Yuri, Zé Gabriel e mais: disputa no meio de campo do Vasco se acirra com retornos

Para o clássico contra o Flamengo, o Vasco da Gama tem algumas indefinições no meio de campo, agora com retornos importantes.

Zé Gabriel durante jogo contra o Flamengo
Zé Gabriel durante jogo contra o Flamengo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco fala em estratégia para conseguir surpreender o favorito Flamengo e vencer as semifinais do Campeonato Carioca. A julgar pela atuação do time no Clássico dos Milhões pela Taça Guanabara, Zé Ricardo planeja esquema defensivo forte e saída rápida no contra-ataque para a partida de quarta-feira, no Maracanã. E isso passa decisivamente pela escalação do meio de campo na partida seguinte à vitória sobre o Resende.

A briga por vagas se intensificou nas últimas semanas. Yuri, que começou a temporada como titular, retornou de lesão. Matheus Barbosa está no bolo, assim como Zé Gabriel, nome dos mais experientes do elenco nesse tipo de partida. Ex-Internacional, tem o ensinamento de clássicos contra o Grêmio na bagagem.

– Esse favoritismo do Flamengo é justo pelas últimas temporadas, pelos títulos. Mas futebol é jogado. Temos que fazer nossa parte, sabemos que será um jogo duro, temos nossa estratégia, são dois jogos, 180 minutos – afirmou Zé Gabriel.

Ele disputa posição principalmente com Juninho, se Zé Ricardo optar por escalar a prata da casa na função que ele exerce melhor, como segundo volante. Juninho também pode atuar com mais liberdade para atacar, pelo lado direito. Neste caso, o treinador reforçaria ainda mais a marcação.

Entretanto, o técnico vascaíno já deu sinais claros de que busca jogadores para sair em velocidade além de Gabriel Pec. Riquelme foi titular na derrota para o Flamengo por 2 a 1. Não seria exatamente uma surpresa se jogasse novamente.

– O Vasco tem que ter uma estratégia de jogo e contar com uma concentração muito alta. Contamos com o apoio da nossa torcida e vamos jogar em um grande palco como o Maracanã – disse Zé Ricardo.

Com as linhas baixas, Zé Ricardo precisará demais de um meio de campo que reduza espaços para não correr o risco de sofrer de novo com Arrascaeta. Na partida pela Taça Guanabara, o jogador conseguiu encontrar uma brecha entre as linhas para dominar e bater de fora da área, sem chances para Thiago Rodrigues.

Corre por fora Bruno Nazário, meia autor de golaço na partida contra o Resende, domingo. Caso jogue, atuará no lado direito do meio, formando uma linha de três com Nenê no meio e Gabriel Pec no lado esquerdo.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Vasco agenda reunião com Sportingbet para definir novos rumos

Após medida provisória do governo brasileiro que proíbe as bets, Vasco da Gama agenda reunião com a Sportingbet; veja detalhes.

Vasco é o time com menos lesões em 2026; veja ranking

Em levantamento do Globo Esporte, Vasco da Gama aparece como o time com menos lesões em 2026; veja o ranking completo.

Vasco encara mês decisivo na SAF e nos gramados

Em meio a processo de venda da SAF, semifinal da Sul-Americana e duelos decisivos no Brasileirão, Vasco da Gama tem mês crucial.

Pedrinho revela quem assumirá eventual prejuízo no Vasco com saída das Bets

Pedrinho diz que restrição das casas de apostas não afetará diretamente o Clube e fala sobre reta final da venda da SAF.

Vasco apresenta plano para ampliar São Januário e viabilizar semi contra o Boca    

Vasco da Gama propõe aumentar capacidade do estádio para 24.155 torcedores e busca aprovação dos órgãos públicos.

Escudo do Vasco é o 3º mais bonito do Brasil; veja o ranking

Levantamento foi realizado pelo portal GE com 66 profissionais de design. O símbolo Vasco da Gama recebeu média 6,86.

Maiores ídolos do Vasco da Gama de todos os tempos

Conheça os maiores ídolos do Vasco, de Roberto Dinamite e Ademir a Romário, Edmundo e Juninho Pernambucano, e relembre jogadores que marcaram a história do clube.

Informações da venda de ingressos para Botafogo x Vasco pelo Brasileiro 2026

Confira todos os detalhes da venda de ingressos para o duelo entre Botafogo e Vasco da Gama, pela 29ª rodada do Brasileirão.

Mesmo vivo nas Copas, Vasco define fuga do Z4 como prioridade da temporada

Vasco está nas semifinais da Copa do Brasil e da Sul-Americana, mas ainda precisa se afastar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Sosa, Colidio e Lescano: trio argentino se destaca e cria conexão no Vasco

Sosa, Colidio e Lescano chegaram em agosto ao Vasco da Gama e rapidamente conquistaram protagonismo no elenco.