Veja análise sobre novos reforços do Vasco
Paulinho, Sebastián Ferreira, Jefferson e Bruno Praxedes são por enquanto as contratações do Vasco da Gama nesta janela.
Com Paulinho, o Vasco começou a anunciar nesta quarta-feira um pacotão de reforços para tentar dar fôlego ao elenco comandado por Ramón Díaz na luta contra o rebaixamento — o time é lanterna, com 9 pontos em 15 jogos. Além do meia de 26 anos, ex-Al-Shabab, o cruz-maltino ainda anunciará em breve o lateral-esquerdo Jefferson, o meia Praxedes e o atacante Sebastián Ferreira. Mas o que exatamente esses reforços podem oferecer ao time? O GLOBO analisa.
Além do quarteto, o cruz-maltino tem outras negociações em andamento — o atacante Michael Santos e o zagueiro Robert Rojas interessam —, mas já há uma espinha dorsal de funções sendo montada em lacunas que vinham sendo identificadas desde o início da temporada.
Paulinho – meia – 26 anos
O jogador não é exatamente o camisa 10 clássico que a torcida cruz-maltina espera, mas por um bom motivo: é um meia multi-funções especializado em drible curto e saída de bola. Nada impede que o ex-Al-Shabab exerça o último passe na equipe de Ramón Díaz, já que o fundamento é um dos fortes do atleta, que também tem boa finalização na chegada na área. No elenco atual, Jair é um jogador que costuma facilitar a saída de bola, mas com características um pouco diferentes. Paulinho chega para agregar.
Sebastián Ferreira – atacante – 25 anos
O paraguaio, ex-Houston Dynamo, da MLS, vem (por empréstimo) com uma missão clara: ser pelo menos um dos substitutos do centroavante Pedro Raul. Mais baixo do que o antigo camisa 9 cruz-maltino, Ferreira compensa com força física e explosão na direção do gol, além de recursos para facilitar a finalização. Ainda não marcou nesta temporada do futebol americano, mas vem de ano de 14 gols e 3 assistências em 37 jogos. No time de Ramón Díaz, tem tudo para exercer um papel importante deslocando marcadores na fase ofensiva, no mínimo.
Praxedes – meia-atacante – 21 anos
Mais jovem dos reforços acertados, Praxedes é nome conhecido no futebol brasileiro. Revelado pelo Internacional, o jogador é outro que pode atuar em mais de uma função no meio, mas costuma atuar mais pela faixa defensiva, como segundo ou terceiro homem do meio-campo. Alto, dono de passadas largas e com bom controle de bola, foi a contratação mais cara da história do Bragantino, que pagou mais de 35 milhões de reais quando ainda tinha 19 anos. Na atual temporada, perdeu espaço com o técnico Pedro Caixinha (11 jogos, 3 como titular) e chega por empréstimo na Colina. Pode ser boa opção para acelerar a saída de bola e acrescer o meio em características mais variadas em relação ao restante do elenco.
Jefferson – lateral-esquerdo – 26 anos
O lateral do Atlético-GO não é um grande destaque em específico da Série B ou do Dragão, apesar de titular. Chega (também por empréstimo) para ser reserva de Lucas Piton, titular incontestável no momento, já que Riquelme, recentemente recuperado de uma cirurgia no joelho, não deve ser acionado com frequência no restante desta temporada. No momento, trata-se de uma aposta.
Fonte: O Globo