Veja o retrospecto do Vasco contra times dos EUA

Vasco da Gama joga neste sábado contra o Inter Miami. Confira o histórico da equipe quando enfrenta adversários dos Estados Unidos.

Maurício Barbieri
Maurício Barbieri (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

No próximo sábado (21), o Vasco enfrenta o Inter Miami no Estádio DNV PNK Stadium, em Fort Lauderdale, pelo segundo amistoso da série de jogos do time pela pré-temporada na Flórida. Na primeira partida nos Estados Unidos, o Cruzmaltino perdeu para o River Plate por 3 a 0.

O confronto contra o Inter Miami marca o quinto jogo do Vasco contra equipes dos Estados Unidos, porém o primeiro neste século.

O primeiro jogo foi contra o Hakoah All-Stars. A equipe havia sido recém fundada por jogadores dissidentes do Hakoah Wien, da Áustria e em 1930 veio ao Brasil para uma série de sete amistosos contra times e combinados de Rio de Janeiro e São Paulo.

A partida contra o Vasco aconteceu em São Januário e foi vencida pelo Hakoah pelo placar de 1 a 0 com gol do volante Schneider. Em sua passagem pelo Brasil, a equipe norte-americana teve duas vitórias, três derrotas e dois empates.

Em 1957, o Vasco fez sua primeira viagem para os Estados Unidos. Na ocasião enfrentou outro Hakoah: o New York Hakoah. A equipe que enfrentou o Cruzmaltino se dissolveu em 1932, porém o nome foi resgatado em 1956 para formar um novo clube.

Apesar do adversário ser “o mesmo”, o placar foi bem diferente. Desta vez o Hakoah não tomou conhecimento do Vasco e foi goleado por 6 a 2 no Downing Stadium, em Nova York. Os gols foram marcados por Lopez, De Queiroz – duas vezes cada um – Netto e Souza para o Gigante da Colina, e Monsen marcou dois para o time da casa.

A atuação do Vasco chamou bastante atenção da mídia local. O jornal The New York Times dedicou um espaço para a equipe e exaltou o “estilo europeu” do time carioca.

Depois disso, o Vasco levou mais de quarenta anos para enfrentar uma equipe norte-americana. Em 1998, o Cruzmaltino foi convidado para disputar a Copa Interamericana em dois jogos contra o D.C United. A ideia do torneio era promover o confronto entre o campeão da Libertadores contra o campeão da CONCACAF Champions´s Cup.

O jogo de ida aconteceu no dia 14 de novembro no RFK Stadium, em Washington D.C. O Vasco venceu a partida por 1 a 0 com gol de Felipe diante de vinte e cinco mil pessoas.

Na segunda partida, o D.C United levou a melhor. No dia 5 de dezembro, no Lockhart Stadium – antigo nome do DRV PNK Stadium – em Fort Lauderdale, os norte-americanos venceram o Vasco por 2 a 0 com gols de Sanneh e Pope e conquistaram a taça da Copa Interamericana. Esta foi a última edição do torneio.

Com isso, o retrospecto do Vasco contra times dos Estados Unidos é de duas vitórias e duas derrotas. A equipe tem a chance de desequilibrar esse histórico na noite de sábado, quando enfrenta o Inter Miami.

Fonte: Esportes News Mundo

Mais sobre:EUA
Comente

Veja também
Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama, na Neo Quimica Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Corinthians às 18:30 na Neo Química Arena

Corinthians e Vasco da Gama se enfrentam neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama neste sábado, em São Januário, pela 2ª rodada do Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada Campeonato Brasileiro.

Corinthians terá desfalques importantes contra o Vasco

O Corinthians enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Vídeo narrando Vasco x Corinthians

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando o jogo entre Vasco e Corinthians neste sábado, pelo Brasileiro.

Vasco acerta contrato de formação com 5 atletas da base

O Vasco da Gama acertou o contrato de formação com Rafael Cesar, João Victor Villar, Isaque Silva, Caio Breno e Antony.

Vasco não disputará clássicos em São Januário neste Brasileiro

O Vasco da Gama não jogará clássicos contra os rivais do Rio em São Januário no Campeonato Brasileiro em 2025.

Duelo entre Vasco e Corinthians terá significado especial para João Victor e Piton

Hoje no Vasco, João Victor e Piton voltam a Itaquera com Fábio Carille, responsável por subir dupla no Corinthians.