Veja como seria a Seleção com os últimos jogadores convocados do Vasco

Confira como ficaria o time do Brasil, por posição por posição, apenas com os últimos atletas chamados do Vasco da Gama.

Léo Jardim em treino do Vasco
Léo Jardim em treino do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Como seria a escalação da seleção brasileira formada apenas com os últimos jogadores do Vasco convocados em cada posição?
Presente pela primeira vez na lista de Ancelotti, Paulo Henrique teria companhia de peso em um time estrelado com ídolos recentes e até membro da atual diretoria no time. Confira a lista abaixo:

Goleiro: Léo Jardim

No gol, Léo Jardim. Titular absoluto da meta vascaína, o goleiro foi convocado para dois amistosos na Data Fifa de março do ano passado, mas não saiu do banco de reservas na vitória contra a Inglaterra por 1 a 0, no Wembley; e no empate em 3 a 3, com a Espanha, no Santiago Bernabéu.
À época, a Seleção ainda era comandada por Dorival Júnior. Desde a chegada de Carlo Ancelotti, o goleiro não vem sendo lembrado nas listas. Hugo Souza vem sendo o principal escolhido pelo treinador italiano para ocupar a vaga.

Lateral-direito: Paulo Henrique

Depois de entrar na reta final da goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, Paulo Henrique é cotado para iniciar a partida contra o Japão, nesta terça-feira, entre os titulares do Brasil. Antes dele, o último lateral-direito vascaíno convocado para a Seleção havia sido Zé Maria, em 1999. PH foi convocado na vaga de Wesley, cortado por lesão, e é o décimo lateral-direito a ser experimentado no ciclo desde a Copa do Mundo de 2022.

Zagueiro: Dedé

Jogador com mais convocações como representante do time de São Januário no século 21, Dedé forma a dupla de zaga. Foram 16 partidas entre os relacionados da seleção brasileira como atleta do Vasco. Depois de ser campeão da Copa do Brasil pelo clube em 2011, o defensor teve sua primeira convocação para o Brasil em agosto daquele ano. O zagueiro viveu um de seus melhores momentos na carreira atuando pelo Vasco e figurou nas listas até o fim de sua passagem, em 2013, quando se transferiu para o Cruzeiro.

Zagueiro: Luan

A dupla de Dedé no time é Luan Garcia, cria das categorias de base do clube e atual defensor do Toluca, do México. O jogador foi o último zagueiro convocado como atleta do Vasco, em janeiro de 2017, para o amistoso contra a Colômbia, disputado no Nilton Santos. Na ocasião, apenas jogadores de times brasileiros foram convocados por Tite. O amistoso tinha como objetivo dar apoio às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, ocorrido em novembro do ano anterior. Toda a renda foi destinada ao clube catarinense. Naquele mesmo ano, Luan se transferiria para o Palmeiras.

Lateral-esquerdo: Felipe

Atual diretor-técnico do Vasco, Felipe foi o último lateral-esquerdo convocado como atleta do clube. Em março de 1999, ele foi titular na vitória sobre o Japão, por 2 a 0, em amistoso. Ao todo, foram sete partidas pela seleção brasileira, entre os anos de 1998 e 2004, entre partidas amistosas e uma Copa América.

Volante: Andrey Santos

O último jogador de linha convocado antes de Paulo Henrique havia sido o volante Andrey Santos, titular no amistoso contra o Marrocos, em março de 2023, quando ainda defendia as cores do Vasco. De lá para cá, o volante vem ganhando espaço na Seleção e aparece com frequência na lista de convocados de Carlo Ancelotti.

Volante: Rômulo

Rômulo viveu grande fase no Vasco e foi figura importante no título da Copa do Brasil, em 2011. Quando defendia o clube carioca, o volante foi convocado para seis partidas pelo Brasil, entre os anos de 2011 e 2012. Foi titular em cinco delas. Completa a dupla de volantes ao lado de Andrey Santos.

Meia: Diego Souza

Em grande temporada em 2011, Diego Souza foi convocado para a seleção brasileira no Superclássico das Américas. O meia foi reserva contra a Argentina, em um torneio que era organizado todos os anos entre os rivais da América do Sul. Este foi o primeiro dos três títulos brasileiros do Superclássico das Américas. Após 2011, o Brasil conquistou mais duas vezes a competição – em 2012 e 2014.

Meia: Morais

Morais foi uma das referências do Vasco no início da última década. Em 2006, aos 22 anos, o jovem foi lembrado por Dunga na primeira convocação da Seleção depois da Copa do Mundo. O meia ficou no banco do amistoso contra a Noruega, que terminou empatado em 1 a 1. Ele não foi convocado para a Copa América de 2007.

Meia: Juninho Paulista

Campeão brasileiro e da Mercosul pelo Vasco em 2000, Juninho Paulista vivia grande fase no clube. Ele foi titular da Seleção no dia 14 de novembro de 2001, em jogo válido pelas Eliminatórias contra a Venezuela, em que o Brasil venceu por 3 a 0. Um ano depois, fez parte do elenco campeão do mundo no pentacampeonato.

Atacante: Romário

A despedida de Romário da seleção brasileira foi como jogador do Vasco. Ídolo do clube e da Seleção o atacante fez sua última partida com a Amarelinha em 2005, em amistoso contra a Guatemala. O Baixinho, é claro, fez um gol na partida.

Romário conquistou a Copa do Mundo de 1994, a Copa das Confederações de 1997 e a Copa América em 1989 e 1997 pela seleção brasileira.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Definida a arbitragem para o jogo entre Fortaleza e Vasco

Arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza nesta quarta-feira, na Arena Castelão, 29ª rodada do Brasileiro.

Canais que transmitem o jogo entre Fortaleza e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Fortaleza e Vasco da Gama, jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Carlos Cuesta e Thiago Mendes reforçam o Vasco contra o Fortaleza

Desfalques nas últimas partidas, Thiago Mendes e Carlos Cuesta estão recuperados e segue viagem para enfrentar o Fortaleza.

Vasco antecipa planejamento para 2026 e tem 3 reforços apalavrados

O Vasco da Gama já iniciou o planejamento da montagem do elenco para 2026 e já tem três jogadores apalavrados.

Paulo Henrique brinca sobre Bruno Guimarães e Richarlison no Vasco

Paulo Henrique faz análise sobre o grupo da Seleção Brasileira e cita Bruno Guimarães e Richarlison, torcedores do Vasco da Gama.

Recuperação judicial do Vasco é alvo de pedidos de impugnação

O pedido de impugnação da recuperação judicial do Vasco na Justiça é representado por sete credores do Clube.

Fortaleza não perde para o Vasco como mandante há 22 anos

Adversário do Vasco da Gama na próxima rodada no Brasileiro, Fortaleza não perde para o Clube como mandante desde 2003.

Jornalista analisa atuação de Paulo Henrique contra o Japão e faz alerta

Jornalista do UOL, Arnaldo Ribeiro destaca boa atuação de Paulo Henrique, do Vasco da Gama, mas cita deficiências na marcação.

Paulo Henrique cita gol pela Seleção e deixa futuro nas mãos de Ancelotti

Autor de um dos gols da Seleção Brasileira, lateral do Vasco da Gama, Paulo Henrique analisa seu desempenho na Data Fifa.

Laterais e pontas do Vasco se destacam em participações ofensivas no Brasileiro

Com o quarto melhor ataque do Brasileiro, Vasco da Gama conta com colaboração ofensiva dos pontas e laterais.