Veja os períodos dos jogos onde o Vasco mais faz e sofre gols no Brasileiro

Levantamento aponta o maior número de gols marcados e sofridos pelo Vasco no Brasileiro durante os minutos dos jogos.

Léo Matos comemorando gol contra o Goiás
Léo Matos comemorando gol contra o Goiás (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Olhos bem abertos, porque no futebol um gol pode sair a qualquer instante. Mas basta olhar alguns números do Campeonato Brasileiro para entender que existem momentos específicos do jogo para redobrar a atenção. Como se fosse uma pizza, dividimos um jogo de futebol em oito fatias, sendo essas dos 0 aos 15 minutos, dos 15 aos 30, dos 30 aos 45 e os acréscimos, para cada tempo. No total, 268 gols da competição aconteceram no primeiro tempo e 317 aconteceram no segundo.

O primeiro ingrediente está na fatia com mais gols marcados (e consequentemente sofridos). Com 99 gols, a parte mais recheada de emoção é a de 15 a 30 minutos do segundo tempo. Quem mais contribuiu para que essa fatia seja cheia de emoção foi o Vasco, com nove gols marcados, e três equipes que sofreram oito gols cada nesse período de jogo: Atlético-GO, Bahia e Corinthians.

Outro tempero é o maior pico de gols marcados em uma só fatia. No pedaço de 0 a 15 minutos do segundo tempo, são 12 gols marcados pelo Flamengo. Ou seja, quase um terço dos gols marcados pelo time rubro-negro acontece nesse período da volta do intervalo. No clássico contra o Botafogo, na 24ª rodada, mais uma vez aconteceu: Everton Ribeiro marcou o gol da vitória aos nove minutos da etapa final.

O segundo pico de mais gols marcados em uma só fatia pertence a Ceará, Atlético-MG e Vasco. Os dois primeiros na mesma fatia do Flamengo, a de 0 a 15 do segundo tempo. Os times também voltam muito bem do intervalo, com nove gols marcados nesse período. No entanto, existe uma diferença do Ceará para Flamengo e Atlético-MG. O Ceará é mais cuidadoso e não sofreu nenhum gol no mesmo período.

Já o Flamengo, além de ter o seu pico de gols marcados nesse trecho, tem também um dos seus maiores picos de gols sofridos nos 15 primeiros minutos da etapa final: sete gols. O outro pico de gols sofridos do Flamengo, também com sete, é nos 15 primeiros minutos de jogo. A defesa do Flamengo está demorando a “esquentar” nos dois tempos. O mesmo vale para o Atlético-MG, que tem picos de seis gols sofridos em quatro fatias diferentes e uma delas é justamente a da volta do intervalo.

Em relação ao pico de gols sofridos, quatro equipes dividem o posto de maior pico. Atlético-GO, Bahia, Corinthians, Goiás e Sport sofreram oito gols num único período do jogo. Curiosamente, Atlético-GO, Bahia e Corinthians é na mesma fatia, dos 15 aos 30 do segundo tempo. Já o Sport é um time que sofre muitos gols nos 15 primeiros minutos da etapa final. O Goiás, por fim, é o time que mais sofre gols dos 15 aos 30 minutos do primeiro tempo.

ACRÉSCIMOS: COM EMOÇÃO OU SEM?

Outro ponto interessante é a diferença de gols entre as fatias de acréscimo: a do primeiro tempo e a do segundo tempo.

Nos minutos que fecham a etapa inicial, somente 15 gols. Já na etapa final, acontece o triplo: 45 gols. Em média, no primeiro tempo os acréscimos foram de 3min02s e no segundo, 5min43s, quase o dobro. Quem mais marcou nos acréscimos do primeiro tempo foram Athletico-PR e Bragantino, com dois gols cada. No entanto, o Bragantino sofreu um na mesma fatia, enquanto o Athletico-PR sofreu três e foi ao topo de gols sofridos dessa lista.

Já nos acréscimos do segundo tempo, quem tem mais sucesso nessa fatia é o Bahia, que marcou cinco gols, seguido de Corinthians e Ceará com quatro gols cada. Já o topo de gols sofridos nos minutos finais da partida está pintado de verde. Goiás e Palmeiras dividem essa liderança com cinco gols sofridos, seguidos do Botafogo, que sofreu quatro.

Veja no gráfico abaixo os gols marcados e sofridos por todas as equipes do Brasileirão separados em cada fatia de tempo.

Fonte: Blog Numerólogos – GE

Comente

Veja também
Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vasco vence o Volta Redonda pela Taça Guanabara Sub-15 e Sub-17

As categorias Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama venceram o Volta Redonda por 1×0, pela rodada 6° da Taça Guanabara.

Vasco goleia o Artsul pela Copa por 5 x 1 pela Copa Rio Sub-20

O Vasco goleou o Artsul pelo placar de 5×1 no Nivaldo Pereira, em jogo válido pela 6º rodada da Copa Rio Sub-20.

Olho no rival! Escalação do Flamengo contra o Vasco

Confira escalação que o Flamengo usará no clássico deste sábado contra o Vasco da Gama, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Flamengo

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado contra o Flamengo, no Maracanã, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Definida a arbitragem de Vasco x Flamengo

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Flamengo, que acontece neste sábado, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Confira quais canais transmitem Vasco e Flamengo

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gam e Flamengo, no Maracanã, pela 5ª do Campeonato Brasileiro.

Vasco x Flamengo é o 3º clássico mais faltoso do Brasileiro; veja ranking

Jogo entre Vasco da Gama e Flamengo está entre os maiores em clássicos mais faltosos pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco acerta com Larisse para o Futebol Feminino

O Vasco da Gama acertou a contratação da atacante Larisse para reforçar o elenco feminino na temporada de 2025.

Veja o que mudou no Vasco desde a goleada para o Flamengo

O presidente Pedrinho fez mudanças drásticas no futebol do Vasco da Gama depois da goleada para o Flamengo em 2024.