Versáteis e com personalidade, crias da base vão conquistando espaço no Vasco

Figueiredo, Eguinaldo, Marlon Gomes e Andrey Santos vão se mostrando bastante aptos a ajudar o Vasco da Gama na busca pelo retorno à Série A.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Novorizontino
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Novorizontino (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Apesar da pouca idade, os jogadores revelados pelo Vasco ocupam lugar de destaque no elenco. O protagonismo foi alcançando através de boas atuações, que renderam gols e pontos importantes na Série B. No entanto, além da qualidade técnica, os crias chamam a atenção pela maturidade tática e a polivalência dentro de campo.

A começar por Figueiredo. Centroavante nas divisões de base, o jogador foi o artilheiro da última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior com 8 gols. Após a competição, retornou ao profissional com moral e credenciado a disputar uma vaga como autêntico camisa 9, porém atuou a maioria dos jogos como atacante de lado do campo, sem esquecer das atribuições defensivas. A obediência tática fez Jorginho o escalar como lateral-direita, na reta final da vitória sobre o Operário.

Outro artilheiro da base que se adaptou rapidamente ao time profissional do Vasco foi Eguinaldo. O atacante chegou ao clube em setembro de 2021 para reforçar a categoria sub-17. O ano virou e o jogador foi promovido ao time sub-20 e marcou 14 gols em 17 jogos, despertando a atenção de Emílio Faro, que o puxou para os profissionais. Na Série B, atuou como segundo atacante, caindo mais pela esquerda, mas na vitória sobre o Novorizontino conquistou a titularidade como centroavante da equipe com apenas 18 anos.

A consciência tática e a polivalência também acompanham Marlon Gomes. Nas categorias de base o jogador se destacou tanto como meia-armador, quanto segundo volante, funções que o fizeram chegar na Seleção Brasileira Sub-20. Já no profissional, vem sendo escalado aberto pelo lado direito, como um ponta, mas nos últimos jogos, após a saída de Yuri Lara, o jogador formou dupla com Andrey Santos na proteção da defesa.

– É um jogador (Marlon Gomes) que desempenha algumas funções. Só não faria um atacante de área, mas joga pelo meio, por dentro, pelo lado direito e faz todas muito bem. É muito forte no confronto, não desiste. Tem capacidade técnica enorme, assim como o Andrey. É bom ver todos esses jogadores jovens com potencial tão grande. É mérito do pessoal da base. Eles ainda vão crescer, vão melhorar ainda mais. Se a gente não tinha um CT digno para os jogadores, a possibilidade é muito grande para o ano que vem. Se o trabalho era bom, vai ficar ainda melhor – avaliou Jorginho.

Dentre os crias, Andrey Santos é o único titular incontestável do Vasco, ocupando uma vaga no time desde a 4ª rodada da Série B. Mesmo com 18 anos, o volante parece um veterano, mostrando muita personalidade e coragem, principalmente na saída de bola. A maturidade lhe rendeu a braçadeira de capitão na vitória sobre o Novorizontino, quando Anderson Conceição foi substituído, já nos minutos finais da partida.

Vale lembrar que Gabriel Pec era camisa 10 nas categorias de base e no Vasco sempre foi escalado pelas pontas, se notabilizando pela capacidade tática. Em muitos jogos, o meia-atacante se alinhava ao lateral-esquerdo, formando uma linha defensiva de cinco jogadores.

O Vasco aposta nas crias para enfrentar o Sport, domingo, na Ilha do Retiro. O Cruz-Maltino é o 4º lugar da Série B, com 55 pontos, três de diferença para o Sport, o 5º colocado.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Riquelme em treino no CT Moacyr Barbosa
Riquelme confirma retorno ao Vasco após passagem pelo Sport

Cria das categorias de base do Vasco da Gama, Riquelme participou da campanha de acesso do Sport à Série A do Campeonato Brasileiro.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho impõe condições para acertar com o Vasco

Renato Gaúcho não abre mão de levar sua comissão técnica para o Vasco da Gama, especialmente dois auxiliares.

Vegetti perde pênalti contra o Atlético-GO
Jornalista revela insatisfação de Vegetti sobre tratativas por reajuste salarial no Vasco

O atacante Vegetti recebe R$ 578 mil mensais e tem sondagens para ganhar mais do que o dobro no Vasco da Gama.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho pode reencontrar velhos conhecidos no Vasco

Renato Gaúcho se reunirá com o Vasco da Gama na segunda-feira e pode concretizar seu retorno ao comando do Clube.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Cuello se torna prioridade do Vasco para 2025

Cuello terminou a temporada valorizado no Athletico-PR e preenche os requisitos do Vasco da Gama para a posição.