Vasco vence o CSA e avança na Copa do Brasil
O Vasco da Gama ganhou do CSA pelo placar de 3x1 em São Januário, e avançou às quartas de final da Copa do Brasil.

Na noite desta quinta-feira (7), o Vasco venceu o CSA por 3 a 1 em São Januário e avançou às quartas de final da Copa do Brasil. O Cruz-Maltino teve um amplo domínio sobre a equipe alagoana no primeiro tempo e construiu a vantagem com gols de Rayan, Coutinho e Tchê Tchê. Na etapa complementar, porém, o Gigante da Colina caiu muito de produção e viu o adversário descontar com Brayann.
Apesar do desempenho bem abaixo no segundo tempo e dos sustos, o Vasco assegurou a vitória e findou uma sequência de sete jogos sem vencer – foram quatro empates e três derrotas neste período.
Na partida de ida, os dois times ficaram no empate por 0 a 0. O sorteio das quartas de final acontecerá na próxima terça-feira, dia 12 de agosto.
A equipe de Fernando Diniz, agora, volta as atenções para o Brasileirão. O próximo compromisso do Gigante da Colina será contra o Atlético-MG, às 16h de domingo, em São Januário, pela 19ª rodada do campeonato.
O jogo
O Vasco chegou para a partida pressionado por causa da má fase, mas soube lidar muito bem com a situação durante a etapa inicial e construiu uma grande vantagem no primeiro tempo. A equipe do técnico Fernando Diniz se impôs desde o começo, e o gol parecia questão de tempo.
Aos 20 minutos, ele veio. Nuno Moreira descolou ótimo passe para Lucas Piton, que invadiu a área pelo lado esquerdo e fez o cruzamento para o meio. A bola desviou na marcação e sobrou para Rayan, que soltou a bomba para balançar as redes.
Quase na sequência, o CSA chegou com perigo pela primeira vez e até balançou as redes com Guilherme Cachoeira, mas o assistente assinalou o impedimento. O susto não abalou o Vasco, que ampliou a vantagem. Rayan foi acionado pelo lado direito e arriscou um chute de longe. O goleiro espalmou, e Philippe Coutinho apareceu para pegar o rebote e marcar.
No último lance do primeiro tempo, o Cruz-Maltino fez o terceiro gol. Em boa trama pelo lado esquerdo, Nuno acionou Piton, que tocou para Tchê Tchê na área. O camisa 3 passou por um marcador e chutou com desvio para balançar as redes. De acordo com dados do ‘Sofacore’, o Gigante da Colina encerrou a etapa inicial com mais de 70% de posse de bola e 15 finalizações.
A partida, porém, mudou totalmente no segundo tempo. Isso porque o Vasco não manteve a mesma pegada, viu o CSA chegar com perigo logo no início e diminuir a vantagem cruz-maltina. Após cobrança de escanteio de Guilherme Cachoeira aos quatro minutos, Brayann subiu para finalizar de cabeça e marcar.
O gol do time de Alagoas não trouxe nenhum senso de urgência para o Cruz-Maltino. O Vasco não conseguiu impor aquele ritmo do primeiro tempo e grande parte das chances criadas pelos cariocas não assustavam.
Não por acaso, a principal oportunidade veio num erro do goleiro, que tocou para Garre dentro da área. No entanto, o argentino demorou para concluir e chutou em cima de Gabriel Félix.
O CSA, por sua vez, conseguia chegar com perigo. Tiago Mendes teve uma chance de ouro para fazer o segundo e colocar fogo no jogo, mas finalizou mal e mandou por cima da meta defendida por Léo Jardim. Mais tarde, Brayann gerou apreensão na torcida vascaína com uma cobrança de falta que passou muito perto. Foram as principais oportunidades do time alagoano.
Ficha técnica
Vasco x CSA
- Data e hora: 07/08/2025, às 20h
- Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Raphael Claus (SP)
- Cartões amarelos: Tchê Tchê e Thiago Mendes (VAS) / Baianinho e Camacho (CSA)
- Cartões vermelhos: –
- Gols: Rayan (10) (20’/1ºT) / Philippe Coutinho (2-0) (31’/1ºT) / Tchê Tchê (3-0) (46’/1ºT) / Brayann (3-1) (04’/2ºT)
Vasco (Técnico: Fernando Diniz)
Léo Jardim; Paulo Henrique, Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Jair (Mateus Carvalho), Tchê Tchê (Thiago Mendes), Philippe Coutinho (David) e Nuno Moreira (Garre); Rayan (Puma) e Vegetti.
CSA (Técnico: Márcio Fernandes)
Gabriel Félix; Felipe Albuquerque, Islan, Betão e Enzo; Camacho (Léo Costa), Gustavo Nicola, Silas (Baianinho) e Brayann (Luciano Naninho); Guilherme Cachoeira (Marcelinho) e Tiago Marques (Igor Bahia).
Fonte: O Dia