Vasco x Coritiba já teve duelos marcantes; relembre alguns

O último grande confronto entre Vasco da Gama x Coritiba foi a final da Copa do Brasil 2011, com o Cruzmaltino se sagrando campeão.

Coritiba x Vasco pela final da Copa do Brasil 2011
Coritiba x Vasco pela final da Copa do Brasil 2011

Vasco e Coritiba irão fazer o seu segundo confronto do ano, no sábado (16), no estádio São Januário; o Coritiba, atual lanterna do Campeonato Brasileiro e com a pior ataque da competição (22 gols), joga pelo tudo ou nada – o Vasco da Gama, time que ronda a zona de rebaixamento e também é uma das equipes mais sofreu gols nesse Campeonato Brasileiro (39 gols sofridos), lida com a partida como primordial para sair da situação que se encontra. O jogo estará marcado não só por dois times que se encontram em situações complexas na competição, a partida também servirá para lembrar esse confronto que tantas vezes já foi palco de grandes jogos.

TORNEIO ROBERTO GOMES PEDROSA

Os dois times já se enfrentaram em jogos como o de 1969, na primeira rodada do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, naquele domingo, 07 de setembro de 1969, o Coritiba venceu a partida contra o clube carioca pelo placar de 2×1; naquele mesmo campeonato, o clube alviverde terminou em 12º, enquanto o Gigante da Colina, terminou em 17º na classificação final (último colocado).

COPA DO BRASIL 2011

Outros jogos mais do que memoráveis para a história desse confronto, são as partidas das finais da Copa do Brasil de 2011. O Coritiba, jamais tinha chegado tão longe em uma Copa do Brasil; suas melhores colocações tinham sido em 1991, 2001 e 2009, quando o time disputou as semifinais da competição. Já o clube do Alto da Colina, em 2006, tinha chegado até a final, porém, foi derrotado nas duas partidas pelo seu rival de estado, o Flamengo.

Como foi definido pelo sorteio do dia 26 de maio daquele mesmo ano, a primeira partida do confronto foi realizada no estádio São Januário, com mando de campo da equipe carioca. O time do Alto da Glória era recheado de jogadores que são muito bem lembrados pela torcida até hoje, eram eles: Edson Bastos, Rafinha (está de volta ao Couto Pereira desde 2019), Anderson Aquino, Marcos Aurélio, Vanderlei, Tcheco, o angolano Geraldo e o técnico dessa equipe era o saudoso Marcelo Oliveira. Também do lado alvinegro, o time contava com Fernando Prass, Diego Souza, Fagner, Dedé, Alecsandro, Felipe e o maestro da equipe era o técnico Ricardo Gomes.

Jogo de ida

O jogo de ida das finais ocorreu no dia primeiro de junho, às 21h50 (horário de Brasília). Mesmo com boa atuação do goleiro Coxa-Branca, Edson Bastos, o Vasco da gama venceu a partida pelo placar de 1×0, com gol na segunda etapa de Alecsandro e com esse placar deixou tudo aberto para o jogo da volta no Couto Pereira na semana seguinte.

O apagar das luzes

Já o jogo da volta, o que não faltou foi emoção. A aplicação da regra do “gol fora”, fazia com que o Coxa tivesse que vencer a partida por mais de dois gols de diferença, sem que tomasse nenhum gol da equipe carioca. O jogo foi difícil, nenhuma das duas equipes pararam de buscar o resultado em nenhum momento. O Coritiba, mesmo jogando em casa e tendo a obrigação de fazer o placar, saiu atrás no marcador, Alecsandro, aquele mesmo que fez o gol no jogo de ida, foi quem estreou o placar em Curitiba. Mas aquela partida teria que dar mais emoção para quem foi assistir, pouco mais de 15 minutos depois do gol vascaíno, o Coxa empata a partida com um gol de cabeça de Bill; ao apagar das luzes do primeiro tempo, Davi, o 10 Coxa-branca, faz o segundo do Verdão.

Após mais de dez minutos do reinicio de jogo, toda a boa atuação da primeira partida das finais de Edson Bastos, foram por água a baixo; Eder Luís, com um chute de média-distancia, deixa tudo igual no Couto Pereira. Nesse momento, o Alviverde estava em uma situação complexa para conseguir o tão almejado título da Copa do Brasil. Mas parece que os jogadores queriam fazer com que o valor pago no ingresso valesse a pena. Em uma bola solta na entrada da área, o meio campista Willian, acertou um belíssimo chute no ângulo de Fernando Prass; para aqueles que estavam no estádio, talvez fosse o ânimo necessário para que o Verdão fosse atrás do título. Bill até que tentou por diversas vezes, mas não iria sair daquilo. O Coritiba venceu, mas não saiu com o título naquela noite.

Muitos jogadores ficaram marcados na história do clube naquela campanha e a partir daquele ano, Coritiba e Vasco da Gama tem sempre um gosto diferente para cada um dos seus torcedores. A partida da trigésima rodada do Campeonato Brasileiro 2020/2021 trará de volta essas duas equipes frente a frente novamente. Acompanhe tudo sobre o jogo e sobre as equipes no Twitter, Facebook e Instagram do Esportes News Mundo.

Fonte: Esporte News Mundo

Mais sobre:Coritiba
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se despede e faz balanço do trabalho no Cruzeiro

De saída para o Vasco da Gama, em nota de despedida, Pedro Martins relembra trajetória no Cruzeiro e agradece oportunidade.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco encerra preparação para encarar o Criciúma; veja trechos do treino

Confira trechos do treino do Vasco da Gama nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa, o último antes do jogo contra o Criciúma.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.