Wellington Monteiro relembra passagem pelo Vasco e gol contra o Flamengo

Wellington Monteiro, ex-jogador do Vasco da Gama, relembrou sua passagem pelo Clube e gol histórico contra o Flamengo em 2003.

Wellington Monteiro, ex-jogador do Vasco
Wellington Monteiro, ex-jogador do Vasco (Foto: Toru Yamanaka/AFP)

Um dos jogadores com passagem marcante por São Januário é o ex-volante e lateral-direito Wellington Monteiro, autor do gol que garantiu a conquista do Vasco da Gama ao título da Taça Guanabara de 2003.

Naquela ocasião, o técnico Antônio Lopes sem opção para a lateral-esquerda decidiu escalar Monteiro improvisado na posição no clássico contra o Flamengo, que finalizou em 1×1.

Em entrevista ao Globo Esporte, Wellington Monteiro relembrou sua passagem pelo Gigante da Colina, em especial o gol mais falado da sua história como jogador de futebol.

– Primeiro que eu estava de lateral-esquerdo, que nunca foi minha posição. E segundo que eu estava todo torto de lateral-esquerdo (risos). Lembro que o Lopes me chamou brincando, com aquela brincadeira dele, grossa. Ele falou assim: “Quer jogar a final? Respondi: ‘Claro!’. E ele: ‘Só que tem um porém: de lateral-esquerdo’. Tudo bem, mas aí ele disse: “Tem uma situação a fazer, não passar do meio.

Monteiro disse que ele viveu um dilema no jogo, pois quando não passava do meio-campo ele era criticado pelos torcedores, e quando ele avançou, Antônio Lopes pediu para ele voltar.

– Só que no jogo, quando eu pegava na bola, tinha um espaço normal para eu jogar. Mas eu tinha uma parte tática de não apoiar, e as pessoas que estão de fora não entendem, e a gente releva isso. Com uns 20 e poucos minutos, a torcida já estava vaiando muito, mas muito… Ao mesmo tempo eu pensava assim: “Se eu não atacar, eu estou morto”. Aí lembro que fui atacar, e o Lopes gritou: ‘Volta, Monteiro’.

A ‘fugidinha’ de Wellington Monteiro garantiu o título do Cruzmaltino. Em outra parte da entrevista, ele comenta como surgiu o gol considerado por ele o melhor da sua carreira.

– Aí na segunda vez, eu pensei: ‘Tenho que ser audacioso. Se eu ficar esperando, já era, meu irmão’. Tem que hora que tem que deixar a parte tática de bola. Foi aí que dei a bola no Marcelinho e avancei. Aí o Marcelinho deu um lançamento espetacular. E muitos falam só do lançamento espetacular, mas não falam do gol. E eu fui muito feliz e acabei fazendo o melhor gol da minha carreira. Um gol de título.

A página Crvgmultimidia, no Youtube, destacou o gol marcado pelo jogador, na conquista do título da Taça Guanabara do ano de 2003.

Confira no vídeo

Os problemas de pagamentos salariais já assolavam o Vasco naquele período. Quando questionado na entrevista sobre a comemoração do gol, Monteiro ressaltou que o gol foi muito especial, pois naquele período ele estava passando por problemas financeiros e o Vasco estava com dificuldades para pagar os salários.

– Chorei porque estava vivendo uma situação muito crítica mesmo. Não aguentei nem falar. Se eu te falar, parece mentira. Eu estava passando uma dificuldade muito grande na parte financeira, porque o Vasco não estava pagando na época. Estávamos um bom tempo sem receber, passando sufoco violento em casa. Às vezes falava para a minha esposa pegar meus filhos e levar na minha mãe para almoçar ou na minha sogra. Lembro que a gente estava na concentração e fomos descer para almoçar. Restaurante de hotel é aquela mesa farta, com tudo, e eu pensando: ‘Vou comer do bom e do melhor, e a minha família sem ter o que comer em casa.

Wellington Monteiro é motivo de inspiração para os vascaínos. Nesta quinta-feira (15), a equipe enfrenta o Flamengo pela nona rodada do Campeonato Carioca. A vitória do Gigante é essencial para que o Clube aumente suas chances de classificação às semifinais do Estadual.

Comente

Veja também
Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho impõe condições para acertar com o Vasco

Renato Gaúcho não abre mão de levar sua comissão técnica para o Vasco da Gama, especialmente dois auxiliares.

Vegetti perde pênalti contra o Atlético-GO
Jornalista revela insatisfação de Vegetti sobre tratativas por reajuste salarial no Vasco

O atacante Vegetti recebe R$ 578 mil mensais e tem sondagens para ganhar mais do que o dobro no Vasco da Gama.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho pode reencontrar velhos conhecidos no Vasco

Renato Gaúcho se reunirá com o Vasco da Gama na segunda-feira e pode concretizar seu retorno ao comando do Clube.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Cuello se torna prioridade do Vasco para 2025

Cuello terminou a temporada valorizado no Athletico-PR e preenche os requisitos do Vasco da Gama para a posição.

Vegetti em Vasco x Internacional
Vegetti se manifesta após especulações sobre saída do Vasco

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti se manifestou em rede social após ter o nome cogitado em vários clubes brasileiros.