WTorre reduz participação na reforma de São Januário

Recuo da empresa de engenharia WTorre na modernização e ampliação de São Januário aumenta as responsabilidades do Vasco da Gama no projeto.

Gráfico do projeto de reforma e ampliação do estádio de São Januário: parceria com a WTorre
Gráfico do projeto de reforma e ampliação do estádio de São Januário: parceria com a WTorre (Foto: Reprodução / Vasco TV)

Sonho de muitos torcedores do Vasco da Gama, o processo de reforma e modernização de São Januário ganhou um obstáculo e tanto. Isso porque a empresa de engenharia WTorre, principal parceira do Cruzmaltino no projeto, decidiu reduzir sua atuação nas obras, que ainda nem haviam saído do papel.

Diante deste fato, o Clube passa a ter que assumir a frente do planejamento, aumentando sua responsabilidade e, consequentemente, a captação de recursos para ter o estádio remodelado. A informação foi publicada originalmente pelo site Papo da Colina e posteriormente pelo Lance.

Vasco e Wtorre celebraram o contrato para revitalização da Colina Histórica em agosto do ano passado, durante a comemoração dos 122 anos do Cruzmaltino, sob a gestão de Alexandre Campello. Na ocasião, foi assinado um documento chamado MOU (sigla em inglês para memorandum of understanding, o que, no português, é um memorando de intenção.

De lá pra cá, uma verdadeira reviravolta do ponto de vista administrativo mudou o rumo da história duas instituições. Walter Torre, fundador e presidente da empresa morreu no final do ano passado. Dois meses depois, Alexandre Campello deixou a cadeira de presidente do Gigante, hoje ocupada por Jorge Salgado, em um processo eleitoral conturbado.

Posição do Vasco

Em nota, o Time da Cruz de Malta adotou tom positivo em relação ao recuo da WTorre no projeto; confira abaixo:

– No MOU assinado em 2020, Vasco e WTorre definiram as condições para juntos desenvolverem o projeto e realizarem a captação dos recursos necessários junto a investidores. A WTorre se responsabilizava por algumas ações preliminares (técnicas e jurídicas) que retornaram para a responsabilidade do Vasco. WTorre permanece participando do projeto trazendo sua experiência na operação e comercialização das propriedades do equipamento. Com isso o Vasco passa também a ter mais liberdade para trabalhar alternativas.

Contrato expirou em Março

A carta de intenções assinada por Vasco e WTorre referente à reforma de São Januário expirou no último dia 22 de março, segundo informou na época o próprio presidente Jorge Salgado. De acordo com fala do mandatário vascaíno, a diretoria manteve conversas regulares com a empresa, pedindo a prorrogação do acordo assinado para poder analisar os termos com mais calma. A intenção do Cube era ganhar tempo para angariar investimentos para obra.

Projeto

O projeto de modernização do complexo de São Januário, incialmente, teve a data de início marcada para o segundo semestre de 2021, com duração de cerca de dois anos e previsão de conclusão para o dia 21 de agosto de 2023, quando o Vasco completa 125 anos.

Entre os principais pontos do projeto, estão o aumento da capacidade do estádio de 22.000 para 43.200 lugares; arquibancada popular coberta nos setores atrás dos gols; preservação da fachada, cobertura, tribuna de honra e capela como elemento arquitetônico; e ampla área de circulação dos torcedores com esplanada para acesso ao estádio com cerca de 20.000 metros quadrados, com melhoria dos acessos e criação de espaços de convivência para o torcedor antes e depois do jogo. O custo seria em torno de R$ 275 milhões.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Acredito que a obra de modernização e ampliação da capacidade do estádio do nosso querido CR VASCO DA GAMA,para 43.200 torcedores,vai se concretizar,ainda nesta administração e acredito ainda que mais uma vez os verdadeiros vascaínos vão se unir (como no passado) e arrecadar os recursos necessários para essa importante obra.

  • Responder

    Com essa turminha no comando não vai acontecer nunca a reformulação do estádio, a obra que precisa acontecer no Vasco de imediato é a reformulação no quadro de beneméritos e diretores, colocar pessoas com outra mentalidade diretores profissionais que trabalhe verdadeiramente para o Vasco!

  • Responder

    Kkkk VERHONHA OU TRISTEZA

    • Sou apoiador das causas vascaínas, independentemente de qual grupo político estiver no poder. As causas vascaínas, para mim, estarão sempre acima das rusgas políticas.

Comente

Veja também
Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco completa penúltima etapa da preparação para o jogo contra o Criciúma; assista

O Vasco da Gama treino nesta quinta-feira, no CT Moacyr Barbosa, pela penúltima vez antes do jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Acesso, 68 reforços e trocas de técnicos: a passagem de Pedro Martins pelo Cruzeiro

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins assumiu o cargo no Cruzeiro no início da SAF, em 2022.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet não retorna contra o Criciúma

Após expectativa para um possível retorno, Payet deve ficar de fora do confronto com o Criciúma, no sábado (27), em São Januário.

Ramón Díaz durante Vasco x Fortaleza
Ramón Diaz completa 9 meses de Vasco e supera Zé Ricardo

Contratado no segundo semestre da temporada de 2023, Ramón Díaz atinge marca no Clube que não acontecia desde 2018, com Zé Ricardo.