Willams Meneses: deu até saudade de passar vergonha na Série A

Finalmente terminou essa temporada tenebrosa do Vasco da Gama, e não poderia ser de uma forma diferente, passando vergonha novamente.

Adriano Mendes, Jorge Salgado e Duque Estrada em coletiva em São Januário
Adriano Mendes, Jorge Salgado e Duque Estrada em coletiva em São Januário (Foto: Reprodução/Vasco TV)

O Vasco da Gama tem o dom de sempre surpreender seus torcedores. A questão é que me refiro ao aspecto negativo. Não faz muito tempo e eu estava com raiva de ver o Gigante maltratado por clubes como Palmeiras, Internacional e outros, na Série A do Campeonato Brasileiro.

Em 2021, entretanto, o Cruzmaltino conseguiu a proeza, primeiramente, de não avançar às finais do Campeonato Carioca. Na verdade, foi o segundo ano seguido que isso aconteceu. Posteriormente, veio a ‘cereja do bolo’: diversas humilhações na Série B. Isso mesmo. Na segunda divisão.

É verdade que as últimas duas campanhas na competição, em 2014 e 2016, já não foram boas, mas pelo menos o Vasco seguiu no G4 e conseguiu o acesso nas duas vezes. Desta vez, a equipe vascaína sequer entrou no grupo de acesso, isso em 38 rodadas. Impressionante, não é mesmo?

Como se não bastasse uma campanha horroroso e o não acesso com rodadas de antecedência, o Gigante terminou a competição com ‘chave de ouro’, com muitos resultados patéticos, ridículos e imperdoáveis. 3×0 para Vitória e Londrina, 4×0 do Botafogo, 3×1 do CSA, isso tudo na reta final da Série B.

O detalhe é que todos esses jogos citados ocorrem em São Januário. O estádio foi palco de muitas das vergonhas do Vasco na temporada. De quem é a culpa? Bom, dos jogadores, dos técnicos que passaram, do diretor executivo, e claro, de quem os contratou. Um efeito dominó de incompetência que, pela agitação do mercado, parece não ter servido de lição.

Mais sobre:Série A
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Alexandre Mattos em entrevista coletiva
Vascaínos protestam contra Alexandre Mattos após eliminação no Carioca

Torcedores do Vasco da Gama foram às redes sociais criticar o trabalho do diretor de futebol, principal responsável pela montagem do elenco.

Ramon Díaz durante o jogo no Maracanã
Ramón Díaz defende Praxedes e admite atuação ruim de Payet contra o Nova Iguaçu

Treinador argentino pediu que a torcida do Vasco da Gama passe confiança para os atletas; Praxedes foi muito vaiado durante o jogo.

Ramón Díaz em entrevista após Bangu x Vasco
Ramón Díaz fala em reforços, mas projeta crescimento do Vasco com atual elenco

Ramón Díaz lamenta eliminação na semifinal do Campeonato Carioca 2024 e comenta sobre possíveis reforços para o elenco.

Ramón Díaz no Maracanã
Ramón Díaz explica escalação e pede desculpas à torcida por eliminação

Com uma formação diferente para o duelo, Ramón Díaz admite que o Vasco da Gama não foi bem e pede perdão para os torcedores.

Ramón Díaz durante jogo no Maracanã
Ramón Díaz se irrita com vaias da torcida do Vasco a Praxedes

Treinador gesticulou bastante com torcedores durante a derrota do Vasco da Gama para o Nova Iguaçu, no Maracanã.