William Batista relembra passagem pelo comando do Vasco aos 29 anos

William Batista assumiu o comando do time profissional do asco da Gama após demissão de Maurício Barbieri em 2023.

William Batista em jogo contra o Botafogo
William Batista em jogo contra o Botafogo (Foto: André Durão)

William Batista assumiu o comando do América aos 31 anos. Entretanto, a primeira oportunidade dele como técnico de um time profissional foi ainda mais novo, com 29. Isso aconteceu em 2023, no Vasco, como relembrou em entrevista ao Charla Podcast.

Entre 2020 e 2022, o “Bruxo” viveu ótima fase comandando o sub-20 do América. Em 2023, ele aceitou convite do Vasco, também para o sub-20. O novo trabalho começou com grande sucesso, incluindo títulos, até que apareceu a oportunidade de ser interino do profissional, após a saída de Maurício Barbieri, ainda em 2023.

“No caminho para o primeiro treino, um policial me parou no trânsito. Eu perguntei para que time ele torcida, e ouvi que era vascaíno. Pedi para me liberar porque estava indo substituir o Barbieri. O policial consultou meu nome e falou que eu podia ir”, contou Batista com bom humor.

À época, o Vasco estava na zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro e vivia longo jejum de vitórias. Para descontrair o elenco, William Batista contou a história do policial e cravou que o time venceria o próximo jogo. Inspirado em um livro de Phil Jackson, treinador histórico com 11 títulos da NBA, o “Bruxo” disse ter cativado o elenco.

“O Phil Jackson tinha mania de enfileirar os jogadores na linha lateral, fazer um discurso e dizer que, quem acreditasse, entrassem em quadra para treinar. Eu fiz a mesma coisa com os jogadores do Vasco, eles acharam engraçado e deram um passo à frente”, relembrou.

O ritual foi repetido nos treinos seguintes e o primeiro jogo acabou com vitória vascaína sobre o Cuiabá. Jair, ex-Atlético, marcou o gol do jogo e deu a camisa para o técnico. Naquele ano, o Vasco se salvou do rebaixamento por pouco, e entre os torcedores, há gratidão a William pela vitória “salvadora”.

Fonte: Itatiaia

Mais sobre:William Batista
Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.