Vasco volta a jogar bem, Payet se destaca como armador e é ovacionado em SJ

Com boa atuação de Payet, o Vasco da Gama teve bom desempenho diante do Fortaleza e chega animado para o Clássico dos Milhões.

Vegetti e Payet durante Vasco x Fortaleza
Vegetti e Payet durante Vasco x Fortaleza (Foto: André Durão/ge)

Foi uma noite de Payet em São Januário. O francês completou dois meses de Vasco nesta semana e deu o presente para os torcedores que lotaram o estádio para a partida contra o Fortaleza, com o gol da vitória que tirou a equipe do Z-4 momentaneamente. Com grande atuação do meia, não por acaso, o time de Ramón Díaz voltou a jogar bem e mereceu o resultado fundamental na luta contra o rebaixamento.

O Vasco não havia jogado bem nas últimas três partidas. O desempenho no empate contra o São Paulo foi protocolar, a derrota de goleada para o Santos foi ruim, e a vitória contra o América-MG foi no sufoco. Contra o Fortaleza, era esperado que a equipe e Payet dessem respostas em campo. E elas vieram.

A noite que o francês teve contra o Fortaleza era sonhada pela maioria dos torcedores desde o anúncio da contratação do reforço mais badalado da janela, que chegou com a missão de tapar o buraco no setor de criação, como um bom e velho “camisa 10”, e ser decisivo. Depois da pausa para a data Fifa, havia a expectativa de como Payet se apresentaria, e o francês mostrou estar mais adaptado.

Ramón escalou o Vasco com Marlon Gomes na vaga de Paulinho, suspenso, e manteve o esquema 4-1-4-1, com Pec e Payet abertos pelas pontas, e Praxedes e Marlon no meio, com Zé Gabriel mais recuado.

Na primeira etapa, como ponta-esquerda, Payet já vinha jogando bem, mas o principal destaque foi Praxedes, que assumiu um protagonismo maior com a ausência de Paulinho no meio-campo. O Vasco sufocou a equipe do Fortaleza no primeiro tempo e comandou boa parte dos primeiros 45 minutos. O camisa 21 levou perigo em pelo menos três oportunidades e travou um duelo particular com João Ricardo, goleiro do Fortaleza.

Após a saída de Marlon Gomes no intervalo, lesionado, quando Payet foi deslocado da ponta-esquerda para o meio, o jogador foi ainda mais participativo. Mais “leve”, perto de Vegetti, criou e ensaiou algumas arrancadas pelo centro do campo. Dos pés de Praxedes, saiu o passe que encontrou o francês na entrada da área, para cortar a defesa e mandar de canhota no canto de João Ricardo, sem chances para o goleiro, no primeiro gol com a camisa do Vasco.

Léo Jardim importante mais uma vez

A euforia do gol de Payet incendiou a atmosfera de São Januário, e a torcida do Vasco vibrou ainda mais após o susto da cabeçada de Pochettino, no lance seguinte do gol, em que Léo Jardim operou um milagre ao tirar a bola praticamente em cima da linha.

O goleiro do Vasco, que havia sido o melhor em campo nas partidas contra o América-MG e São Paulo, teve mais uma noite de brilho neste Campeonato Brasileiro. Léo Jardim fez outras duas defesas importantes, em chutes de Marinho e Calebe, que garantiram a vitória fundamental em casa.

Jogadores “recuperados” por Ramón também vão bem

Com a ausência de Medel, cedido à seleção chilena, Maicon foi titular pela quarta oportunidade seguida e teve destaque mais uma vez. O zagueiro ganhou todos os cinco duelos que travou pelo chão e três das quatro disputas aéreas que teve.

Se na chegada de Ramón Díaz, o zagueiro foi para o fim da fila no elenco, Maicon se consolidou como terceira opção na defesa com as boas atuações recentes e parece estar de vez na disputa pela titularidade na zaga.

Outro jogador que estava “esquecido” no elenco era o lateral-direito Paulo Henrique. Com a queda de rendimento de Pumita Rodríguez, Robson Bambu chegou a ser utilizado na lateral em diversas rodadas. Na partida contra o São Paulo, na última rodada, Paulo Henrique ganhou a oportunidade e foi titular pela primeira vez depois de cinco meses no clube.

Nesta quinta-feira, na vitória do Vasco sobre o Fortaleza, Paulo Henrique teve destaque. Apoiou bem ofensivamente, como na arrancada em que saiu o gol de Payet, e salvou uma chance na defesa, em que Machuca saiu cara a cara com Léo Jardim, e o lateral cortou para escanteio ainda no primeiro tempo, com o jogo 0 a 0.

Com muita doação na defesa, desde Vegetti, voltando para marcar o tempo inteiro, o Vasco resistiu à pressão do bom time do Fortaleza no fim do segundo tempo e saiu com os três pontos em uma noite de uma bela exibição. Se a rodada não foi boa nos outros jogos, com as vitórias de Goiás e Bahia, a equipe de Ramón Díaz fez sua parte. Payet foi ovacionado pela torcida, que fez a festa.

Payet ovacionado pela torcida em SJ

Aproveitamento e futuro

O Vasco dormiu nesta quarta-feira fora do Z-4, com 30 pontos na 16ª posição, mas o Santos jogará nesta quinta contra o Bragantino e, se pontuar, ultrapassa a equipe de São Januário. O importante, no entanto, era vencer após a goleada sofrida contra o Santos e o empate contra o São Paulo.

Mas vencer com uma boa atuação e tendo Payet como decisivo, em mais uma noite de grande público em São Januário, era ainda mais importante. Principalmente, antes de um clássico contra o rival Flamengo, no domingo, às 16h, no Maracanã.

Com as voltas de Medel e Paulinho, as boas atuações de Maicon e Paulo Henrique, e a melhor partida de Payet com a camisa do Vasco, em uma nova função em um diferente esquema, Ramón Díaz e comissão ganham ainda mais elementos para montar o time para o “Clássico dos Milhões”. A torcida, em sintonia com o time, como no vídeo abaixo, também ganha mais motivos para seguir acreditando.

O objetivo é único: seguir pontuando e evoluindo para escapar da zona da confusão do Brasileirão, que vai do 12º colocado até o 18º, em uma diferença de apenas dois pontos. Com isso, o Vasco seguirá a profecia de Ramón Díaz e “no va a bajar”.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Payet em ação pelo Vasco contra o Fortaleza
Payet reencontra Fortaleza, rival do 1º gol pelo Vasco

Meia francês do Vasco da Gama, Payet é uma das esperanças do time contra o Fortaleza, nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco exalta o Vasco e projeta: ‘Voltar aos títulos’

O técnico português afirmou exaltou o Vasco da Gama e afirmou que ajudará a voltar ao patamar que merece.

Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco chega ao Rio para assumir o Vasco e deixa recado à torcida

O técnico Álvaro Pacheco destacou a vontade muito grande de ajudar o Vasco da Gama e exaltou a força da torcida.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Brasileiro que ‘roubou’ boina de Álvaro Pacheco fala sobre perfil do técnico

Atacante Cassiano, que considera Álvaro Pacheco um pai, trabalhou com o novo treinador do Vasco da Gama no Vizela e no Estoril.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco revela expectativa para possível chegada de Coutinho ao Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama, o português Álvaro Pacheco falou sobre a chance de trabalhar com Philippe Coutinho.