Vasco vence o Fortaleza nos pênaltis e avança na Copa do Brasil

O Vasco da Gama eliminou o Fortaleza em São Januário e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Jogadores do Vasco contra o Fortaleza, em São Januário
Jogadores do Vasco contra o Fortaleza, em São Januário (Foto: Matheus Lima)

Após um duelo muito disputado, com seis gols nos 90 minutos, o Vasco venceu o Fortaleza na decisão por pênaltis e ficou com a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Com um empate de 0 a 0 na ida, agora jogando em São Januário, o Cruzmaltino e os cearenses protagonizaram um duelo eletrizante que terminou com o empate em 3 a 3 no tempo normal.

Na disputa de pênaltis, Léo Jardim pegou a última cobrança do Fortaleza e decretou a vitória por 5 a 4. A classificação renderá 3,3 milhões de Reais para quem avançar às oitavas da Copa do Brasil.

O jogo

O primeiro tempo em São Januário foi bastante movimentado. Tarimbado, o Fortaleza não se intimidou com o clima no caldeirão cruzmaltino. Depois de arrancar um empate em plena Bombonera diante do Boca Juniors, a equipe cearense é capaz de enfrentar qualquer desafio e buscou impor seu estilo de posse de bola. O Vasco, ainda buscando se afirmar na temporada, parecia sentir mais a pressão do jogo do que os visitantes.

O Fortaleza criou a primeira oportunidade de gol logo aos três minutos, numa finalização desperdiçada por Marinho. O mesmo camisa 11 não vacilou e abriu o placar aos sete. A defesa vascaína deu bobeira na saída de bola e Pochettino ficou com a sobra e enfiou na medida para Marinho, na direita. O atacante entrou na área e quase sem ângulo bateu cruzado para marcar.

A equipe carioca não se abalou com o gol e partiu em busca do empate, o que não demorou a acontecer. Aos 11, em jogada rápida, Payet lança pelo alto mirando a entrada de Lucas Piton. Marinho se antecipa e corta com o peito. O VAR chamou o árbitro Wilton Pereira Sampaio que, após a revisão do lance à beira do gramado, assinalou o toque no braço do jogador do Fortaleza e, consequentemente, o pênalti. Vegetti bateu e deixou tudo igual aos 16.

Com a igualdade no placar, o jogo ficou um pouco truncado, mas logo voltou a proporcionar um bom espetáculo, com bons lances até o fim da primeira etapa. O Fortaleza foi superior e criou as principais oportunidades de gol, principalmente depois dos 30 minutos. Destaque para a bola no travessão em cabeçada de Lucero após grande jogada de Felipe Jonatan e Breno Lopes pelo lado esquerdo.

A melhor qualidade do Fortaleza voltou a ficar evidente no início do segundo tempo. O Vasco tentava se manter no ataque e pressionar o adversário, mas foi rapidamente punido. Aos nove, Lucero recebe na esquerda e puxa o contra-ataque. O centroavante dá uma caneta em Maicon, gira e toca no meio para Pochettino, que abriu na direita para Pikachu e recebeu de volta na área. O camisa sete tentou finalizar mas a bola saiu mascada e sobrou para Lucero completar para a rede. O assistente assinalou o impedimento, mas o VAR confirmou a validade do lance e o Fortaleza voltou a ficar à frente no placar.

Apesar do bom momento do Fortaleza, o roteiro do primeiro tempo se repetiu. Com muita raça e velocidade, o Vasco chegou ao empate aos 20 minutos. Adson puxou contra-ataque em velocidade pela direita, toca para Payet que vê a entrada de Puma pela esquerda e enfia. O lateral cruzou na medida para Vegetti cabecear na pequena área.

O Vasco cresceu em campo na reta final, enquanto o Fortaleza diminuiu o ritmo. Comandado pelo francês Payet em grande noite, o Cruzmaltino virou aos 30. O camisa 10 recebeu na esquerda do ataque e deu passe na medida para Lucas Piton, que avançou pela esquerda e chutou cruzado e rasteiro. O goleiro João Ricardo falhou e a bola morreu no fundo da rede.

Mas a história do confronto não estava escrita. Aos 43 minutos, Tinga domina na direita e rola para Hércules no meio. Livre de marcação e próximo da área, o volante Hércules acerta belo chute no canto que Léo Jardim não conseguiu alcançar. Tudo igual pela terceira vez.

O duelo seguiu bastante disputado até o apito final, com as duas equipes buscando a vitória, mas prevaleceu a igualdade no tempo normal e decisão foi para os pênaltis.

Payet abriu as cobranças do Vasco e converteu. Ele foi seguido por Lucero, que deixou tudo igual. Sforza deixou o Vasco na frente com uma batida no ângulo. Pikachu foi o próximo e bateu no canto. Autor do terceiro gol, Lucas Piton foi para a terceira cobrança do Vasco e converteu com uma batida no cantinho. Hércules, que marcou o gol aos 43 do segundo tempo, não comprometeu e deixou tudo igual, 3 a 3.

A seguir, Puma fez o quarto para o Vasco e José Welison empatou. Na quinta cobrança, o artilheiro Vegetti bateu forte no meio do gol e jogou a responsabilidade para o jovem Kervin Andrade, que viu o goleiro Léo Jardim voar e classificar o Vasco.

Ficha técnica

Vasco 3 (5) X (4) 3 Fortaleza

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Terça-feira, 21 de maio de 2024
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR-Fifa) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Wagner Reway (PB-VAR-Fifa)
Cartões amarelos: João Victor, Payet, PH (Vasco); Marinho (Fortaleza)
Gols:
Vasco: Vegetti, aos 16 min do 1º tempo, e aos 20 min do 2º tempo; Piton, aos 30 min do 2º tempo
Fortaleza: Marinho, aos 7 min do 1º tempo; Lucero, aos 9 e Hércules aos 43 min do 2º tempo

Vasco: Léo Jardim, João Victor (Puma Rodríguez), Maicon, Léo e Lucas Piton; Sforza, Galdames (Mateus Carvalho) e Payet; Adson (PH), David (Rayan) e Vegetti
Técnico: Rafael Paiva (Interino)

Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Kuscevic, Titi (Kervin) e Felipe Jonatan; José Welison, Matheus Rossetto (Hércules) e Pochettino (Machuca); Marinho (Yago Pikachu), Lucero e Breno Lopes (Moisés)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Fonte: Gazeta Esportiva

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.