Vasco volta a jogar bem, Payet se destaca como armador e é ovacionado em SJ

Com boa atuação de Payet, o Vasco da Gama teve bom desempenho diante do Fortaleza e chega animado para o Clássico dos Milhões.

Vegetti e Payet durante Vasco x Fortaleza
Vegetti e Payet durante Vasco x Fortaleza (Foto: André Durão/ge)

Foi uma noite de Payet em São Januário. O francês completou dois meses de Vasco nesta semana e deu o presente para os torcedores que lotaram o estádio para a partida contra o Fortaleza, com o gol da vitória que tirou a equipe do Z-4 momentaneamente. Com grande atuação do meia, não por acaso, o time de Ramón Díaz voltou a jogar bem e mereceu o resultado fundamental na luta contra o rebaixamento.

O Vasco não havia jogado bem nas últimas três partidas. O desempenho no empate contra o São Paulo foi protocolar, a derrota de goleada para o Santos foi ruim, e a vitória contra o América-MG foi no sufoco. Contra o Fortaleza, era esperado que a equipe e Payet dessem respostas em campo. E elas vieram.

A noite que o francês teve contra o Fortaleza era sonhada pela maioria dos torcedores desde o anúncio da contratação do reforço mais badalado da janela, que chegou com a missão de tapar o buraco no setor de criação, como um bom e velho “camisa 10”, e ser decisivo. Depois da pausa para a data Fifa, havia a expectativa de como Payet se apresentaria, e o francês mostrou estar mais adaptado.

Ramón escalou o Vasco com Marlon Gomes na vaga de Paulinho, suspenso, e manteve o esquema 4-1-4-1, com Pec e Payet abertos pelas pontas, e Praxedes e Marlon no meio, com Zé Gabriel mais recuado.

Na primeira etapa, como ponta-esquerda, Payet já vinha jogando bem, mas o principal destaque foi Praxedes, que assumiu um protagonismo maior com a ausência de Paulinho no meio-campo. O Vasco sufocou a equipe do Fortaleza no primeiro tempo e comandou boa parte dos primeiros 45 minutos. O camisa 21 levou perigo em pelo menos três oportunidades e travou um duelo particular com João Ricardo, goleiro do Fortaleza.

Após a saída de Marlon Gomes no intervalo, lesionado, quando Payet foi deslocado da ponta-esquerda para o meio, o jogador foi ainda mais participativo. Mais “leve”, perto de Vegetti, criou e ensaiou algumas arrancadas pelo centro do campo. Dos pés de Praxedes, saiu o passe que encontrou o francês na entrada da área, para cortar a defesa e mandar de canhota no canto de João Ricardo, sem chances para o goleiro, no primeiro gol com a camisa do Vasco.

Léo Jardim importante mais uma vez

A euforia do gol de Payet incendiou a atmosfera de São Januário, e a torcida do Vasco vibrou ainda mais após o susto da cabeçada de Pochettino, no lance seguinte do gol, em que Léo Jardim operou um milagre ao tirar a bola praticamente em cima da linha.

O goleiro do Vasco, que havia sido o melhor em campo nas partidas contra o América-MG e São Paulo, teve mais uma noite de brilho neste Campeonato Brasileiro. Léo Jardim fez outras duas defesas importantes, em chutes de Marinho e Calebe, que garantiram a vitória fundamental em casa.

Jogadores “recuperados” por Ramón também vão bem

Com a ausência de Medel, cedido à seleção chilena, Maicon foi titular pela quarta oportunidade seguida e teve destaque mais uma vez. O zagueiro ganhou todos os cinco duelos que travou pelo chão e três das quatro disputas aéreas que teve.

Se na chegada de Ramón Díaz, o zagueiro foi para o fim da fila no elenco, Maicon se consolidou como terceira opção na defesa com as boas atuações recentes e parece estar de vez na disputa pela titularidade na zaga.

Outro jogador que estava “esquecido” no elenco era o lateral-direito Paulo Henrique. Com a queda de rendimento de Pumita Rodríguez, Robson Bambu chegou a ser utilizado na lateral em diversas rodadas. Na partida contra o São Paulo, na última rodada, Paulo Henrique ganhou a oportunidade e foi titular pela primeira vez depois de cinco meses no clube.

Nesta quinta-feira, na vitória do Vasco sobre o Fortaleza, Paulo Henrique teve destaque. Apoiou bem ofensivamente, como na arrancada em que saiu o gol de Payet, e salvou uma chance na defesa, em que Machuca saiu cara a cara com Léo Jardim, e o lateral cortou para escanteio ainda no primeiro tempo, com o jogo 0 a 0.

Com muita doação na defesa, desde Vegetti, voltando para marcar o tempo inteiro, o Vasco resistiu à pressão do bom time do Fortaleza no fim do segundo tempo e saiu com os três pontos em uma noite de uma bela exibição. Se a rodada não foi boa nos outros jogos, com as vitórias de Goiás e Bahia, a equipe de Ramón Díaz fez sua parte. Payet foi ovacionado pela torcida, que fez a festa.

Payet ovacionado pela torcida em SJ

Aproveitamento e futuro

O Vasco dormiu nesta quarta-feira fora do Z-4, com 30 pontos na 16ª posição, mas o Santos jogará nesta quinta contra o Bragantino e, se pontuar, ultrapassa a equipe de São Januário. O importante, no entanto, era vencer após a goleada sofrida contra o Santos e o empate contra o São Paulo.

Mas vencer com uma boa atuação e tendo Payet como decisivo, em mais uma noite de grande público em São Januário, era ainda mais importante. Principalmente, antes de um clássico contra o rival Flamengo, no domingo, às 16h, no Maracanã.

Com as voltas de Medel e Paulinho, as boas atuações de Maicon e Paulo Henrique, e a melhor partida de Payet com a camisa do Vasco, em uma nova função em um diferente esquema, Ramón Díaz e comissão ganham ainda mais elementos para montar o time para o “Clássico dos Milhões”. A torcida, em sintonia com o time, como no vídeo abaixo, também ganha mais motivos para seguir acreditando.

O objetivo é único: seguir pontuando e evoluindo para escapar da zona da confusão do Brasileirão, que vai do 12º colocado até o 18º, em uma diferença de apenas dois pontos. Com isso, o Vasco seguirá a profecia de Ramón Díaz e “no va a bajar”.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
João Victor em São Januário
Banco de reservas do Vasco custou quase R$ 100 milhões

Os jogadores que ficarão no banco de reservas contra o Criciúma custaram quase R$ 100 milhões aos cofres do Vasco da Gama.

João Victor sofreu um acidente leve a caminho da concentração do Vasco
João Victor sofre acidente leve a caminho do Vasco; zagueiro está entre relacionados

O zagueiro do Vasco da Gama, João Victor se acidentou a caminho da concentração, mas não se machucou e não será problema para o jogo.

Claudio Tencati durante treino do Criciúma
Olho no rival! Escalação do Criciúma contra o Vasco

Confira a escalação do Criciúma para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pela 4ª rodada do Brasileiro.

Criciúma 1x0 Vasco pela Série B de 2016
Vasco leva vantagem no retrospecto contra o Criciúma

O Vasco da Gama enfrenta o Criciúma neste sábado (27), em São Januário, pelo Brasileirão; os times já duelaram 24 vezes.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.