Subiu! Veja as chances do Vasco permanecer na Série A após a 33ª rodada

Mesmo em jogar na 33ª rodada, o Vasco da Gama viu as chances de permanecer na Série A crescerem de 71,4% para 72,9%.

Jogadores do Vasco em São Januário
Jogadores do Vasco em São Januário (Fotos: Leandro Amorim/Vasco)

O Botafogo tocou fogo no Brasileirão! Após quatro derrotas consecutivas e cinco jogos sem vencer, a estrela não está mais solitária: Botafogo, Grêmio e Palmeiras estão com 59 pontos, mas o Fogão segue como líder porque tem um extraordinário saldo de 23 gols a favor, resultado de seu histórico primeiro turno, que lhe garante, apesar do derretimento de sua vantagem, o maior potencial de acabar como o campeão brasileirão de 2023.

A probabilidade de o Botafogo ficar com o título agora é de 29%, dez pontos percentuais a menos do que ao final da rodada passada, que era de 39,46%. O Bragantino perdeu fora de casa para o São Paulo por 1 a 0 e suas chances de título caíram de 28% para 26,6%. O Palmeiras perdeu para o Flamengo e, com isso, suas chances caíram de 26,6% para 21,9%.

Na luta pelo título, o grande vencedor da rodada foi o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que com uma histórica vitória fora de casa por 4 a 3, de virada, ampliou suas chances de título de 2,6% para 15,7%. O uruguaio Luis Suárez marcou três gols em São Januário.

Com a vitória no Maracanã sobre o São Paulo por 3 a 0, o Flamengo aumentou suas chances de título de 2,7% para 6,1%.

Times com chances de título no Brasileiro
Times com chances de título no Brasileiro (Foto: Ge)

Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 4.124 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da expectativa de gol (xG), métrica consolidada internacionalmente. Os dados ajudam a calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.

Chances de permanecer na Série A

As torcidas que vivem as fortes emoções do Brasileirão na outra ponta da tabela também estão vibrando: o Santos venceu fora de casa o Goiás por 1 a 0 e passou o Corinthians na tabela de classificação e nas chances de permanecer na Série A em 2023: com o resultado, o potencial do Santos ficar subiu de 73% para 92%, um crescimento de 19 pontos percentuais, a maior entre os times que estão no horizonte de eventos do Z-4 que leva para a Série B.

O Corinthians cedeu em casa o empate ao Atlético-MG (1 a 1) e suas chances de permanecer na Série A em 2024 foram a 87%. Apesar de ter perdido dois pontos percentuais, aos poucos, o Corinthians vem construindo uma margem confortável de segurança para outras equipes.

Times com chances de ficar na Série A
Times com chances de ficar na Série A (Foto: Ge)

Duas derrotas em casa causaram as maiores quedas nas chances de permanecer na Série A: o Bahia perdeu por 3 a 0 para o Cuiabá, e perdeu a probabilidade de o clube ficar na elite nacional diminuiu 16,3 pontos percentuais, de 76% para 59,7%. Já o Goiás, que perdeu para o Santos, teve uma baixa de 13,1 pontos percentuais em suas chances de seguir na Série A em 2024, de 27,5% para 14,4%.

Com essas derrotas em casa, mesmo com o adiamento do confronto direto entre Cruzeiro e Vasco, em Belo Horizonte, as duas equipes viram suas chances de ficar na Série A subirem moderadamente, mas para que nem entrou em campo, está excelente: as chances de o Cruzeiro seguir na Série A aumentaram de 73,3% para 77,1%; as chances do Vasco cresceram de 71,4% para 72,9%.

Chances de times de permanecerem na Série A
Chances de times de permanecerem na Série A (Foto: Ge)

Chances de Libertadores

Na busca por uma vaga na Libertadores 2024, a rodada foi cruel com o Athletico-PR, que após o empate em casa contra o Fortaleza (1 a 1), teve seu potencial de classificação no G-6 do Brasileirão diminuído de 27% para 12,4%, queda de 14,5 pontos percentuais, a maior derrocada entre os times que disputam uma das seis vagas na competição continental.

A maior alta foi conquistada pelo Flamengo, que com a vitória sobre o São Paulo fez suas chances de G-6 subirem de 87,4% para 95,7%, alta de 7,9 pontos percentuais. A vitória histórica fora de casa sobre o Botafogo valeu ao Grêmio um aumento de 6,5 pontos percentuais em seu potencial de disputar a Libertadores do ano que vem, de 92,7% parra 99,2%.

Apesar da patinada na reta final do Brasileirão, o Botafogo ainda é o time com mais chances de ir para a Libertadores, com potencial 99,87%. Na sua cola estão Bragantino e Palmeiras.

