Veja quantos pontos o Vasco precisa para ficar na Série A baseado na média recente

Com 26 rodadas do Campeonato Brasileiro disputadas, o Vasco da Gama tem 27 pontos e ocupa a 17ª colocação.

Jogadores do Vasco em São Januário
Jogadores do Vasco em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O Vasco segue na luta para tentar fugir do rebaixamento e, enquanto isso, está com a calculadora na mão para fazer as contas. Afinal, hoje com 27 pontos, o Cruz-Maltino reapareceu no Z4, em 17° lugar, de olho no tropeço de concorrentes da frente, como Bahia, Cruzeiro e Santos. Aliás, nas últimas dez edições da elite do Brasileiro, os clubes que acabaram na 16ª posição escaparam, em média, com 43 de pontuação.

Levando em consideração essa estatística, o Gigante da Colina ainda tem bastante trabalho pela frente. De olho na régua dos 43 pontos para escapar do rebaixamento, o Vasco teria de somar mais 16, ao menos, na sequência da competição. Assim, tendo 12 rodadas para acontecer e 36 pontos ainda em disputa, os cariocas precisariam de quase metade desse total para alcançar a média que, nos últimos dez anos, manteve as equipes da parte de baixo da classificação na elite nacional.

Ou seja, seria necessário, daqui para a frente, um aproveitamento de 43%, que equivale à trajetória do 11 lugar, que é o Cuiabá. Parece difícil, mas longe de ser impossível. Isso porque, o próprio Vasco soma mais de 60% desde a primeira vitória sob o comando de Ramón Díaz, contra o Grêmio, em casa, dia da estreia de Pablo Vegetti, autor do único gol do confronto.

Clubes que escaparam do rebaixamento em 16° lugar

  • 2013 – Flamengo escapou com 45 pontos
  • 2014 – Palmeiras escapou com 40 pontos
  • 2015 – Figueirense escapou com 43 pontos
  • 2016 – Vitória escapou com 45 pontos
  • 2017 – Vitória escapou com 43 pontos
  • 2018 – Vasco escapou com 43 pontos
  • 2019 – Ceará escapou com 39 pontos
  • 2020 – Fortaleza escapou com 41 pontos
  • 2021 – Juventude escapou com 46 pontos
  • 2022 – Cuiabá escapou com 41 pontos

Vasco no segundo turno

Se o Vasco teve rendimento melancólico na primeira metade do Brasileiro, na segunda parte, vem mostrando boa recuperação. Tanto é que, em sete partidas desde a 20ª rodada da Série A, são 11 pontos ganhos e resultados positivos diante de adversários bastante duros, que estão próximos ao G6. São os casos de Atlético-MG e Fluminense, atual finalista da Libertadores.

Agora, o Gigante da Colina encara uma sequência de quatro jogos no Brasileiro que sequer lhe rendeu pontuação no início do campeonato. Pega Fortaleza e Internacional, ambos em casa, e visita Flamengo e Goiás. Nos duelos do primeiro turno, porém, a equipe da Colina iniciou esse intervalo perdendo por 2 a 0, no Castelão. Depois, a goleada rubro-negra por 4 a 1, no Maracanã, no pior momento do Vasco.

Além disso, houve ainda um 2 a 0 para o Colorado, no Beira-Rio, e 1 a 0 a favor do Esmeraldino, em São Januário. Esse jogo, aliás, desencadeou um tumulto dentro e fora do estádio que causou uma interdição por 90 dias.

De olho no calendário

O confronto diante do Fortaleza acontece na quarta-feira (18), às 21h30, no Rio, pela 27ª rodada da competição. Depois de dois dias de folga ao grupo, o técnico Ramón Díaz voltou a comandar as atividades no CT Moacyr Barbosa. E com desfalques importantes, inclusive. Afinal, Medel segue a serviço da seleção chilena nas Eliminatórias da Copa do Mundo e Figueiredo está com o Brasil na disputa do Pan-Americano.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Série A
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    O VASCO têm que aproveita o máximo todos jogos não adianta jogar bonito têm que somar 3 pontos em cada partida cada jogo e um troféu joguem com raça

  • Responder

    Os únicos culpados são os gringos.
    Entregar um cargo de tão grande confiança a o flamenguista Luiz Mello que fez de tudo pra segurar outro flamenguista Barbieri.

Comente

Veja também
João Victor sofreu um acidente leve a caminho da concentração do Vasco
João Victor sofre acidente leve a caminho do Vasco; zagueiro está entre relacionados

O zagueiro do Vasco da Gama, João Victor se acidentou a caminho da concentração, mas não se machucou e não será problema para o jogo.

Claudio Tencati durante treino do Criciúma
Olho no rival! Escalação do Criciúma contra o Vasco

Confira a escalação do Criciúma para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pela 4ª rodada do Brasileiro.

Criciúma 1x0 Vasco pela Série B de 2016
Vasco leva vantagem no retrospecto contra o Criciúma

O Vasco da Gama enfrenta o Criciúma neste sábado (27), em São Januário, pelo Brasileirão; os times já duelaram 24 vezes.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.