Veja como Carille utilizou jovens da base em seus últimos trabalhos

Novo treinador do Vasco da Gama. Fábio Carille costuma aproveitar bastante os talentos das categorias de base dos clubes.

Técnico Fabio Carille na partida entre Flamengo e Corinthians, no Maracanã
Técnico Fabio Carille na partida entre Flamengo e Corinthians, no Maracanã (Foto: Wallace Teixeira)

Sem caixa para altos investimentos no mercado, o Vasco terá como uma de suas saídas para a formação do elenco em 2025 a utilização de jovens formados nas categorias de base. Esse será um dos desafios para Fábio Carille, anunciado na última quinta-feira, para pensar soluções para o time para a próxima temporada.

Mas como foi a utilização dos jovens pelo treinador em seus últimos trabalhos? Com dados do Espião Estatístico, o ge levantou o número de jogos dos atletas oriundos das categorias de base nos clubes brasileiros em que Fábio Carille esteve à frente nas últimos cinco temporadas.

Neste recorte, foram analisados os atletas que tinham até 23 anos naquele momento e eram oriundos das respectivas categorias de base. A lista conta com os jovens utilizados por Carille ao longo de seus trabalhos desde 2019 no Brasil: Corinthians (2019), Santos (2021-2022), Athletico-PR (2022) e Santos (2024).

Santos (2021-2022 e 2024)

Em 2024, o treinador utilizou 13 jovens oriundos da base ao longo das partidas na temporada. O principal Menino da Vila utilizado foi JP Chermont. O lateral de 18 anos participou de 35 das 53 partidas com o treinador em 2024 e foi o único que esteve presente em mais da metade dos confrontos no ano. O segundo na lista foi o zagueiro Jair Paula, com 22 jogos.

Espião Estatístico
(Fonte: Espião Estatístico)

Em sua primeira passagem, entre 2021 e 2022, foram novamente 13 atletas das categorias de base utilizados. Destaque para o jovem Ângelo, ainda com idade entre 16 e 17 anos. O atacante esteve em campo em 21 das 27 partidas do treinador em seu período pela Vila Belmiro.

Athletico-PR (2022)

Em sua curta passagem de apenas sete jogos pelo Furacão, Fábio Carille utilizou seis jovens jogadores oriundos da base do clube. Foram eles: Bento, Vitinho, Christian, Lucas Halter, Rômulo e Khellven.

O goleiro Bento, hoje no Al-Nassr, participou de todas as partidas com o comandante. Vitinho, atualmente no Bragantino, só não esteve em campo em um duelo.

Espião Estatístico
(Fonte: Espião Estatístico

Corinthians (2019)

Pelo Timão, Fábio Carille teve 66 partidas na temporada 2019, mas acabou aproveitando apenas sete atletas com até 23 anos que eram da base do clube.

O principal “cria do Terrão” naquele ano foi Pedrinho. O atacante de 21 anos entrou em campo em 52 das 66 partidas com o comandante e iniciou como titular em 37 delas. O lateral Carlos Augusto, à época com 20 anos, foi o segundo mais utilizado, com 17 jogos.

Curiosamente, quem também estava no elenco do Corinthians naquele ano era o então jovem João Victor, atual zagueiro do Vasco. O defensor foi alçado aos profissionais em 2019 e foi relacionado para sete partidas com Carille, mas ficou apenas no banco de reservas.

Espião Estatístico
(Fonte: Espião Estatístico)

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Fábio Carille
Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.