Vasco teve várias mudanças desde o último jogo contra Criciúma; veja quais

Em quatro meses, o Vasco da Gama Vasco mudou de técnico, teve alterações significativas no elenco e na estrutura da SAF.

Pedrinho conversa com o elenco do Vasco
Pedrinho conversa com o elenco do Vasco

A derrota por 4 a 0 para o Criciúma no primeiro turno do Brasileirão foi um divisor de águas para o Vasco em 2024. Menos de quatro meses depois, as equipes se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Heriberto Hulse, mas a impressão é de que se passou mais de um ano do último confronto.

As mudanças que aquele jogo trouxe, e as que vieram depois por outros motivos, dão a impressão de que a goleada sofrida para o Criciúma foi há muito mais tempo do que realmente parece. Em 112 dias, o Vasco mudou de treinador, teve alterações significativas no elenco e na estrutura da SAF — a 777 Partners não é mais controladora do futebol do clube.

Fellipe Mateus (2), Bolasie e Higor Meritão marcaram os gols que garantiram a goleada do Criciúma em São Januário. O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, e o Vasco desperdiçou a chance de empatar o jogo em pênalti perdido por Vegetti, mas a etapa final foi um atropelo carvoeiro, com os três gols finais e a grande atuação de Bolasie.

Saída de Ramón Díaz

A primeira mudança aconteceu cerca de 14 minutos após o fim da partida. Em nota, o Vasco anunciou que Ramón Díaz e Emiliano Díaz não faziam mais parte da comissão técnica do clube. A publicação gerava a dúvida: afinal, eles foram demitidos ou pediram demissão?

O Vasco alega que Ramón Díaz e Emiliano se demitiram no vestiário de São Januário, logo após a partida, e o comunicado foi publicado. No entanto, em entrevista coletiva uma hora depois do fim da partida, a dupla alegou que foi demitida pelo Twitter.

A guerra de versões virou disputa judicial: Ramón Díaz foi até a Fifa cobrar multa de quase R$ 30 milhões do clube, alegando ter sido demitido. A SAF contra-atacou e pede na Fifa que o argentino desembolse o mesmo valor, com o argumento de que ele pediu demissão e, portanto, quebrou o contrato.

Saídas e chegadas de jogadores

A partida contra o Criciúma marcou o último jogo da Era Ramón Díaz, e isso trouxe consequências para o elenco. Gary Medel, ex-capitão da equipe, fez o último jogo dele pelo Vasco nesta partida.

O zagueiro não teve uma boa atuação na goleada contra o Criciúma e foi substituído no intervalo. Depois da demissão de Ramón Díaz, o zagueiro perdeu o espaço. Ele já sofria rejeição de boa parte do elenco após o episódio de agressão em Cauã Paixão, em janeiro.

Apesar de terem atuado naquela partida, Adson, Hugo Moura e Paulo Henrique não atravessavam um bom momento no Vasco contra o Criciúma. Hoje, são três dos pilares da equipe no Brasileirão com Rafael Paiva.

Além dos “reforços internos”, outros nomes chegaram para somar ao elenco do Vasco. A principal contratação do time para a temporada é Philippe Coutinho, que estará de fora da partida por uma lesão. Souza, Alex Teixeira e Emerson Rodríguez também foram contratados.

Mudanças de comando na SAF

Na estrutura do futebol, tudo mudou. Não há nada parecido com o que era antes. Lúcio Barbosa era o CEO da SAF do Vasco. Ao fim da partida, ele falou por telefone com Ramón e Emiliano Díaz, porque não estava no jogo devido a problemas familiares. Segundo fontes ligadas ao ex-CEO, a comissão técnica expôs o desejo de sair do clube e comunicou a decisão. O ge apurou que o treinador não seria demitido por Lúcio e 777 pela goleada sofrida.

Hoje, Lúcio Barbosa não é mais CEO do clube. Com a ação que tirou o controle da SAF do Vasco das mãos da 777 Partners, a associação passou a ter mais participação no dia a dia do clube no futebol, nas figuras de Pedrinho e Felipe. Lúcio Barbosa e Kátia dos Santos, ex-CFO, entregaram os seus respectivos cargos.

A semana do jogo contra o Criciúma marcava a chegada do diretor executivo Pedro Martins, que atualmente está no Botafogo. Ele também pediu para sair depois por “mudanças no comando, método e forma de trabalhar” da SAF do Vasco.

Mudanças no futebol desde o Vasco x Criciúma

  • Acionista majoritário da SAF: antes era a 777 Partners, hoje é o Vasco;
  • CEO da SAF: antes era Lúcio Barbosa, hoje é Carlos Amodeo;
  • CFO da SAF: antes era Katia dos Santos, hoje é Raphael Vianna;
  • Diretor executivo: antes era Pedro Martins, hoje é Marcelo Sant’anna;
  • Treinador: saiu Ramón Díaz, entrou Rafael Paiva.

Outra mudança nítida foi a participação de Pedrinho no dia a dia do futebol do clube. Antes, o presidente nunca havia ido ao CT Moacyr Barbosa, conhecido os jogadores ou sequer participava de qualquer assunto sobre o futebol do Vasco. Hoje, é presença garantida em jogos, nos treinos e nas pautas do futebol, como busca por reforços, contato com os jogadores ou até preleções no vestiário.

A diferença mais notória em campo foi a do desempenho do time. Desde que Rafael Paiva assumiu, o Vasco tem o quarto melhor índice de aproveitamento do Brasileirão e se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil depois de nove anos.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Criciúma
Comente

Veja também
Riquelme em treino no CT Moacyr Barbosa
Riquelme confirma retorno ao Vasco após passagem pelo Sport

Cria das categorias de base do Vasco da Gama, Riquelme participou da campanha de acesso do Sport à Série A do Campeonato Brasileiro.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho impõe condições para acertar com o Vasco

Renato Gaúcho não abre mão de levar sua comissão técnica para o Vasco da Gama, especialmente dois auxiliares.

Vegetti perde pênalti contra o Atlético-GO
Jornalista revela insatisfação de Vegetti sobre tratativas por reajuste salarial no Vasco

O atacante Vegetti recebe R$ 578 mil mensais e tem sondagens para ganhar mais do que o dobro no Vasco da Gama.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho pode reencontrar velhos conhecidos no Vasco

Renato Gaúcho se reunirá com o Vasco da Gama na segunda-feira e pode concretizar seu retorno ao comando do Clube.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Cuello se torna prioridade do Vasco para 2025

Cuello terminou a temporada valorizado no Athletico-PR e preenche os requisitos do Vasco da Gama para a posição.