Veja com quais fornecedoras o Vasco negociou antes de fechar com a Nike
O Vasco tem um acordo fechado com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo a partir de 2026.

O Vasco tem um acordo fechado há mais de três meses com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo a partir de 2026, a princípio com contrato de sete anos. Mas chegou a negociar com outras marcas no mercado em um longo processo de seleção e recebeu proposta concreta de ao menos outras quatro empresas.
Em setembro do ano passado, o Conselho de Administração da SAF se reuniu para debater alguns assuntos, dentre os quais as negociações por um novo fornecedor esportivo. Na ocasião, o contrato com a Kappa, atual patrocinadora, tinha validade somente até dezembro.
O ge teve acesso à ata da reunião, com os detalhes das propostas das marcas interessadas em fechar com o Vasco. O documento foi juntado pelo clube no processo que deu entrada no pedido de recuperação judicial. Até aquele momento, como foi pontuado pelo presidente Pedrinho no encontro, a Nike ainda não havia formalizado sua oferta.
O Vasco tinha nas mãos propostas de quatro outras fornecedoras de material esportivo: Mizuno, Puma e Diadora, além da Kappa, que tinha o desejo de renovar o seu contrato com o clube. O ge não teve acesso aos valores da negociação com a Nike, mantidas sob sigilo pelo clube.
Marcas interessadas em patrocinar o Vasco e detalhes das propostas*
Kappa | Diadora | Puma | Mizuno | |
Luvas (anual) | R$ 500 mil | R$ 1 milhão | R$ 500 mil | R$ 300 mil |
Projeção** | R$ 9.135.720 | R$ 10.150.800 | R$ 10.150.800 | R$ 10.150.800 |
Projeção** + Luvas | R$ 9.635.720 | R$ 11.150.800 | R$ 10.650.800 | R$ 10.450.800 |
Enxoval (R$ 100/item) | 25 mil (R$ 2,5 milhões) | 35 mil (R$ 3,5 milhões) | 32 mil (R$ 3,2 milhões) | 32 mil (R$ 3,2 milhões) |
Tempo de contrato | 5 anos | 5 anos | 4 anos | 4 anos |
Total projetado | R$ 12.135.720 | R$ 14.900.800 | 14.350.800 | R$ 14.650.800 |
No quadro comparativo com as informações de cada proposta, foram pontuadas algumas observações da diretoria. Por exemplo: no caso da Mizuno, o clube enxergava a qualidade do fornecedor e a força de vendas nacionais como bons indicadores, mas o fato de ser a primeira experiência da marca patrocinando um clube brasileiro pesava contra.
Com relação à Puma, os prós eram força da marca, boa distribuição e alta qualidade do material. Por outro lado, o contato seria feito com um intermediário da empresa e não diretamente com a fábrica.
Por fim, temendo o risco de desabastecimento de material, o Conselho de Administração decidiu por renovar a parceria com a Kappa até 31 de maio de 2025 – mais tarde, o contrato seria renovado mais uma vez até dezembro deste ano.
O acordo com a Nike foi fechado em dezembro, mas o clube só deve fazer algum tipo de anúncio no ano que vem, quando entrar em vigor.
Fonte: Globo Esporte