Veja a contestação do Vasco sobre o veto do jogo contra o Sport no Maracanã

O Vasco da Gama anão aceitou as justificativos do Consórcio do Maracanã para o veto e solicitou uma reconsideração.

Bandeirinha do Vasco no Maracanã
Bandeirinha do Vasco no Maracanã (Foto: André Durão)

O Club de Regatas Vasco da Gama informa que entrou esta tarde com um pedido de reconsideração ao Consórcio Maracanã, após negativa para realizar seu jogo diante do Sport Club do Recife, no próximo dia 3 de Julho, no Maracanã. O clube entende serem injustificadas as alegações do Consórcio para não permitir a presença do Vasco e sua torcida no maior estádio do Rio de Janeiro, em um jogo com alta demanda de público, marcado para um domingo às 16h, e espera que o Consórcio reveja a sua posição.

Em suas alegações, o Consórcio diz que já há um jogo marcado menos de 24 horas antes do jogo do Vasco entre Fluminense x Corinthians (02/07/2022 às 16:30h) e que “com intervalo de menos de 24 horas entre os jogos, inviabiliza o cumprimento do prazo mínimo recomendado para a manutenção da qualidade do gramado”.

Essa “regra” aparentemente só foi criada para justificar a negativa para a realização da partida do Vasco da Gama contra o Sport no Maracanã. Em breve levantamento feito pelo clube, constatou-se que o fato é recorrente no Maracanã, principalmente em jogos envolvendo o CR Flamengo ou o Fluminense FC, inclusive na atual temporada do Campeonato Brasileiro. Em um período de 11 a 17 de outubro do ano 2020 chegaram a acontecer quatro jogos em apenas sete dias. Essa justificativa não pode ser aceita como razoável. O cerceamento do direito do Vasco da Gama de atuar no Maracanã configura, mais uma vez, a falta de igualdade de condições para utilização do estádio pelos grandes clubes do Rio de Janeiro, o que fere diretamente o disposto no termo precário de permissão de uso firmado com o Governo do Estado.

Em outra justificativa infundada para recusar o jogo do Vasco, o Consórcio declara que “já havia um cronograma de jogos no estádio do Maracanã no mês de julho de 2022, que prevê a realização de, no mínimo 08 (oito) partidas de futebol no referido mês, podendo chegar a 10 (dez) partidas, dependendo do desempenho de CR Flamengo e Fluminense FC na Copa do Brasil”. A verdade é que, pelo atual calendário oficial da CBF e Conmebol, se CR Flamengo e Fluminense FC de fato avançarem na Copa do Brasil, o número máximo de jogos no mês de julho no Maracanã somente chegaria a 9 (nove) partidas. Dessa forma não haveria nenhum impedimento para a realização da partida CR Vasco da Gama x Sport Clube do Recife no dia 3/7/2002, que seria a 10ª partida prevista pelo Consórcio para o mês de julho.

Em sua resposta negativa o Consórcio também alega que o Vasco solicitou a disponibilidade do estádio muito próxima da data do jogo, o que não é verídico já que a consulta foi feita com 18 dias de antecedência, no dia 15 de Junho.

Levando em consideração a importância do jogo (segundo contra o quinto colocado da série B, em disputa direta pelo acesso a Série A), no sucesso de público que foi o jogo Vasco x Cruzeiro (inclusive com caravanas e excursões de torcedores vindas de todas as regiões do país), movimentando a economia, gerando receita e renda para empreendedores individuais e para o Estado, o Vasco da Gama repudia a tentativa de impedir que um maior número de seus torcedores possam acompanhar o clube com a utilização de um equipamento público que capacidade três vezes maior que o estádio de São Januário e fica no aguardo de nova manifestação do Consórcio Maracanã.

Segue o levantamento feito dos jogos seguidos no Maracanã nos últimos três anos.

