Vasco x Fluminense terá duelo dos principais centroavantes do futebol brasileiro

Vegetti inicia 2025 balançando as redes, sendo o artilheiro do Carioca com 5 gols, enquanto, Cano tenta se reencontrar no Fluminense.

Vegetti e Cano, atacantes de Vasco e Fluminense
Vegetti e Cano, atacantes de Vasco e Fluminense ( Foto: Matheus Lima/Vasco e Lucas Merçon/ Fluminense)

O segundo clássico do Campeonato Carioca traz o duelo entre dois dos principais centroavantes do futebol brasileiro e donos de marcas importantes entre os goleadores do campeonato. Enquanto Pablo Vegetti, artilheiro do torneio com cinco gols, comanda um início invicto do Vasco, Germán Cano, autor de três e um dos vice-artilheiros, tenta se reencontrar no clube, assim como o Fluminense como equipe. Os times se enfrentam no Mané Garrincha, em Brasília, às 21h30.

Nascidos em 1988, os argentinos chegam ao ano dos 37 — Cano já fez, em janeiro, e Vegetti completa em outubro — com morais distintas em seus clubes. O atacante cruz-maltino vem de temporada em que foi artilheiro da Copa do Brasil e geral do Vasco, com 23 gols. Recentemente, encaminhou uma renovação de contrato até o fim de 2026, com valorização financeira.

Mesmo com a chegada do técnico Fábio Carille, ele manteve seu status no time: é titular, capitão e cobrador de pênaltis. Esteve em campo em todos os jogos que o cruz-maltino fez com seu elenco principal — até quando entrou com os reservas, contra o Maricá — e marcou os dois gols no empate em 2 a 2 diante do líder Volta Redonda, na rodada passada. Tudo isso sem demonstrar limitações físicas além do natural.

— Um jogador que é exemplo, já mostrou desde o primeiro dia, quando se apresentou, que é um exemplo. Que escuta, que trabalha, que se cobra bastante. E ele vai crescer juntamente com o grupo — disse Carille após a goleada por 4 a 1 sobre a Portuguesa.

O desafio do treinador tem sido adaptar o camisa 99 a um estilo de jogo que já é adaptado. Sem os jogadores de lado de campo, que a diretoria tem feito esforços para contratar, Vegetti tem dependido bastante do avanço dos laterais para receber oportunidades claras quando os adversários fecham a principal ligação ofensiva do time, entre o argentino e Philippe Coutinho. Companheiro ofensivo da dupla, Alex Teixeira vem sendo contestado.

Hora de recomeçar

Se em 2023 Germán Cano viveu a maior glória da carreira com a conquista da Libertadores, 2024 foi um ano para esquecer. O atacante foi castigado por lesões e terminou o ano com apenas sete gols marcados. Somadas as 42 oportunidades iniciando partidas e entrando como reserva, teve média de 66 minutos por jogo.

Sem sequência no time titular por conta dos problemas físicos, Cano acabou perdendo espaço para o jovem Kauã Elias, que já vinha bem cotado das categorias de base tricolores e da seleção brasileira. A partir desta semana, a disputa pela vaga deve mudar, uma vez que o Fluminense acertou a venda de Kauã ao Shakhtar Donetsk-UCR. O jovem viajou ontem para assinar contrato e já está fora do clássico.

Agora, o tricolor vai ao mercado em busca de outro atacante para a função. Um dos desejos da comissão técnica é o de um perfil mais físico, de altura, diferente do de Cano, de mais movimentação e oportunismo. De qualquer forma, é de Cano a responsabilidade dos gols. Mas o camisa 14 precisa também que o tricolor se acerte em meio às dificuldades no último passe. Hoje, Lima volta a estar à disposição.

— Quando não temos esse jogador de tomada de decisão, a tendência é acelerar o jogo. Essas escolhas, quando são erradas, precipitadas, custam caro à equipe. Você perde a bola com muita facilidade. Você perde a confiança de jogar — analisou Mano após o empate em 1 a 1 com o Boavista.

Para o Fluminense, que não terá o lateral Samuel Xavier, com desconforto muscular na coxa direita, o segundo clássico do ano é vital nas chances de classificação, que podem ficar ainda menores em caso de mais um tropeço. Ainda sem o zagueiro Mauricio Lemos, que passa por condicionamento físico, o Vasco faz seu primeiro clássico na temporada.

Fonte: Extra

Comente

Veja também
Defesa do Vasco não é vazada pela 1ª vez no Brasileiro

Carille elogiou a defesa do Vasco após empate, mas cobrou que os zagueiros melhorem os números defensivos.

Fenerbahçe tem interesse em Lucas Freitas e fará proposta em breve

Representantes do Fenerbahçe estiveram no Maracanã para observar o zagueiro Lucas Freitas, no clássico contra o Flamengo.

Léo Jardim é decisivo mais uma vez no Vasco enquanto discute renovação

Léo Jardim teve uma noite inesquecível diante do Flamengo no Maracanã, enquanto discute sua renovação com o Vasco.

Atuação em clássico pode ser virada de chave para o Vasco na temporada

O Vaco da Gama mostrou comportamento e a postura diferentes diante do Flamengo no clássico realizado no Maracanã.

Carille analisa atuações de João Victor e puxa orelha do zagueiro

O técnico Fábio Carille afirmou que o zagueiro João Victor precisa aprender a ser mais simples nas jogadas.

Repórter afirma que foi ameaçado e xingado por Pedrinho no Maracanã

Repórter Pablo Raphael Rua afirmou que registrou uma boletim de ocorrência contra presidente Pedrinho e Marcelo Sant’anna.

Vasco faz jogo competitivo contra o Flamengo e dá tranquilidade a Carille

O Vasco da Gama fez um bom jogo contra o Flamengo e poderia ter feito o primeiro gol do clássico no Maracanã.

Carille dispara ao falar sobre reforços e elogia administração de Pedrinho

Fábio Carille afirmou que aceitou a proposta do Vasco sabendo que não faria loucuras para montar um time excelente.

Romário mostra otimismo ao falar do Vasco e faz convite a Léo Jardim

O ídolo Romário confia no trabalho realizado no Vasco da Gama e diz que o time vascaíno tem crescido bastante.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.