Veja abaixo o potencial que cada clube tem para acabar o Brasileirão entre os quatro e entre os seis primeiros colocados na classificação final.

Metodologia

Apresentamos as probabilidades estatísticas baseadas nos parâmetros do modelo de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG), uma métrica consolidada na análise de dados que tem como referência as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 4.124 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013.

As variáveis consideradas no modelo são: (1) a distância e o ângulo da finalização em relação ao gol; (2) se a finalização foi feita cara a cara com o goleiro; (3) se foi feita sem a presença do goleiro; (4) a parte do corpo utilizada para concluir; (5) se a finalização foi feita de primeira, ajeitada ou carregada; se o chute foi feito com a perna boa ou ruim do jogador; (6) a origem do lance (pênalti, escanteio, cruzamento, falta direta, roubada de bola, lateral etc); (7) se a assistência foi feita de dentro da área; (8) a posição em que o atleta joga; (9) indicadores de força do chute; (10) o valor de mercado das equipes em cada temporada a partir de dados do site Transfermarkt (como proxy de qualidade do elenco); (11) o tempo de jogo; (12) a idade do jogador; (13) a altura do goleiro em jogadas originadas de bolas aéreas; (14) a diferença no placar no momento de cada finalização.

De cada cem finalizações da meia-lua, por exemplo, apenas sete viram gol. Então, uma finalização da meia-lua tem expectativa de gol (xG) de cerca de 0,07. Cada posição do campo tem uma expectativa diferente de uma finalização virar gol, que cresce se for um contra-ataque por haver menos adversários para evitar a conclusão da jogada. Cada pontuação é somada ao longo da partida para se chegar ao xG total de uma equipe em cada jogo. Essa variação indica as chances de os times vencerem cada adversário e, a partir daí, é calculada a chance de os clubes terminarem o campeonato em cada posição.

O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo). Para chegar às previsões sobre as chances de cada time terminar o campeonato em cada posição foi empregado o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações para gerar resultados. Para cada jogo ainda não disputado, realizamos dez mil simulações.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Chances de Libertadores

    Botafogo – Grupo – 94% – Pré – 96%
    Grêmio – Grupo – 94% – Pré – 96%
    Palmeiras – Grupo – 94% – Pré – 96%
    Bragantino – Grupo – 93% – Pré – 95%
    Flamengo – Grupo – 91% – Pré – 93%
    Atlético – Grupo – 89% – Pré – 91%
    Athletico – Grupo – 85% – Pré – 87%

  • Responder

    Chances de permanecer na série A

    Botafogo – 100%
    Grêmio – 100%
    Palmeiras – 100%
    Bragantino – 100%
    Flamengo – 100%
    Atlético – 100%
    Athletico – 100%
    Fluminense – 100%
    São Paulo – 100%
    Cuiabá – 99%
    Fortaleza – 98%
    Internacional – 98%
    Santos – 96%
    Corinthians – 96%
    Bahia – 37%
    Vasco – 38%
    Cruzeiro – 39%
    Goiás – 35%
    Coritiba – 00%
    América – 00%

  • Responder

    Chances de título no Brasileirão

    Botafogo – 61%
    Grêmio – 59%
    Palmeiras – 59%
    Bragantino – 60%
    Flamengo – 58%
    Atlético – 54%
    Athletico – 50%

Comente

Veja também
Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro reage à goleada do Criciúma no Vasco; assista

O Vasco da Gama sofreu uma derrota dolorosa na quarta rodada do Campeonato Brasileiro e Casimiro reagiu no seu canal.

Neto, apresentador de TV
Neto dispara contra Payet e SAF do Vasco

Apresentador da Band, o ex-jogador Neto não poupou o Vasco da Gama das críticas após a derrota para o Criciúma.

Paulo André e Eurico Miranda se desentenderam em reunião
Paulo André é cogitado na SAF do Vasco; ex-Cruzeiro já criticou o Clube e foi alvo de Eurico

Ex-zagueiro e agora dirigente, Paulo André deixou o cargo de diretor de futebol interino do Cruzeiro e pode pintar no Vasco da Gama.

Rafael Paiva é o novo técnico do Sub-20 do Vasco
Saiba quem é Rafael Paiva, técnico interino do Vasco

Treinador do Sub-20, Rafael Paiva irá assumir o comando do Vasco da Gama de forma interina, após a saída de Ramón Díaz.

João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
João Victor não enfrenta o Fortaleza pela Copa do Brasil

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor foi expulso contra o Água Santa, na fase anterior da competição nacional.