Vasco vence o Athletico-PR de virada e abre vantagem nas quartas da Copa do Brasil

O Vasco da Gama venceu o Athletico-PR de virada pelo placar de 2x1 e abriu vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil.

Jogadores do Vasco em São Januário
Jogadores do Vasco em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Mais uma vez o Vasco mostrou que é o time da virada, assim como fez na última rodada disputada no Brasileirão. Na noite desta quinta-feira (29), pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, em São Januário, a equipe comandada por Rafael Paiva saiu novamente atrás do marcador, conseguiu a virada sobre o Athletico-PR no segundo tempo e conquistou a vitória pelo placar de 2 a 1. Roteiros muito parecidos e que premiam confrontos grandes entre as equipes.

Com o resultado, o Cruz-Maltino joga por um empate a volta, na Ligga Arena. A partida valendo vaga na semifinal da Copa do Brasil será disputada no dia 11 de setembro, às 21h30.

O jogo
Assim como no primeiro encontro da sequência entre as equipes, na última segunda-feira, pelo Brasileirão, o primeiro tempo foi equilibrado do tamanho do confronto: um grande choque de ideias envolvendo posse de bola e velocidade pelos lados. O Vasco, por sua vez, sentiu um pouco mais o peso dos desfalques em relação ao último jogo – sem Adson e Paulo Henrique, e novamente sem Coutinho e David.

Para repetir o roteiro da partida em São Januário, o Athletico soube aproveitar bem os espaços dados para construir o jogo. O Cruz-Maltino, por sua vez, apostou muito no lado esquerdo com Emerson Rodríguez e Lucas Piton, mas sem êxito. Quem deu as cartas foi o Furacão.

O placar foi aberto aos 31 minutos de partida na Colina Histórica. Canobbio cruzou da esquerda, Mastriani subiu sozinho e ajeitou de cabeça para Christian, que dominou livre frente a frente com Léo Jardim e encheu o pé para estufar a rede. Merecimento do time paranaense na primeira etapa.

O time da virada

Na volta do intervalo, a partida ganhou em emoção na casa do Cruz-Maltino. Rafael Paiva viu sua equipe passar maus bocados logo nas primeiras movimentações – uma com finalização de Mastriani para fora e outra chegada de Canobbio – e considerável queda de desempenho nas disputas por primeira e segunda bola.

Era preciso algo diferente para buscar o resultado. Pensando nisso, o técnico cruz-maltino promoveu entradas de Sforza e Leandrinho para dar dinâmica, além da estreia de Jean David, chileno recém-contratado. Ele entrou no lugar de Payet, que, com um jogo abaixo, recebeu algumas vaias da torcida. E deu resultado.

O Vasco foi para a pressão após as trocas e chegou ao empate aos 34 minutos. O estreante Jean David cruzou pela faixa central do gramado, Rayan ajeitou de peito, e Puma Rodríguez acertou uma bomba no ângulo para marcar um golaço e deixar tudo igual. O time da virada acordou e repetiu a dose para levar vantagem.

Já nos apagar das luzes, aos 47 minutos da segunda etapa, veio a famosa “lei do ex” para dar a vitória ao Gigante da Colina e a vantagem no mata-mata. Lucas Piton cobrou escanteio da esquerda, João Victor escorou e Hugo Moura completou para o gol, de cabeça. 2 a 1 Vasco em São Januário – ele já havia marcado no duelo pelo Brasileirão, mas que foi anulado por posição irregular.

Com a bola rolando, foi o último ato do jogo. Teve tempo apenas para as expulsões de João Victor, do Vasco, e Di Yorio, do Athletico-PR, por confusão no meio do gramado. Confronto aberto, vantagem do Cruz-Maltino e decisão no dia 11 de setembro.

Ficha técnica

Vasco 2 x 1 Athletico-PR

Local: São Januário
Data e hora: 29/8 (quinta-feira), às 20h (de Brasília)
Arbitragem: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Nailton Junior Oliveira

Gols: Puma Rodríguez 34’/2ºT e Hugo Moura 47’/2ºT (VAS); Christian 31’/1ºT (CAP)

Cartões amarelos: João Victor e Vegetti (VAS); Thiago Heleno, Christian, Canobbio e Mycael (CAP)

Cartões vermelhos: João Victor (VAS) e Di Yorio (CAP)

Vasco: Léo Jardim, Puma Rodríguez, Maicon, João Victor e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho (Sforza) e Payet (Jean David); Rayan (GB), Emerson Rodríguez (Leandrinho) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.

Athletico-PR: Léo Linck, Erick, Kaíque Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Gabriel, Christian (João Cruz) e Zapelli; Cuello (Nikão), Canobbio e Mastriani (Di Yorio0. Técnico: Martín Varini.

Fonte: O Dia

Comente

Veja também
Keiller é anunciado pelo Vasco
Keiller pode deixar o Vasco e acertar com o Ceará

Goleiro reserva do Vasco da Gama, Keiller ainda não atuou em nenhum jogo do Cruzmaltino na atual temporada.

Payet em São Januário após vitória
Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza está de volta ao Vasco
Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.