‘Vovô das embaixadinhas’ relembra período no Vasco e experiência no Japão em 98

Jankel Schor, o popular 'vovô das embaixadinhas', foi com a delegação do Vasco da Gama para o Japão em 1998 e recebeu elogios.

Jankel Schor fazendo embaixadinhas com o uniforme do Vasco
Jankel Schor fazendo embaixadinhas com o uniforme do Vasco (Foto: Juha Tamminen)

Em trecho de uma longa entrevista concedida ao site Globo Esporte, Jankel Schor, o popular ‘Vovô das embaixadinhas’, relembrou a passagem pelo Vasco da Gama, destacando que sempre torceu para o América-RJ.

– Eu sempre fui América, morei perto do estádio, mas fiz embaixadinhas no Vasco durante três anos.

Na sequência, Jankel Schor, russo naturalizado brasileiro, contou como foi o período no Japão, quando Eurico Miranda, na época vice-presidente de futebol, o levou para o Torneio Intercontinental de 1998, onde recebeu elogios até de Michel Platini.

– O Eurico Miranda era meu fã e me levou para o Japão (disputa do Mundial Interclubes entre Vasco e Real Madrid). Lá, recebi elogios dos japoneses e do Michel Platini. Foi uma emoção muito grande ser elogiado por ele, que foi presidente da Uefa e foi um grande jogador. Eu era muito elogiado, porque no mundo todo, até hoje ninguém fez tantos anos de embaixadinha.

Jankel Schor ao lado de Romário, em uma partida no Maracanã
Jankel Schor ao lado de Romário, em uma partida no Maracanã (Foto: Arquivo Pessoal)

O ‘vovô’ completou 94 anos no último domingo (11). Depois de deixar o Vasco, ele foi mostrar o trabalho nos intervalos de jogo no Maracanã, onde ficou eternizado como um personagem icônico do futebol brasileiro, sem nunca ter deixado a bola cair. Por causa de uma hérnia ele não faz as embaixadinhas há cerca de 5 anos.

Mais sobre:Jankel Schor
Comente

Veja também
Pedrinho durante entrevista coletiva
Pedrinho rebate declaração de Ramón Díaz

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), Pedrinho rebate declaração de Ramón Díaz, ex-técnico do Vasco da Gama.

Felipe é o novo diretor técnico do Vasco
Pedrinho anuncia Felipe como técnico interno e revela perfil de novo treinador

Durante entrevista coletiva, Pedrinho confirma que Felipe comanda o Vasco da Gama na reta final do Brasileiro e revela novo perfil.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Felipe conversando com João Victor
Felipe não tem bom retrospecto como técnico

Comandante do Vasco da Gama para a reta final do Campeonato Brasileiro, Felipe Maestro não coleciona bons trabalhos na carreira.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Passagem de Rafael Paiva pelo Vasco é marcada por altos e baixos

Após quatro derrotas consecutivas, Rafael Paiva deixa o comando do Vasco da Gama com uma aproveitamento de 47%, entre altos e baixos.