Zé Ricardo concede entrevista coletiva e cita Vasco equilibrado entre defesa e ataque

Na tarde desta terça-feira o técnico Zé Ricardo concedeu entrevista coletiva diretamente do CT Moacyr Barbosa.

Zé Ricardo durante apresentação pelo Vasco para a temporada 2022
Zé Ricardo durante apresentação pelo Vasco para a temporada 2022

A temporada 2022 começa para o Vasco a partir das 19h (de Brasília) desta quarta-feira, quando o time vai enfrentar o Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. Qual Vasco o torcedor verá em campo? Em entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa, o técnico Zé Ricardo disse que o elenco ainda está em aberto e espera ter uma equipe equilibrada na defesa e que não abra mão de atacar.

Ainda espero um jogador para o sistema defensivo e um ou dois jogadores do meio para a frente. Sobre a questão do ataque, tenho conversado muito com nosso grupo que a gente tenha muito equilíbrio na hora de defender e em momento algum abra mão de atacar. Isso depende de treinamento, sincronismo, volume de trabalho, isso a gente ainda sente falta. Pré-temporada foi um pouco debilitada por causa número de jogadores com Covid – disse Zé, e completou:

Alguns meninos da Copinha ajudaram a gente, então é um trabalho dia após dia, não pode perder tempo obviamente. Estamos tentando aproveitar tudo, intervalo dos jogos, o tempo de recuperação é pequeno. Queremos um ataque de movimentação, que tente confundir o adversário, jogadores que têm recurso técnico. Porque muitas das situações que acontecem não tem como treinar, por isso o jogador com personalidade, com confiança faz a diferença.

O técnico reconheceu o atual momento do Vasco, que não entra como favorito na competição devido aos fracassos da temporada passada, em que terminou o Campeonato Carioca em quinto lugar e a Série B do Brasileirão em décimo, já sem chances de acesso faltando duas rodadas para o fim.

Por mais que a gente não queira reconhecer, esse é o retrato atual. Precisamos saber onde estamos, uma reconstrução. Não podemos esquecer em momento algum quem somos. O Vasco tem muita tradição no Carioca. Em 2018 o Vasco também não tinha uma equipe que esperavam chegar na final, mas chegamos. Ser ou não ser o patinho feio, não é que incomode, mas tem que servir como combustível. De forma nenhuma o Vasco vai desrespeitar alguém, mas vamos jogar com a camisa pesada. Essa é a força que uma equipe centenária tem – destacou o técnico.

O time treina nesta tarde no CT Moacyr Barbosa e depois viaja para Volta Redonda. Para a estreia no Carioca, o Vasco não terá à disposição Vitinho, lesionado, e Matheus Barbosa, Getúlio e Galarza, que não foram inscritos a tempo da primeira rodada.

Mais declarações de Zé Ricardo

Volta Redonda

– A gente sabe que o Carioca tem essa característica das equipes que têm tempo maior de preparação. Nesse momento, eles têm uma oportunidade de tentar surpreender, de pontuar para buscar classificação pra Série D, Série C do Brasileiro. Volta Redonda vem mostrando bom trabalho, próprio Vasco se aproveitou disso, alguns jogadores vieram jogar no nosso clube – disse Zé, e completou:

– A gente entende que o trabalho deles vem dando certo há um tempo. Jogadores que vêm se destacando, Marrony vem de lá, Alef Manga vem de lá. É um trabalho bem consolidado. Sabemos que vamos ter um trabalho difícil, mas estou muito confiante de que vamos fazer um bom jogo lá. Vamos buscar o ritmo de jogo, espero que a gente possa colocar em campo o que a gente tem de melhor.

Capitão

– É muito claro, Nenê é um líder na nossa equipe. Temos o Anderson Conceição, que também tem todas as características de ser um grande líder. Acho que eles vão se revezar. Mas amanhã vai ser o Nenê. Quero que todos se cobrem, todos participem. Isso que vai nos ajudar a tirar esse tempo pequeno de participação.

Perda do Vitinho por lesão

– Paciência é uma palavra que a gente sabe que precisa no futebol, mas que existe pouco. Parte desse princípio que da equipe que terminou a temporada passada temos só o Nenê. O Vitor é um jogador que tem essas características que falamos, muito bem formado no Corinthians. Joga em uma, duas, três posições. É uma pena que ele não possa estar com a gente na estreia. Se ele mostrar em campo o que vem mostrando no treino vai nos ajudar muito. Ainda bem que chegou o Bruno Nazário, temos que dar moral para esses meninos.

