Veja como a CBF se posicionou sobre gol polêmico de Vegetti contra o Sport

Após reclamação do Sport no segundo gol anotado pelo Vasco da Gama, a CBF se posiciona em documento técnico.

Vegetti marca duas vezes contra o Sport
Vegetti marca duas vezes contra o Sport (Foto: André Durão)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) sobre o segundo gol do Vasco na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, no último sábado.

O lance gerou reclamação dos rubro-negros, que pediram falta de Vegetti sobre o zagueiro Lucas Cunha, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio confirmou o gol após consulta ao VAR. A conclusão do parecer, embora admita inicialmente que houve um empurrão do atacante, é de que o lance é interpretativo e não configurou falta.

O CCEI é uma comissão internacional formada pelos ex-árbitros Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Meira Ricci que avalia os lances polêmicos das rodadas da Série A.

O documento divulgado começa descrevendo que Vegetti utilizou o braço direito não apenas para buscar espaço, mas também empurrou o defensor nas costas, com um resvalo no rosto de Lucas Cunha, o que dificultou sua impulsão na disputa de cabeça.

“O atacante do Vasco/RJ usa o braço direito, na busca por espaço e referência, mas também, acaba por empurrar seu adversário nas costas, resvalando no rosto, antes de cabeceá-la. (…) Esse movimento tende a dificultar a possibilidade do defensor do Sport/PE de realizar o salto e, consequentemente, disputar a bola.”

O comitê avaliou, porém, que, caso o lance fosse o inverso, com um defensor cometendo a ação sobre um atacante, poderia haver entendimento de que não houve falta, ou seja, de não penalidade. Logo, seria um lance de interpretação da arbitragem e a decisão foi de que o gol foi legal.

“Importante ressaltar, que a dinâmica da partida em situações de disputas aéreas na área deve ter critério e uniformidade e, sendo assim, caso essa jogada envolvesse um cenário reverso entre defensor, disputando com o atacante, da forma que as imagens reproduzem, a interpretação dos elementos poderia levar a uma conclusão de não infração, ou seja, não penal”, traz o documento.

Áudios do VAR

Antes do parecer técnico, a CBF também havia divulgado as imagens e os áudios da revisão do VAR. O conteúdo mostra que apenas um ângulo foi apresentado ao árbitro Wilton Pereira Sampaio durante a checagem no monitor à beira do gramado.

A equipe de arbitragem do VAR, liderada por Caio Max Augusto Vieira, concentrou sua análise no contato entre Vegetti e Lucas Cunha na região do quadril, sem considerar o possível empurrão com o braço no rosto do zagueiro.

Durante a comunicação com o árbitro, a equipe do VAR afirma:

– O contato é no quadril, tá? Não é em cima. (…) O defensor é quem joga o corpo para trás.

Caio Max justifica o chamado ao vídeo dizendo que “a cabine está dividida”, sugerindo que Wilton visse por conta própria. No entanto, a única imagem mostrada ao árbitro não contemplava o contato de Vegetti com o rosto de Lucas Cunha, evidenciado em outro ângulo que não foi utilizado na revisão.

Esse ângulo alternativo — captado por uma câmera posicionada atrás do gol — mostra Vegetti tocando o rosto do defensor com o braço direito antes do cabeceio, detalhe que passou despercebido pela arbitragem de vídeo.

Para o comentarista de arbitragem da TV Globo, PC Oliveira, esse é justamente o ponto central do erro. Ele afirma que houve falta de Vegetti e critica a escolha das imagens usadas pelo VAR:

– O Caio Max não utilizou os melhores ângulos. Ele não apresentou o ângulo de trás do gol, que pega de frente. Para mim, a falta se configura nessa ação do Vegetti no rosto do adversário.

– Se o Wilton tivesse visto essa imagem no monitor, ele teria mudado a decisão de campo. O VAR tem acesso a todos os ângulos. Essa imagem que a gente tem de trás do gol, o VAR tinha na cabine e não utilizou.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vegetti questiona linha traçada do VAR em derrota do Vasco para o Ceará

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti não aprovou a atuação da arbitragem na derrota do Cruzmaltino contra o Ceará.

Carille analisa derrota do Vasco contra o Ceará; veja a entrevista coletiva

Carille analisa atuação do Vasco e disse que ficou muito incomodado com a postura do time em jogo contra o Ceará.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Ceará

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama contra o Ceará, na partida desta terça-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

Adson celebra minutos no Vasco e analisa derrota para o Ceará

Atacante do Vasco da Gama, Adson entrou no intervalo da partida contra o Ceará e teve maior minutagem desde o retorno aos gramados.

Payet sente desconforto contra o Ceará e será reavaliado

Titular do Vasco da Gama contra o Ceará, Payet sente desconforto muscular no joelho e passará por exames no Rio de Janeiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Melhores momentos de Ceará 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Ceará, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco goleia o Mazagão e está na semifinal da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco venceu o Mazagão por 5×0 nesta terça-feira e enfrentará o Flamengo nas semifinais da Copa do brasil Sub-17.

Vasco perde para o Ceará por 2 x 1 fora de casa pelo Brasileiro

O Vasco da Gama perdeu para o Ceará pelo placar de 2×1 na Arena Castelão, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.