Vasco vence o Paulistano de virada por 76 a 70 pelo NBB

Com a vitória diante do Paulistano, o Vasco da Gama chegou a sua décima vitória em 14 jogos disputados no NBB.

Vasco x Paulistano
Vasco x Paulistano (Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta)

Em duelo de duas das melhores equipes do Novo Basquete Brasil (NBB) 2023/2024, o Vasco venceu o Paulistano por 76 a 70, no ginásio Antônio Prado Júnior, casa da equipe paulista, na noite desta segunda-feira. O armador vascaíno Eugeniusz foi o destaque e cestinha da partida com 25 pontos, além de 4 rebotes e 3 assistências. Com isso, o Vasco chegou a sua décima vitória em 14 jogos (10v e 4d), já o Paulistano conheceu sua quinta derrota em 14 partidas (9v e 5d).

Tanto por aproveitamento quanto por pontos, Paulistano e Vasco iniciaram o duelo empatados na quarta colocação do NBB 2023/2024, pois ambos tinham nove vitórias e quatro derrotas na competição. O que justificaria uma partida equilibrada e imprevisível e foi exatamente o que aconteceu.

O jogo

Paulistano começa melhor, mas vê o Vasco equilibrar ainda no primeiro tempo

No entanto, o primeiro quarto começou com o Paulistano atropelando um Vasco desatento, e logo aos três minutos, a equipe da casa fez 10 a 0. Já os visitantes demoraram cinco minutos para fazer a primeira cesta, mas a partir daí começaram a reação, com 11 a 4, com 8 pontos de Basílio. Perto do fim do período, o Gigante da Colina empatou o placar em 20 a 20. No segundo quarto, o Paulistano apertou mais a defesa forçando a equipe carioca a errar, com isso, a equipe Paulista abriu 32 a 25, na metade do período. Porém, o Vasco encontrou a boa forma e fechou o período vencendo por 13 a 6 nos últimos quatro minutos, com o placar em 38 a 37.

Segundo tempo decidido no detalhe e Vasco mais forte no fim

A partida seguiu parelha no terceiro quarto, com constantes trocas na liderança. Prontamente, o Paulistano retomou a frente, mas viu o Vasco passar no placar. Ferreyra, pelos paulistas e Eugeniusz, pelos cariocas fizeram 9 pontos cada no período, mas os donos da casa fecharam o quarto em 61 a 58. No último período, o equilíbrio foi total, com cinco trocas de liderança nos últimos oito minutos de jogo. Após o placar ficar 67 a 65 em favor dos cariocas, não houve mais mudança em quem venceria a partida, ao contrário, o Vasco fez 7 a 3 nos últimos três minutos de partida e confirmar a vitória por 76 a 70.

O próximo compromisso de ambas as equipes será fora de casa. O Vasco segue na capital paulista e vai enfrentar o Pinheiros, no ginásio Henrique Villaboim, nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro. Já o Paulistano vai medir forças com o Brasília, no ginásio Nilson Nelson, neste sábado, no dia 16 de dezembro.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:NBBPaulistano
Comente

Veja também
Relembre os últimos jogos do Vasco na altitude nos últimos 10 anos

O Vasco da Gama enfrenta o Melgar nesta quarta-feira (02/04), em Peru, pela 1ª rodada da Sul-Americana; veja últimos confrontos na altitude.

Nuno Moreira viverá momento inédito na carreira contra o Melgar

Nuno Moreira vive bom início no Vasco e disputará a 1ª partida de um torneio continental como profissional.

Vasco é o 11º no ranking de times que mais formaram atletas para o Brasileiro de 2025

Conforme ranking, o Vasco da Gama tem 18 jogadores da base no plantel e é 11º time que mais formou atletas para o Brasileiro 2025.

Gol de Nuno Moreira é eleito o melhor da 1ª rodada do Brasileiro

Gol de Nuno Moreira, anotado no duelo entre Vasco da Gama x Santos, é eleito o melhor gol da primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Casagrande diz que Pedrinho está apequena o Vasco com clássico em SJ

Walter Casagrande defendeu que os clássicos entre Vasco e Flamengo pelo Brasileiro tem que ser disputado no Maracanã.

Vegetti se casa com brasileira após 13 anos juntos

Pablo Vegetti, atacante do Vasco da Gama, classificou a data do seu casamento como o dia em que foi mais feliz na sua vida.

Vegetti entra na seleção da 1ª rodada do Brasileiro

Destaque do Vasco da Gama na estreia pelo Brasileiro, em virada contra o Santos, Vegetti está na seleção da primeira rodada da competição.

Fazenda rejeita oferta de São Januário como garantia por dívida de FGTS

O Fisco obteve na Justiça a penhora de dois contratos firmados com a SAF do Vasco da Gama, referentes a pagamentos anuais.

Gilmar Ferreira comenta intenção do Vasco de jogar clássico em São Januário

Para o jornalista, é digno o Vasco da Gama querer usar seu estádio, oportunidade em que falou também sobre o jogo de hoje.

Dedé aconselha Carille sobre jogo no Peru e comenta críticas a Coutinho

Dedé afirmou que Carille deveria pensar em um esquema em que Coutinho possa jogar solto contra o Melgar, no Peru.