Vasco vence o Coritiba em São Januário e se mantém na luta pelo acesso à Série A
O Vasco da Gama venceu o Coritiba por 2x1 em São Januário em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O Vasco da Gama venceu o Coritiba por 2×1 em São Januário em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Germán Cano e Nenê marcaram para o Gigante, enquanto Léo Gamalho descontou para o Coxa Branca, em lance marcado pela falha de Ricardo Graça.
Com a vitória, o time comandado por Fernando Diniz foi a 46 pontos, ocupando a sexta colocação, subindo duas posições na tabela, e pode ficar a quatro pontos do G4, caso o Avaí tropece diante do Confiança, em jogo que acontece logo mais às 21h. Caso os catarinenses vençam, a distância seguirá de cinco pontos.
Diniz mandou a campo a seguinte escalação: Lucão; Zeca (Léo Matos), Ricardo Graça, Leandro Castán e Riquelme (Walber); Bruno Gomes, Marquinhos Gabriel e Nenê (Léo Jabá); Gabriel Pec (MT), Morato (Rômulo) e Cano.
Gustavo Morínigo escalou assim, o Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Jhony Douglas (Gustavo Bochecha), Val e Robinho (Waguininho); Matheus Alexandre (Rafinha), Igor Paixão (William Alves) e Léo Gamalho.
Primeiro tempo
O Vasco da Gama iniciou a partida com a posse de bola e apertando o adversário, que se defendia bem. O primeiro escanteio do jogo foi aos 6 minutos, mas a cobrança de Nenê não levou perigo. Aos 18 minutos, o time chegou tocando na área, Gabriel Pec chutou forte e o goleiro soltou nos pés de Germán Cano, Vasco 1×0.
O Coritiba não teve oportunidades no jogo, o Cruzmaltino controlava a partida e chegou com perigo aos 27 minutos, Morato recebeu livre e chutou fraco nas mãos de Wilson. Nos minutos finais da primeira etapa, o time recuou um pouco e permitiu alguns ataques do visitante. Nos acréscimos, Morato roubou bola no meio campo e saiu na cara do goleiro, mas finalizou fraco.
Na segundo tempo
Iniciou a segunda etapa, o Coritiba deu saída na bola e foi para o ataque, Ricardo Graça falhou e Léo Gamalho empatou a partida. Minutos depois, Nenê marcou, mas o bandeira invalidou o gol e após alguns minutos o VAR validou, Vasco 2×1. Aos 20 minutos, Germán Cano saiu livre, mas demorou a bater e finalizou fraco.
Aos 32 minutos, saíram Morato e Gabriel Pec, entraram Rômulo e MT. Os minutos finais foram abertos, os dois times buscando o gol. Aos 43 minutos, saíram Zeca e Nenê, entraram Léo Matos e Léo Jabá. Apesar de toda pressão sofrida, o Vasco saiu com a vitória.
Análise opinativa
Vanderlei, alvo de críticas por boa parte dos torcedores, foi barrado para esse jogo. Lucão é promissor, de talento indiscutível, mas na maioria das oportunidades que teve foi inseguro, falhando em algumas ocasiões, inclusive na eliminação do Vasco na Sul-Americana.
O Cruzmaltino fez um começo de tempo como mandante, ditando o ritmo do jogo, mas pecava nos erros de passes e o adversário parava nas faltas quando podia e não facilitava os ataques vascaínos. Após o gol, contrariando Diniz, o time recuou e deu algumas oportunidades para o Coritiba, que para nossa sorte, não aproveitou. O primeiro tempo foi de boa atuação de todos os jogadores.
Titular com o Fernando Diniz, Ricardo Graça vinha tendo boas atuações, mas falhou grotescamente no lance do gol. Para nossa sorte, Nenê marcou logo depois e apagou o que poderia ter sido uma tragédia anunciada. Riquelme mais uma vez provou que merece a titularidade, foi uma partida espetacular do garoto.
O time perdeu boas oportunidades de ampliar o jogo e correu perigos ao longo da segunda etapa. A importância da torcida é indiscutível, apoiou o tempo todo e mostrou a força que tem para empurrar o time. Mais um resultado providencial para a briga pelo acesso da competição.
Melhores momentos
Veja os principais lances da partida no vídeo do GE.
Fotos
Próximo jogo
O Gigante da Colina vai ao Estádio dos Aflitos no próximo domingo (24), onde enfrentará o Náutico pela 31ª rodada. O adversário venceu a Ponte Preta por 3×2, e ocupa a nona colocação no momento, com 44 pontos conquistados.