Vasco teve aumento de torcida e tem a 5ª maior do Brasil, segundo pesquisa

Pesquisa apontou que o Vasco da Gama tem 5% da torcida do Brasil, o que o deixa como a quinta maior nacionalmente.

Torcida do Vasco no jogo contra o Vitória
Torcida do Vasco no jogo contra o Vitória (Foto: Matheus Lima/ Vasco)

A pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest divulgou crescimento nas torcidas de Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco em relação ao levantamento realizado do ano passado. Os quatro integram o top-5 das maiores torcidas do país, que conta ainda com o Corinthians – que apresentou queda no mesmo período.

A variação dos quatro times foi de um ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa, que é 1,4 ponto. O nível de confiabilidade é de 95%.

O Flamengo segue com a maior torcida do Brasil, subindo de 24% para 25%. O Palmeiras, terceiro do ranking, passou de 9% para 10%. O São Paulo teve crescimento de 8% para 9%, enquanto o Vasco saiu de 4% para 5%.

O Corinthians, único que apresentou queda entre os cinco clubes mais citados, segue com a segunda maior torcida do país, segundo o levantamento, mas desceu de 18% para 17%.

Entre os dez clubes com maiores torcidas, ainda estão Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio, com 4% cada, e Inter e Santos, que aparecem com 3% cada.

A pesquisa entrevistou 6.373 pessoas, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas em 278 cidades diferentes. Além de torcedores brasileiros de times de futebol com 16 anos ou mais, o levantamento deste ano teve a inclusão de crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos.

Levantamento de 2024

  • Flamengo – 25%
  • Corinthians – 17%
  • Palmeiras – 10%
  • São Paulo – 9%
  • Vasco – 5%
  • Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio – 4%
  • Inter e Santos – 3%
  • Bahia, Botafogo e Sport – 2%

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco trata técnico e venda da SAF como prioridades a um mês da janela

O Vasco acelera a busca por um novo técnico e trata o avanço da SAF como prioridade antes da abertura da janela de transferências.

Vasco avança por Nelson Deossa com apoio de Marcos Lamacchia

O Vasco da Gama avançou por Nelson Deossa, do Betis, e conta com apoio de Marcos Lamacchia, possível investidor da SAF, na negociação.

Cria do Vasco faz história com o gol mais rápido da Copa do Mundo

Cria do Vasco da Gama, Matías Galarza marcou o gol mais rápido da Copa do Mundo de 2026 e alcançou uma marca inédita para o Clube.

Cria do Vasco, Rayan entra para ranking histórico em estreia na Copa do Mundo

Revelado pelo Vasco da Gama, Rayan estreou na Copa do Mundo e entrou para a lista dos brasileiros mais jovens a defender a Seleção.

Torcida escolhe técnico favorito para assumir o Vasco

Vasco da Gama busca um novo treinador, e torcida aponta favorito para assumir o comando do elenco, em enquete.

Vasco enfrenta o Bragantino hoje pelo Brasileiro Sub-20: veja escalações

Vasco da Gama enfrenta o Bragantino neste sabado, pelo Brasileiro Sub-20. Confira onde assistir, horário e as escalações da partida.

Vasco tem interesse na contratação de meia do Betis

Vasco da Gama analisa a contratação de Nelson Deossa, do Real Betis, para reforçar o meio-campo nesta janela de transferências.

Salário de próximo técnico do Vasco será inferior aos de Diniz e Renato

Antes de buscar um substituto para Renato Gaúcho, diretoria do Vasco da Gama define novo teto salarial para próxima comissão técnica.

Renato Gaúcho se manifesta após saída do Vasco

Após demissão do Vasco da Gama, Renato Gaúcho se manifesta pela primeira vez e agradece presidente, jogadores e funcionários.

Trio do Vasco antecipa reapresentação e já treina no CT

Três jogadores do Vasco da Gama antecipam reapresentação para esta sexta-feira (19) e treinam no CT Moacyr Barbosa.