Vitória com time alternativo alivia o Vasco e permite foco total no Brasileiro

Vasco da Gama encaminha classificação no Campeonato Carioca e pode voltar suas atenções para a estreia no Brasileiro.

Puma e Tchê Tchê em jogo contra Boavista
Puma e Tchê Tchê em jogo contra Boavista (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Com a vitória por 3 a 0 sobre o Boavista neste domingo, o Vasco ganhou tranquilidade no Campeonato Carioca para pensar prioritariamente no Brasileirão até a fase final do estadual. O clube ainda não está matematicamente garantido na próxima fase, mas respondeu bem após a derrota no clássico da última rodada e encaminhou sua classificação entre as primeiras posições do Grupo A.

A atuação em Bacaxá, com um time misto que só teve Robert Renan, Lucas Piton e Andrés Gómez como titulares, trouxe boas notícias para São Januário. A principal delas foi o desempenho de Johan Rojas, reforço contratado para 2026. O meia foi o melhor em campo, com duas assistências, intensidade e participação direta na criação.

Rojas mostrou que pode se encaixar bem no sistema de Fernando Diniz. Ele buscou tabelas curtas na intermediária ofensiva, acelerou o jogo e tentou triangular o tempo todo — embora muitos companheiros não acompanhassem seu ritmo. Apenas Puma Rodríguez e Andrés Gómez estiveram à altura do meia durante os 90 minutos.

O Vasco abriu o placar após cruzamento de Gómez pela esquerda que encontrou Puma Rodríguez na área. O lateral uruguaio mostrou faro de gol e completou para as redes. O gol deu confiança ao time, que cresceu no segundo tempo. Rojas aumentou o protagonismo e deu uma bela assistência para Puma marcar o segundo, em um chute de rara felicidade.

Já nos minutos finais, Rojas interceptou um chutão do goleiro do Boavista, e Gómez aproveitou a sobra para marcar um belo gol por cobertura, quase do meio de campo. Os dois colombianos e o lateral uruguaio foram os destaques da noite em Bacaxá.

Em um jogo em que o coletivo pouco pôde ser avaliado pela evidente falta de entrosamento, as melhores notícias vieram das atuações individuais do trio estrangeiro. Em contrapartida, Tchê Tchê e GB tiveram desempenhos abaixo da média: o volante perdeu uma chance clara na pequena área e não se encontrou em campo, enquanto o atacante participou pouco e ofereceu pouca presença ofensiva.

Fato é que GB, Tchê Tchê e David, este que entrou durante a partida, não abraçaram as oportunidades que receberam até aqui no Campeonato Carioca. O Vasco precisa de mais reforços para o ataque e para o sistema defensivo. Já Rojas e Puma foram os que mais aproveitaram a oportunidade, mostrando que serão úteis. O jovem João Victor também deixou boa impressão.

Agora o foco se volta para o Mirassol. Estrear bem no Brasileirão é crucial, ainda mais contra um adversário que complicou grandes equipes em casa no ano passado. Com a classificação no Carioca próxima, Diniz pode continuar usando o estadual como laboratório até a fase final. O elenco precisa de reforços para o banco, mas há espaço para jogadores se provarem.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Diniz destaca evolução de Andrés Gómez e o compara com Rayan

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz enalteceu a atuação de Andrés Gómez na vitória sobre o Boavista, pelo Campeonato Carioca.

Fuzato brilha contra o Boavista; veja números

Titular do Vasco da Gama contra o Boavista neste domingo, Daniel Fuzato tem boa atuação em Bacaxá; veja os números.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Boavista; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisou o desempenho do time e elogiou a atuação do Vasco contra o Boavista, deste domingo.

Rojas exalta vitória do Vasco e comenta chegada de Hinestroza

Titular e destaque do Vasco da Gama contra o Boavista, Johan Rojas comemora vitória e revela conversa com novo reforço, Hinestroza.

Andrés Gómez reage a golaço marcado em vitória do Vasco no Carioca

Atacante do Vasco da Gama, o colombiano Andrés Gómez anotou um gol de placa na vitória Cruzmaltina diante do Boavista, pelo Carioca.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Boavista

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste domingo, contra o Boavista, pela 4ª rodada do Campeonato Carioca.

Assista aos gols de Puma e Andrés Gómez contra o Boavista por outro ângulo

Ângulos diferentes mostram os gols do Vasco da Gama no Elcyr Resende, que foram marcados por Puma (2x) e Andrés Gómez; assista.

Andrés Gómez vibra com golaço e exalta presença de colombianos no Vasco

Atacante colombiano do Vasco da Gama, Andrés Gómez marcou um lindo gol na vitória Cruzmaltina diante do Boavista, pelo Carioca.

Vascaínos elegem melhor jogador em campo contra o Boavista

Atuação de Johan Rojas na vitória do Vasco da Gama contra o Boavista agrada os torcedores; veja reação das redes sociais.

Melhores momentos de Boavista 0 x 3 Vasco pelo Carioca 2026

Assista aos principais lances da vitória do Vasco da Gama sobre o Boavista, pela quarta rodada do Campeonato Carioca.