Veja como foram as estreias do Vasco no Carioca na última década

O Vasco da Gama conquistou quatro vitórias, três empates e três derrotas nas últimas dez estreias no Campeonato Carioca.

Vasco vence o Maricá em São Januário
Vasco vence o Maricá em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O Vasco reencontrou o seu torcedor e deu início à temporada 2026 nesta quinta-feira. A equipe quer um título de Campeonato Carioca depois de dez anos, e o primeiro jogo na competição foi uma vitória por 4 a 2 diante do Maricá, em São Januário. Mas como foram as estreias do clube na última década? O ge conta.

Com exceção do jogo de 2026, nas últimas dez estreias, o Vasco conquistou quatro vitórias, três empates e três derrotas. Relembre as histórias por trás de cada ano.

Vasco 4 x 1 Madureira – 2016

A campanha que culminou no bicampeonato estadual (último título do Vasco até aqui) teve início com uma goleada. Sob comando de Nenê e Riascos, o time do técnico Jorginho bateu o Madureira por 4 a 1, em uma tarde ensolarada em São Januário. A equipe havia terminado 2015 com o trauma de um novo rebaixamento à Série B, mas com alguns pontos positivos da arrancada final que quase salvou o time. O Vasco terminou como campeão estadual invicto em 2016 e acumulou incríveis 34 jogos sem perder, somando as partidas da reta final do ano anterior até a Série B. Essa tornou-se a segunda maior sequência de invencibilidade da história do clube.

Vasco 0 x 3 Fluminense – 2017

O Vasco começou o Carioca de 2017 com uma dura derrota no clássico com o Fluminense. Depois de retornar à elite do futebol brasileiro, a equipe conheceu a sua primeira derrota no estadual depois de 23 partidas consecutivas pelo torneio. Wellington Silva, Marcos Júnior e Henrique Dourado balançaram as redes para o adversário. O time de São Januário era comandado, à época, por Cristóvão Borges e, naquele ano, terminaria em sétimo colocado no Brasileirão, conquistando uma vaga para a Pré-Libertadores de 2018. Essa, inclusive, foi a última participação do Vasco na competição continental.

Vasco 0 x 2 Bangu – 2018

A estreia do Campeonato Carioca de 2018 foi em silêncio. O Vasco passava por uma intensa crise política, e São Januário recebeu o jogo contra o Bangu com portões fechados para o torcedor. Depois de encerrado o mandato de Eurico Miranda, uma decisão judicial havia determinado que a administração do clube seria feita de maneira conjunta entre Eurico, Fernando Horta e Julio Brant até as eleições e a posse do novo presidente na semana seguinte. Eurico havia afirmado que não tinha mais responsabilidade sobre o clube e, por isso, não poderia garantir a realização do jogo, principalmente por questões de segurança. Em reunião na Ferj, foi decidido, no fim, que o jogo seria realizado sem público. No campo, o resultado também amargo: derrota de 2 a 0 para o Bangu.

Madureira 0 x 1 Vasco – 2019

Em 2019, o Vasco voltou a estrear com vitória no Carioca depois de três anos justamente contra o Madureira, adversário do último triunfo em 2016. A partida foi realizada no estádio Conselheiro Galvão, que havia passado por uma ampla reforma para poder voltar a receber jogos contra os quatro clubes grandes do Rio. O gol da vitória foi anotado por Thiago Galhardo, que balançou as redes com um bonito chute da meia-lua em seu primeiro toque na bola após sair do banco de reservas. Naquele ano, o Vasco terminaria como vice-campeão do estadual.

Vasco 0 x 0 Bangu – 2020

O primeiro jogo de 2020 marcou a estreia de Cano no Vasco, o único reforço apresentado até então para a temporada que viria. O resultado não animou a torcida: 0 a 0 em casa com o Bangu. Mesmo sendo o primeiro jogo da temporada, o clima no estádio representava o momento conturbado do Vasco fora de campo: muitas vaias e xingamentos para o então presidente Alexandre Campello. Naquele ano, o time terminaria o Carioca fora das semifinais e seria rebaixado para a Série B no Campeonato Brasileiro.

Vasco 0 x 1 Portuguesa-RJ – 2021

O Carioca de 2021 marcou o primeiro ano em que o Vasco mandou um time alternativo para as primeiras rodadas da competição. O jogador vascaíno mais velho em campo entre os titulares tinha apenas 22 anos. O resultado trouxe mais uma derrota em estreias recentes, dessa vez para a Portuguesa-RJ. O gol da Lusa foi anotado por Dilsinho. Naquele ano, o time novamente não se classificaria às semifinais do estadual e terminaria com o título da Taça Rio em cima do Botafogo.

