Veja clássicos que Coutinho já decidiu com a camisa do Vasco

Autor do gol do Vasco da Gama no empate contra o Flamengo, Philippe Coutinho já foi algoz dos rivais em outras ocasiões.

Coutinho festeja gol contra o Flamengo no Maracanã
Coutinho festeja gol contra o Flamengo no Maracanã (Foto: André Durão)

O gol de empate contra o Flamengo no domingo não foi a primeira vez que Philippe Coutinho foi decisivo em um clássico carioca.

Apesar de ter sido o primeiro gol do retorno do cria de São Januário e contra o maior rival, o meia já teve clássicos marcantes nos outros duelos do Rio durante a primeira passagem pelo Vasco.

Goleada contra o Botafogo

O primeiro gol de Coutinho pelo Vasco foi no clássico contra o Botafogo. E de um jeito muito especial. O meia marcou duas vezes na goleada por 6 a 0 contra o rival no Estádio Nilton Santos e teve uma atuação de gala.

O jogo aconteceu no dia 24 de janeiro de 2010. Aquela foi a segunda maior goleada do clube sobre o rival Botafogo – a maior é o 7 a 0, pelo Carioca de 2001. Dodô (três) e Léo Gago também balançaram as redes.

Paradinha contra o Fluminense

Na semifinal da Taça Guanabara de 2010, o Vasco eliminou o Fluminense no Maracanã, nos pênaltis, com brilho e deboche de Coutinho.

O Vasco abriu a disputa com Dodô, que bateu com categoria para colocar o time de São Januário na frente. Depois, Fred, com paradinha, empatou as cobranças.

Aos 17 anos, Coutinho assumiu a responsabilidade, bateu o quarto pênalti das cobranças, devolveu a paradinha dada por Fred e fez o gol com muita categoria, com o goleiro Rafael, do Fluminense, indo parar do outro lado do gol, dando todo o canto para o meia do Vasco balançar as redes.

O Vasco passou de fase nas alternadas, depois de ter convertido as seis cobranças. Na final, o clube reencontrou o Botafogo, mas saiu derrotado na disputa pelo título da Taça Guanabara.

O meia, que tinha 17 anos na ocasião, começava o que seria sua última temporada no Vasco. Aos 16, Coutinho havia sido vendido para a Inter de Milão. Ele completou 18 anos em junho de 2010, quando viajou para a Europa para se apresentar ao clube italiano.

Beijo contra o Flamengo

O jogo de maior brilho de Coutinho contra o Flamengo foi neste domingo. Antes, o meia havia disputado duas vezes o “Clássico dos Milhões”. Foram duas derrotas, sem que o jogador participasse de algum gol.

No entanto, Coutinho teve uma boa atuação contra o Flamengo no dia 14 de março de 2010. O meia sofreu um dos dois pênaltis perdidos pelo Vasco na partida. O jogo ficou marcado pelo gesto de Williams, volante rival, que deu um beijo no rosto de Coutinho após a falta forte marcada dentro da área.

– O beijo no Coutinho foi para pedir desculpa, porque ele é um jogador muito talentoso. Pedi desculpa se eu tivesse machucado, o que não era minha intenção – disse Williams depois da partida.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Keiller pode deixar o Vasco e acertar com o Ceará

Goleiro reserva do Vasco da Gama, Keiller ainda não atuou em nenhum jogo do Cruzmaltino na atual temporada.

Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.

Sair da versão mobile