre costumo buscar primeiro o objetivo quando chego no clube, construir ou transformar um bom ambiente em que trabalhamos. Isso aconteceu em 2017 e 2018, foi construído um ambiente que fez o Vasco sair de uma situação incômoda e chegar em uma pré-Libertadores, pontuar como campeão do returno e confirmar a vaga na pré-Libertadores. Isso, com dificuldades e problemas que todos nos sabemos, como o presidente falou que acompanha o clube há muitos anos. O que me faz entender que pode ser diferente desses profissionais que você citou e respeito bastante, o que eu acredito é que a gente tem hoje profissionais no corpo técnico por fora e a seriedade do presidente para fazer acontecer. Lógico que é fundamental que a gente consiga, a partir de janeiro, manter os salários em dia, manter a chama acesa. É importante que os atletas se sintam respaldados para que a gente se preocupe em trabalhar dentro de campo e o atleta possa render o seu melhor. O Vasco tem que dar tranquilidade para o seu corpo técnico, grupo de atletas, para poder fazer o seu trabalho.

Utilização dos jovens da base

– Acho que os meninos foram muito importantes em todas as conquistas e campanhas do Vasco, como eu falei, a categoria de base do Vasco é uma das mais tradicionais e competentes do futebol brasileiro. os atletas que estão subindo estão pressionados por conta do momento que o clube vive. A gente percebeu que os atletas estão assustados, alguns deles pensando até em sair do clube, mas enfim, temos que ser inteligentes para não desvalorizamos nossos ativos e saber que o atleta pode dar um retorno técnico muito importante. Quero conversar com eles, entender o que eles pensam de Vasco da Gama, pensam das suas carreiras, como eles entendem, tenho certeza absoluta que estar aqui, ser vencedor, se fortalecer no profissional do clube seja um dos principais caminhos para eles. Entender eles será importante, mas também cobrá-los. O simples fato de ter subido no Vasco não dá mais a eles o direito de ter que jogar, eles precisam conquistar esses espaços, criar responsabilidades, lógico que cada um tem seu tempo, mas é muito importante que eles estejam ao nosso lado, muito importante dar um alicerce para uma equipe que terá uma cara nova para 2022, então vamos tentar fazer uma parceria com os que estão subindo, os que estão chegando porque se a gente conseguir que essa liga seja o mais rápido possível, melhor. A gente espera que seja instantânea porque temos objetivos claros na temporada.

Pré-temporada

– A gente vai estar, sem dúvida alguma, de olho na Copa São Paulo, é um campeonato de visibilidade enorme, aproveitando que não se tem calendário no futebol profissional, temos alguma possibilidade de fazer a pré-temporada em algumas cidades paulistas, mas temos dificuldade para decidir a pré-temporada. Fiz um pedido a direção no sentido de buscar uma pré-temporada em um local fora, porque eu entendo que estamos montando um elenco novo, essa pré-temporada a se fazer é importante. Ainda estamos estudando, mas em breve saberemos se vamos fazer aqui no Rio ou vamos sair.

Mapeamento de atletas

– A gente entende que é importante termos uma equipe com um viés de competição muito forte, que é exigido em jogos em um campeonato tão longo que mostra um equilíbrio muito grande. São seis clubes que já ganharam títulos nacionais hoje na segunda divisão. O vasco tem que se preparar. Logicamente que ter atletas que tenham a cara do Vasco se faz necessário. A cara do Vasco é uma equipe competitiva, que honre a camisa, a gente precisa desse perfil de jogador e eu acredito que estamos tendo muito critério em trabalhar cada atleta. Se a gente entender que com criatividade e com muito trabalho que essa é a cara do Vasco, acho que temos possibilidade de brigar por coisas muito boas na temporada.

Trabalho a curto prazo

– A gente sabe como funciona o futebol, a gente não se ilude em relação a isso. O primeiro objetivo tem que ser a curto prazo, temos que fazer a equipe render logo no inicio, é uma tarefa difícil porque é um grupo que vai ser formado, boa parte, vindo de fora. Tenho muita confiança do que foi apresentado, e o presidente sabe que o trabalho, para ser feito de maneira correta, precisa ser feito de médio a longo prazo. Mas a gente sabe como funciona o futebol. A gente entende que os resultados se fazem necessário logo no inicio, a pressão faz parte. Vamos tentar vencer essa primeira etapa de montar um time competitivo. A ansiedade nesse momento é talvez o caminho mais curto para cometer alguns equívocos e de repente algumas loucuras, mas eu acredito que o Vasco não pode se dar o direito de cometer erros nessa primeira etapa. Temos que ter confiança naquilo que acreditamos, seguir nossas convicções, e dessa forma, teremos a tendência de errar menos.

Reforços no setor defensivo

– Não posso falar de uma equipe de futebol e desmembrar ela em setores sem falar em equilíbrio. O Vasco precisa ter equilíbrio em todos os setores. A gente vai buscar fortalecer todos os setores da equipe até porque o momento exigia isso, sabemos que atacantes de qualidade todas as equipes querem, mas eu acredito que a vinda dos primeiros reforços fazerem parte do sistema defensivo foi apenas uma coincidência. Logicamente que temos atacantes em discussão, e certamente o torcedor poderá conhecer esses jogadores mais para frente.

Situação Diego Souza

– A gente comentou sobre o Diego Souza, eu trabalhei com ele no Botafogo, é um jogador que certamente, ao final de uma temporada dá gols para o time que defende, extremamente experiente, conhece muito bem o espaço onde joga, é versátil, sempre de forma muito competente. A gente espera que a situação de organização financeira seja resolvida, se ele vier vai agregar conosco, nós pensamos em alguns nomes, mas jogadores com esse peso têm uma preferência não só da torcida, como nossa também.

Zé Ricardo chegou ao Rio de Janeiro na última segunda-feira após resolver pendências no Catar, onde treinava o Qatar SC. Ele acertou contrato de um ano, com opção de renovação por mais uma temporada em caso de acesso à Série A.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Zé Ricardo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Vamos contratar mais jogadores porque teremos que subir para a série A. Sou sempre Vascão.

  • Responder

    Os jogadores tem que entrar em campo com vontade de jogar e vencer ,estava no time jogadores que não estava nem um pouco preocupado com o clube ,alguns so jogando pro lado e sem correr,um dos chefe desse bando de preguiçoso era marquinho Gabriel ,espero que ele esteja bem longe do vasco

Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.