Vasco venceu o ABC, no sufoco, em 2011 pela Copa do Brasil; relembre

O Vasco da Gama enfrentou o ABC pela segunda fase da Copa do Brasil de 2011, ano em que conquistou o 1º título da competição.

Felipe em ação pelo Vasco contra o ABC pela 2ª fase da Copa do Brasil 2011
Felipe em ação pelo Vasco contra o ABC pela 2ª fase da Copa do Brasil 2011

O Vasco enfrenta o ABC, nesta quinta, às 19h30, em São Januário, em jogo único pela segunda fase da Copa do Brasil. Um adversário que também esteve no caminho em 2011, na única vez que o clube carioca conquistou a competição.

Um título que ficou marcado como a última grande conquista do Vasco. Um jejum de 12 anos em relação a competições nacionais que o Vasco, agora com o investimento da SAF, espera encerrar em um futuro breve.

Coincidentemente, o ABC também foi o adversário do Vasco na segunda fase da Copa do Brasil de 2011. Diferentemente da atual edição, no entanto, a vaga foi decidida em dois jogos. No primeiro, no Frasqueirão, em Natal, empate por 0 a 0.

Havia a possibilidade de o Vasco eliminar o confronto de volta caso vencesse por dois gols de diferença. Algo que não ocorreu, e a decisão ficou para São Januário. O que ninguém esperava era o sufoco que os vascaínos passariam.

Em 6 de abril de 2011, a torcida lotou São Januário. A julgar pela empolgação, o esperado era que o Vasco entrasse em campo atropelando o ABC. Mas não foi o que ocorreu.

O time comandado por Ricardo Gomes tinha estrelas como Fernando Prass, Dedé, Felipe Maestro, Diego Souza, Éder Luis, Alecsandro, além de então jovens promissores como Romulo e Allan. Mas quem saiu na frente foi o ABC, com um gol de Cascata, aos 18 minutos do primeiro tempo.

Naquela época, com gol qualificado, o Vasco precisaria de dois gols para avançar. Um empate já não serviria mais. Os torcedores tentaram empurrar o time ao som de “O Vasco é o time da virada”, mas a equipe não respondeu em campo. Na saída para o intervalo o clima foi de apreensão.

A equipe que ficou conhecida como “Trem Bala da Colina”, no entanto, enfim despertou na etapa final. Logo no início do segundo tempo, o lateral Ramon foi derrubado na área. O árbitro marcou pênalti e expulsou Thiago Garça, do ABC. Alecsandro empatou a partida e inflamou São Januário.

Ainda faltava um gol. Mas com um jogador a mais, em casa, parecia questão de tempo. No entanto, a virada veio com pinceladas de drama. O goleiro Wellington, do ABC, fechava o gol, o que aumentava a apreensão dos vascaínos.

Aos 32, veio a virada. Eder Luis foi até a linha de fundo e cruzou para Bernardo marcar. O jogador, que havia entrado no segundo tempo na vaga de Fellipe Bastos, comemorou explosivamente com o banco de reservas e com os torcedores. A vaga veio em clima de festa em São Januário.

O resto é história. Após passar pelo ABC, o Vasco superou Sport, Athletico-PR, Avaí e Coritiba, na decisão. Um time que marcou época, deixou saudades e inspira o clube, em uma nova fase, a buscar novas glórias para sua galeria.

Confrontos entre Vasco e ABC na Copa do Brasil

  • 1994 – ABC 0 x 2 Vasco (Gols: Valdir e Denner) | Vasco 1 x 1 ABC (Gols: Valdir e Renílson)
  • 2011 – ABC 0 x 0 Vasco | Vasco 2 x 1 ABC (Gols: Alecsandro e Bernardo; Cascata)
  • 2014 – Vasco 1 x 1 ABC (Gols: Kleber e João Paulo) | ABC 2 x 1 Vasco (Gols: Madson e Marlon; Maxi Rodriguez)
  • 2020 – Vasco 1 x 0 ABC (Gol: Cano)

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

Sair da versão mobile