Zé Ricardo deve encontrar ambiente diferente no retorno ao Vasco

Dois anos e meio após pedir demissão, o técnico Zé Ricardo está prestes de retornar ao comando do Vasco da Gama.

Zé Ricardo comandou o Vasco entre 2017 e 2018
Zé Ricardo comandou o Vasco entre 2017 e 2018 (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Ao que tudo indica, a oficialização de Zé Ricardo como novo treinador do Vasco é questão de tempo. Talvez, questão de horas. O treinador, então, voltaria para o clube do qual se demitiu com a turbulência política do início da gestão de Alexandre Campello de cenário. Mas o que mudou daquele momento para o atual? A resposta está na perspectiva de um melhor ambiente.

Foi há dois anos e meio. O momento da demissão foi exatamente a noite de 2 de junho de 2018, depois de uma derrota para o Botafogo, em São Januário. Ainda no vestiário, o treinador surpreendeu a todos. Só que não foi a primeira vez que ele ameaçou deixar a Colina Histórica.

Semanas antes, ele já sentia o desgaste dos problemas internos do clube e precisou ser demovido da ideia de sair. Campello e Fred Lopes, então vice-presidente de futebol, negociaram um reajuste salarial e uma ampliação nos poderes do treinador.

O trabalho seguiu, mas uma negociação frustrada tirou o treinador do sério. Após idas e vindas, o próprio Zé Ricardo afirmou que estava selada a contratação de Lucas Cândido e Marquinhos, do Atlético-MG, em troca por Evander. Dias depois, porém, o próprio Campello desistiu. Mais alguns dias e a derrota para o Botafogo se deu.

Eram atritos e mais atritos que respingavam no departamento de futebol, Zé Ricardo entendia que treinar fora de São Januário era importante. E isso se deu a partir de março daquele 2018, quando o clube assinou o contrato para treinar no CT do Almirante, em Vargem Pequena.

Confirmado o retorno do treinador neste final de 2020, ele vai trabalhar novamente na Zona Oeste, mas no novo CT do Almirante (que recebeu o mesmo nome que batizou o espaço anterior). O local foi inaugurado em setembro e será ampliado em breve.

Zé Ricardo esteve no Vasco durante um dos períodos mais conturbados do nada tranquilo mandato que está terminando. Aliás, mesmo antes, durante o processo eleitoral de 2017, que só terminou em 2018. O Cruz-Maltino chegou a ter dúvida sobre ter passagens para viajar antes de um jogo da Copa Libertadores.

O Vasco atual treina longe de São Januário e a política promete viver dias menos turbulentos. Apesar do eterno fervilhar da política, Jorge Salgado será empossado como presidente na segunda quinzena de janeiro e deve ter amplo apoio interno. Ambiente de paz para o iminente treinador trabalhar, bem diferente do que havia na primeira passagem.

Fonte: Lancenet

Mais sobre:Zé Ricardo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Lucas Piton em ação contra o Fluminense
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Fluminense às 16h no Maracanã

Em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Vasco da Gama busca a vitória diante do rival.

Phillipe Gabriel renova com o Vasco até 2027
Vasco renova com Phillipe Gabriel até 2027

Grande promessa da base, o goleiro Phillipe Gabriel, de 18 anos, assinou com o Vasco da Gama até dezembro de 2027.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Em má fase, Fluminense muda programação antes do clássico

O Fluminense resolveu se concentrar para o clássico contra o Vasco da Gama, diante da má fase que enfrenta na temporada.

Maicon em treino do Vasco
Maicon deve ser novidade entre os titulares contra o Fluminense

Mesmo com João Victor recuperado, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, deve escalar Maicon na zaga contra o Fluminense.

Maicon, zagueiro do Vasco
Escalação do Vasco contra o Fluminense

Confira a escalação do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.