– Se não começarem jogando, eles serão as opções para jogar. A gente precisa que eles assumam a responsabilidade. Só com amadurecimento que eles vão entender como ajudar. A gente sabe que precisa dar resultado imediato. Talvez esse seja nosso primeiro objetivo: dar uma resposta. Por isso que eu torço para que a química entre eles aconteça de uma maneira um pouco mais instantânea.

Ulisses e Juninho

– Ulisses é um jogador que já conhecia, naquele momento na primeira passagem entendi que ele logo ia aparecer, por aquilo que ele já havia mostrado no sub-20. Se passaram três anos e ele ainda está nesse processo. Falei que chegou a hora dele, que precisava demonstrar em campo. E vai depender dele. A idade pouco importa, se é novo, velho. Ele é um jogador que fala pouco, mas como zagueiro eu quero estimular ele a falar, quero ouvir um bom dia mais forte, mais confiante.

– E o Junior também pegou o trauma do ano passado, fez alguns jogos, mas não completando praticamente nenhum. Aconteceram tantos movimentos na pré-temporada, ele acabou tendo oportunidade de treinar e mostrar. Tivemos um papo com ele e a psicologia para saber o que ele via no jogo, e as respostas dele foram muito claras. E tudo bateu dentro daquilo que a gente quer dele. Temos até que dar uma segurada na ansiedade dele, que pode atrapalhar. E vamos dar confiança a ele. Tenho certeza que se ele se mantiver assim, vai ser um jogador explosivo, com potencial de chegar na área. Tomara que ele consiga produzir e mostrar o potencial que ele tem.

Política

– Eu só vejo o Vasco forte quando realmente os lados se entenderem. O Vasco é gigante, não preciso ficar repetindo. Torcida, quando chamada, demonstra isso. O Vasco nasce de uma ação popular de sua torcida. Isso está enraizado e tenho certeza que vamos conseguir um clube pujante a partir do momento que as pessoas se entenderem. A vantagem de ter um elenco renovado é que nem todos eles estão cientes de tudo que acontece. Eu mesmo digo a eles que não visitem muito as redes sociais para que eles possam focar 100% aqui.

Série B

– A Série B é um campeonato de regularidade. Equipes que conseguem acesso são as que mantêm regularidade. Tem que começar bem a competição, é normal, o Vasco ainda busca encorpar o elenco. Não pode sair contratando sem critério e depois sofrer lá na frente. Hoje a gente ainda precisa de três, quatro reforços. Para o Brasileiro, mais uma ou duas contratações que venham nos ajudar. O que a gente não conseguiu fazer agora é porque as dificuldades são grandes. Na teoria, tudo se coloca. A prática que vai dizer para a gente se estamos 100% no caminho certo.

Time de operários

– Acho que toda equipe que consegue representar bem a ideia do seu treinador consegue ter sucesso. A minha história de vida, como profissional de categoria de base é de muita luta. Vejo que o momento do Vasco requer isso, falo com a emoção que precisa ter em quem está no comando do Vasco. É uma baita responsabilidade, mas também um orgulho muito grande. Quero muito que dê certo. Quando tivemos a primeira conversa, entendemos que essa é uma fórmula que pode resgatar nossa identidade, o carinho e a paixão do torcedor.

– Dessa forma, a gente espera que o torcedor venha aos poucos e torça. Certeza que nem todos atletas que a gente fez contato estão aqui, sem dúvida. Mas os que estão aqui foram escolhidos com muito critério. Que a confiança que estou dando para eles, eles consigam botar para fora. Acho que a gente tem uma montanha, que é o ano de 2022. Mas antes disso, tem a arrebentação, que é o Carioca. Temos que passar por isso, nos estabelecer, nos sentir um grupo.

Vanderlei

– Eu via o Vanderlei chegando 11h da manhã, almoçando e indo para campo treinar. Muitas vezes um calor, a comissão pedia treino indoor, e ele pedia para treinar em campo. Um atleta com histórico vencedor, pai de família, respeitador. Todas as vezes que joguei contra o Santos, ele sempre me cumprimentou. Fora isso, as pessoas aqui de dentro falam que é um puta cara, íntegro. E certamente uma pessoa que vai ajudar os jovens. Logicamente com anuência de todos, conseguimos reverter essa situação.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Zé Ricardo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.