Veja 2 fatores que pesam na renovação de Payet com o Vasco
Em recuperação de uma lesão no joelho, Payet não deve seguir no Vasco da Gama após o término do seu contrato.

Vasco da Gama e Payet têm vínculo válido até final de julho de 2025. Contratado para o segundo semestre de 2023, o francês faz uma temporada bem abaixo do esperado e lida com uma grave polêmica fora das quatro linhas.
Inicialmente, o contrato estava registrado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o dia 5 de maio, devido uma questão envolvendo o passaporte do francês. No entanto, a prorrogação até julho já consta no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade.
Atualmente, o Vasco não tem interesse em estender o vínculo do francês. Existia a possibilidade da renovação até dezembro, mas o baixo desempenho do meia e alto salário, cerca de R$ 1,5 milhão, pesou na decisão. Assim, Payet deve se despedir do Clube ao fim do seu contrato.
Problemas físicos e polêmica resumem 2025 de Payet
Com diversos problemas físicos na temporada, Payet não teve uma sequência entre os titulares. Até o momento, o meia participou de 17 jogos, apenas quatro no XI inicial, e sequer balançou as redes. No período, o francês cedeu três assistências.
O camisa 10 está fora de combate desde que se lesionou no duelo contra o Ceará, válido pela 4ª rodada do Brasileiro 2025. Diagnosticado com uma entorse no joelho, o meia segue em recuperação e deve retornar ainda neste mês.
Fora de campo, Payet foi pivô de uma grave polêmica nos últimos dias. O jogador está sob investigações por suposta agressão física, moral, psicológica e sexual contra a advogada Larissa, com a qual teve um relacionamento extraconjugal.
Todavia, o jogador já prestou depoimento e negou as acusações. Enquanto isso, o Gigante da Colina se manifestou através de uma nota oficial. O Clube revelou que não foi notificado pelas autoridades, porém destacou que o francês está colaborando com as investigações.
Homenagem a Dinamite e desempenho ruim em 2024
O francês chegou ao Gigante da Colina e foi recebido com muita festa pela torcida vascaína em 2023. Na ocasião, a equipe enfrentava um momento difícil na temporada e lutava contra o rebaixamento. Apesar da falta de ritmo, o camisa 10 ajudou na permanência do time na elite.

Uma das atuações mais marcantes aconteceu no duelo contra o América-MG. Na partida, o francês entrou com uma camisa em homenagem ao ídolo Roberto Dinamite e anotou um golaço de falta, relembrando grandes momentos do ex-jogador, garantindo os três pontos.
Todavia, o francês não correspondeu às expectativas da torcida em 2024. No ano passado, o atleta entrou em campo 41 vezes, com cinco gols e nove assistências. Sua melhor participação aconteceu contra o Bahia, na 31ª rodada do Brasileiro, quando marcou dois gols.
Não deveriam nem estender até julho. Deu, ou menos, não deu nada de retorno.