Vasco x Palmeiras terá o reencontro de Ricardo Sá Pinto e Abel Ferreira

Ricardo Sá Pinto e Abel Ferreira já jogaram e tramalharam juntos, e neste domingo se enfrentam defendendo Vasco e Palmeiras.

Ricardo Sá Pinto e Abel Braga se enfrentam neste domingo
Ricardo Sá Pinto e Abel Braga se enfrentam neste domingo (Foto: ge)

A nacionalidade não é a única coisa que une os portugueses Ricardo Sá Pinto e Abel Ferreira, adversários neste domingo em Vasco x Palmeiras, às 16h, em São Januário. O encontro na abertura do returno do Campeonato Brasileiro coloca frente a frente amigos de longa data, que foram colegas enquanto jogadores e membros de comissão técnica do tradicional Sporting.

– A minha relação com o Abel começou nos tempos em que jogamos juntos no Sporting. Como era bem mais velho, com uma diferença de seis a sete anos, estava numa fase de terminar a carreira. Terminei, fui fazer os meus cursos de treinador, me licenciei, fiz mestrado e defendi uma tese. Depois comecei a treinar como auxiliar e posteriormente assumi o cargo de principal treinador do sub-19. E o Abel terminou a carreira e foi meu adjunto. Fomos campeões nacionais nessa altura, eu assumi o time principal, e ele ficou como principal do sub-19 – declarou Sá Pinto.

Abel e Sá Pinto jogaram juntos de 2005 a 2006, mas os laços se tornaram mais fortes em outras funções. No ano de 2011, o hoje palmeirense foi convidado pelo vascaíno, àquela altura treinador principal do Sporting sub-19, para ser seu auxiliar.

– É verdade, quando olhamos para nossa linha de vida, há muitas pessoas que marcaram nela. Eu deixei de jogar futebol com 20 e poucos anos. Ele convidou-me para ser assistente dele, estive com ele, ele me deu a chance de começar o sub-19 do Sporting – falou o palmeirense.

Quase 10 anos depois, Sá Pinto explica por que decidiu apostar em Abel Ferreira na base dos Leões.

– Conhecia-o bem, sabia da capacidade e da paixão que ele tinha pelo treino. Achei que naqueles quatro meses era a pessoa ideal para tomar conta de uma equipe que já o conhecia. Os jogadores gostavam dele e o respeitavam, e ele se sentia preparado. Foi natural. Achei que era ele – resumiu o vascaíno.

Apesar de elogios de um lado e do outro, a velha máxima “amigos, amigos, negócios à parte” não poderia deixar de se fazer presente.

– Pelo estudo e pela pesquisa que fiz, as torcidas se respeitam muito. É verdade que os treinadores também. Ele é meu amigo, mas, dentro do campo vou fazer tudo para ganhar. Essa é nossa função, é pra isso que trabalhamos, mas dentro de campo cada um luta por si. Os portugueses são bons como brasileiros, espanhóis, ingleses, é tudo uma questão de estudo, de partilha. Quanto mais tempo nos dedicamos à profissão, melhor seremos – contou Abel.

– O período foi bom. Quando éramos jogadores tínhamos boa relação. Depois como treinador e adjunto era boa também. Ele estava sempre disponível para ajudar, dava sua opinião. Sempre tivemos uma boa relação, como temos hoje em dia. O Abel é uma excelente pessoa, muito tranquilo e bem disposto. Gosta do que faz. É dedicado, ambicioso e é um treinador desta nova geração com muita capacidade e que tem feito bons trabalhos. Gosto da seriedade, da honestidade e da gratidão que ele tem. Isso também são grandes virtude – respondeu Sá Pinto.

Sá Pinto e Abel jogaram juntos, treinaram juntos e chegaram ao Brasil pelas mesmas mãos. Os empresários Hugo Cajuda e Bruno Carvalho foram os responsáveis pelas negociações com Vasco e Palmeiras.

Semelhanças não faltam, e Sá Pinto e Abel geralmente estiveram do mesmo lado, mas confrontos não são novidade. O primeiro, aliás, foi disputado em 6 de abril de 2003, de acordo com site de estatísticas “ogol”, e reserva uma série de curiosidades. O Sporting do atacante Pinto recebia o Vitória de Guimarães do lateral-direito Abel.

Ídolo do Sporting, Sá Pinto estava em sua segunda temporada desde que havia voltado da Espanha e vestia a “camisola” 10. Neste jogo, porém, o atacante começou no banco e entrou após o intervalo.

Quem também entrou na segunda etapa pelos Leões e tinha apenas 18 anos é o superastro Cristiano Ronaldo, que à época ainda era reserva. O também badalado Quaresma era outro representante do Sporting.

O duelo terminou 1 a 1, com gols de Fangueiro para o Vitória e de Hugo para o Sporting. O leonino, aliás, foi abraçado por Sá Pinto no gol. Mas quem pensa que o vascaíno se lembra do duelo, engana-se.

– Não me lembro desse jogo, nem que o Cris tenha jogado comigo nesse jogo. Lembro de o Cris ter jogado comigo em outros jogos. Não estou lembrado, eu jogava numa posição mais avançada ou na ponta-direita, por isso é que provavelmente não encontrei no lado esquerdo e não lembro desse jogo.

Se o empate por 1 a 1 no Alvalade há 17 anos não ficou na memória de Sá Pinto, o jogo deste domingo promete em termos de emoção. O Palmeiras vem embalado, e o Vasco precisa se afastar do perigo. Será que os vascaínos vão dançar o “Vira” no duelo de técnico lusitanos ou Abel quem vai rir por último? Aguardem!

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    QUANDO EU SEMPRE FALO ENQUANTO AS ABELHAS DE FERRAO ESTIVEREM DE OLHO NO MEL DO VASCO A COMEIA VAI FICAR SEMPRE VAZIA E A DESEJAR POLITICA DO VASCO E UMA BIZARRISSE abelhas gulosas ferrando o clube não teo nem ai pro futebol mais pelo mel que o clube produz

Comente

Veja também
Gary Medel celebra a permanência no Vasco
Volta importante! Vasco não sofreu gol no Brasileiro com Medel em campo

Capitão do Vasco da Gama, Medel voltou ao Rio após passar alguns dias no Chile visitando a mãe que está com problemas de saúde.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.