Ano 2020

  • Vasco 0 x 1 Flamengo – quarta-feira – 22 de janeiro – 21h
    Fluminense 2 x 0 Portuguesa – quinta-feira – 23 de janeiro – 20h
  • Resende 1 x 3 Flamengo – segunda – 3 de fevereiro – 20h
    Fluminense 1 x 1 Union La Calera – terça-feira – 4 de fevereiro – 21h30
  • Flamengo 2 x 0 Madureira – sábado – 8 de fevereiro – 16h
    Fluminense 3 x 0 Botafogo – domingo – 9 de fevereiro – 16h
  • Fluminense 2 x 0 Botafogo/PB – quarta-feira – 4 de março – 19h15
    Vasco 1 x 0 ABC – quinta-feira – 5 de março – 21h30
  • Flamengo 3 x 0 Botafogo – sábado – 7 de março – 18h
    Fluminense 4 x 0 Resende – domingo – 8 de março – 18h
  • Flamengo 2 x 1 Portuguesa – sábado – 14 de março – 18h
    Vasco 0 x 2 Fluminense – domingo – 15 de março – 18h
  • Fluminense 1 x 0 Bahia – 11 de outubro (domingo) – 16h
    Flamengo 2 x 1 Goiás – 13 de outubro (terça-feira) – 18h
    Flamengo 1 x 1 Bragantino – 15 de outubro (quinta-feira) – 20h
    Fluminense 2 x 2 Ceará – 17 de outubro (sábado) – 19h

Ano 2021

  • Macaé 0 x 2 Flamengo – 6 de março (Sábado) – 18h
    Fluminense 0 x 3 Portuguesa – 7 de março (Domingo) – 16h
  • Flamengo 4 x 1 Volta Redonda – 24 de abril (sábado) – 19h
    Fluminense 4 x 1 Madureira – 25 de abril (domingo) – 11h
  • Flamengo 4 x 1 Volta Redonda – 08 de maio (sábado), 21h05
    Fluminense 2 x 1 Portuguesa – 09 de maio (domingo) – 16h
  • Fluminense 1 x 2 Junior Barranquila – 18 de maio (terça-feira) – 21h30
    Flamengo 2 x 2 LDU – 19 de maio (quarta-feira) – 21h
  • Flamengo 2 x 0 Coritiba – 16 de junho (quarta) – 21h30
    Fluminense 1 x 0 Santos – 17 de junho (quinta-feira) – 19h
  • Brasil 0 x 1 Argentina – 10 de julho (sábado) – 21h
    Flamengo 2 x 1 Chapecoense – 11 de julho (domingo) – 18h15
  • Ano: 2022
  • Fluminense 3 x 2 Vila Nova/GO – 19 de abril (terça-feira) – 21h30
    Flamengo 0 x 0 Palmeiras – 20 de abril (quarta-feira) – 19h30
  • Fluminense 0 x 2 Atlético Goianiense – 11 de junho (sábado) – 19h
    Vasco 1 x 0 Cruzeiro – 12 de junho (domingo) – 16h

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:MaracanãSport
Comente

Veja também
Vasco deve fazer amistoso contra o Bayer Leverkusen

Bayer Leverkusen fará sua pré-temporada no Rio de Janeiro e negocia partida amistosa contra o Vasco da Gama.

Ex-Vasco, Yan Sasse vira arma contra o Flamengo no Mundial de Clubes

Atacante com passagem pelo Vasco da Gama, Yan Sasse defende o Espérance-TUN, adversário do Flamengo na estreia do Mundial de Clubes.

Maurício Lemos pode trocar o Vasco pelo Peñarol

Zagueiro do Vasco da Gama, Mauricio Lemos chegou no início da temporada e não conseguiu se firmar na equipe titular.

Diniz em 5 atos: Veja antes e depois do Vasco desde a chegada do técnico

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz acaba de completar um mês no comando técnico do Gigante da Colina.

Vasco completa 1 mês de Diniz: veja linha do tempo e números do treinador

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz acaba de fazer um mês à frente do Cruzmaltino em sua segunda passagem pelo Clube.

Vasco elimina o Fluminense e enfrenta o Flamengo na final da Copa Rio Sub-16

O Vasco venceu o Fluminense por 3×2 nas semifinais da Copa Rio Sub-16 e decidirá o título contra o Flamengo.

Vasco inicia processo de rescisão de contrato de Payet

O Vasco deu entrada na CBF para a rescisão contratual de Payet, que tem vínculo com Clube até o mês de julho.

Diniz quer reforços decisivos; veja o planejamento do Vasco na pausa

A diretoria do Vasco se movimenta no mercado e quer ter chegadas e saídas de jogadores durante o período de férias.

Vasco pode perder até 6 jogadores no final da temporada; veja nomes

Vasco da Gama vive momento de indefinição com diversos atletas no elenco cujo os contratos se encerram no fim do ano.

Vasco deve fechar com Eduardo Freeland para diretor de futebol

Executivo que está no Avaí, Eduardo Freeland já passou por clubes como Cruzeiro, Flamengo, Botafogo e Bahia.