Vasco vence o Avaí é líder e torce por torpeço do Corinthians

O Vasco agora soma 65 pontos, contra 64 do Corinthians, que pode chegar a 66 ainda neste final de semana.

Jogando dentro de um estádio lotado em São Januário, o Vasco cumpriu o papel dele e jogou a pressão para o Corinthians na briga pelo título brasileiro. O time carioca venceu o Avaí, por 2 a 0, neste sábado, com gols de Felipe e Élton no segundo tempo, e assumiu provisoriamente a liderança do campeonato. O resultado confirmou o rebaixamento do Avaí para a Série B.

Neste domingo, o Corinthians recebe o Atlético-MG, no Pacaembu, e pode recuperar a ponta. Faltando duas rodadas para o término da competição, o Vasco agora soma 65 pontos, contra 64 do Corinthians, que pode chegar a 66 ainda neste final de semana.

O Avaí, que não conseguiu sair da zona de rebaixamento desde a primeira rodada, é o 20º e último colocado do Brasileirão, com apenas 30 pontos, quatro a menos do que o América-MG, que está na 19ª posição.

Os donos da casa foram superiores durante os 90 minutos e só não abriram o placar na etapa inicial graças as boas defesas do goleiro Moretto. Além disso, os catarinenes tiveram um jogador expulso aos 20 minutos de jogo, quando o volante Júnior Urso recebeu o segundo cartão amarelo.

Na próxima rodada, o Vasco terá pela frente o clássico contra o Fluminense, no domingo, no Engenhão. Antes disso, os cruzmaltinos vão enfrentar a Universidad de Chile, pela Sul-Americana, na quarta-feira. Já o Avaí passa a cumprir tabela no Brasileiro e terá pela frente o Coritiba, no Couto Pereira, no próximo fim de semana.

Os donos da casa foram superiores durante os 90 minutos e só não abriram o placar na etapa inicial graças as boas defesas do goleiro Moretto. Além disso, os catarinenes tiveram um jogador expulso aos 20 minutos de jogo, quando o volante Júnior Urso recebeu o segundo cartão amarelo.

Na próxima rodada, o Vasco terá pela frente o clássico contra o Fluminense, no domingo, no Engenhão. Antes disso, os cruzmaltinos vão enfrentar a Universidad de Chile, pela Sul-Americana, na quarta-feira. Já o Avaí passa a cumprir tabela no Brasileiro e terá pela frente o Coritiba, no Couto Pereira, no próximo fim de semana.

O jogo

Com a necessidade da vitória, o Vasco começou a partida pressionando o Avaí. No entanto, os cruzmaltinos não conseguima finalizar com perigo ao gol catarinense. Somente aos 18 minutos, Éder Luís foi lançado, entrou pela diagonal na área e chutou para grande defesa de Moretto. Para melhorar a situação dos donos da casa, o volante Júnior Urso foi expulso dois minutos depois por fazer falta em Diego Souza e receber o segundo amarelo.

A partir dai, o Vasco passou a criar melhores chances e quase abriu o placar aos 26 minutos. Diego Souza finalizou de dentro da área e viu Moretto fazer grande defesa salvando a abertura do placar. Dois minutos depois, foi a vez de Fágner arriscar, mas para fora.

No entanto, os cruzmaltinos diminuíram o ritmo e viram o Avaí avançar em alguns contra-ataques, mas em nenhum momento ameaçou o goleiro Fernando Prass. Nos minutos finais, os donos da casa voltaram a chegar com perigo e por duas vezes Diego Souza tentou marcar, mas parou em Moretto, principal responsável pelo empate sem gols no intervalo em São Januário.

O Vasco iniciou a etapa final seguindo com a pressão e teve sua primeira boa chance logo com dois minutos. Após boa troca de passes, a bola chegou em Éder Luís, que chutou, mas para fora. Só que três minutos depois não teve jeito. Juninho tocou para Felipe, que passou pelo marcador e chutou com a parte externa do pé, sem chance para Moretto para abrir o placar.

Mesmo após o gol, o Vasco não diminuiu o ritmo e seguiu buscando o gol. Tanto que aos nove minutos, em ataque rápido, a bola foi cruzada e o zagueiro Cássio quase colocou para a própria rede ao se antecipar a Diego Souza. Logo depois, Felipe tabelou com Élton e finalizou para grande defesa de Moretto, que também salvou os visitantes após cobrança de falta de Juninho.

De tanto insistir, os cruzmaltinos ampliaram o placar aos 20 minutos. Bernardo, que havia acabado de entrar, acertou belo cruzamento pela esquerda e Élton cabeceou na rede do Avaí para deixar a torcida mais calma em São Januário.

Depois do segundo gol, o Vasco diminuiu o ritmo e passou a tocar mais a bola. Com isso, o técnico Cristovão Borges aproveitou para tirar os meias Diego Souza e Juninho, para preservá-los para o confronto do meio de semana contra a Universidad de Chile, pela Sul-americana. O Avaí basicamente tentava não levar o terceiro e avançava em contra-ataques sem perigo para Fernando Prass.

Nos minutos finais, o Vasco ainda buscou mais um gol, mas acabou desperdiçando as chances criadas. Com isso, o placar não foi alterado e os cruzmaltinos puderam sair de campo com o sentimento de dever cumprido.

FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 0 AVAÍ

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de novembro de 2011, sábado
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS)
Assistentes: José Franco Filho (RS) e José Silveira (RS)
Renda: R$ 597.900,00
Público: 16.296 pagantes
Cartões amarelos: Rômulo (Vasco)
Cartão vermelho: Júnior Urso (Avaí)
GOLS: VASCO: Felipe, aos 5min do segundo tempo; Élton, aos 20min do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Dedé e Felipe; Jumar, Rômulo, Juninho Pernambucano (Allan) e Diego Souza (Alecsandro); Eder Luis (Bernardo) e Elton
Técnico: Cristóvão Borges

AVAÍ: Moretto; Léo Campos, Cássio, Dirceu e Diogo Orlando (Johnny); Júnior Urso, Bruno, Lincoln (Daniel) e Cleverson (Marcos Paulo); Robinho e William
Técnico: Mauro Ovelha

Fonte: espn

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.

Sair da versão mobile