Volta Redonda 2 x 4 Vasco – 2022

Em 2022, no Raulino de Oliveira, o Vasco venceu o Volta Redonda por 4 a 2, em jogo movimentado. Gabriel Pec, Raniel, Nenê e Juninho marcaram para a equipe do estreante técnico Zé Ricardo. Pedrinho, em cobrança de pênalti, e Dilsinho descontaram.

Vasco 0 x 0 Madureira – 2023

Enquanto Maurício Barbieri e a equipe principal faziam pré-temporada nos Estados Unidos e tinham amistosos contra River Plate e Inter Miami, um time alternativo comandado por Emílio Faro estreava no Carioca. O Vasco foi a campo com nomes como Halls, Rodrigo e Galarza e o resultado foi um 0 a 0 com pouco para ser lembrado.

Vasco 2 x 0 Boavista – 2024

Em 2024, o Vasco conseguiu a sua única vitória em uma estreia sem utilizar seus principais jogadores. Dessa vez, o time principal fazia pré-temporada no Uruguai e, ainda assim, a equipe alternativa conseguiu uma vitória convincente por 2 a 0 sobre o Boavista. Com um minuto de jogo, Orellano, que na época já havia pedido para sair do clube, cobrou bem falta e Capasso escorou para o gol. No segundo tempo, Leandrinho, que vem recebendo propostas para deixar o Vasco, marcou um golaço em sua estreia nos profissionais com uma linda finalização da entrada da área.

Nova Iguaçu 1 x 1 Vasco – 2025

Após ser eliminado pelo Nova Iguaçu nas semifinais de 2024, o Vasco estreou em 2025 contra o seu algoz usando mais uma vez uma equipe alternativa. Contando com nomes como o goleiro Pablo, o lateral Victor Luis e o atacante GB, o Vasco saiu na frente com gol do lateral-direito Paulinho, mas levou o empate no segundo tempo.

Vasco 4 x 2 Maricá – 2026

Fernando Diniz surpreendeu ao colocar o time titular na estreia da temporada. O time abriu 2 a 0 no placar com facilidade, mas o time teve mais dificuldades na defesa após a expulsão de Lucas Piton no fim do primeiro tempo. A partida pode ter marcado as despedidas de Rayan e Vegetti, com saídas encaminhadas para Bournemouth e Cerro Porteño, respectivamente.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Volante do Vasco comemora convocação para a Seleção Sub-16

Destaque e capitão do Sub-15 do Vasco, Isaque comemorou o período de treinamentos que terá com a Seleção Brasileira Sub-16.

Vasco não receberá compensação financeira pela saída de Vegetti

O Vasco da Gama não receberá nenhuma compensação financeira na negociação que levou Vegetti ao Cerro Porteño.

Talleres tenta tirar volante do Vasco

Fora dos planos da comissão técnica do Vasco da Gama, Juan Sforza está na mira do Talleres, da Argentina, que tem negociações em andamento.

Novos reforços podem estrear pelo Vasco contra o Nova Iguaçu

Reforços do Vasco da Gama para a temporada 2026, Alan Saldivia e Johan Rojas devem ser titulares contra o Nova Iguaçu.

Vasco terá time reserva contra o Nova Iguaçu

Fernando Diniz esboça time reserva do Vasco da Gama para enfrentar o Nova Iguaçu, e escalação terá reforços em campo e JP de meia armador.

Força Jovem se manifesta sobre saída de Vegetti do Vasco

Após confirmação da saída de Vegetti para o Cerro Porteño, Força Jovem se manifesta nas redes sociais em nota oficial; veja.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco contra o Nova Iguaçu

Fernando Diniz pode escalar um time praticamente todo reserva para a partida contra o Nova Iguaçu, neste domingo.

Rojas e Saldivia assistem à estreia do Vasco no Carioca em São Januário

Johan Rojas e Alan Saldivia estiveram em São Januário para acompanhar a estreia do Vasco no Campeonato Carioca.

Bournemouth vê acordo distante com o Vasco por Rayan

Bournemouth tem representante para acompanhar de perto a negociação por Rayan, mas ainda vê acordo distante.

Alta procura faz nova camisa do Vasco sumir das lojas; reposição já tem prazo

A camisa nova do Vasco da Gama, produzida pela Nike, foi sucesso entre os torcedores e esgota em lojas físicas.