Vasco teve 8 representes na Copa do Mundo de 1950 pela Seleção Brasileira

Campeão do Sul-Americano de 48, o Vasco da Gama foi base da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 50, disputada no Brasil.

Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950
Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950

Nesta quinta-feira (24), a Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo 2022, contra a Sérvia, e o Vasco da Gama aproveitou a ocasião para uma lembrança. Precisamente, o Gigante fez tweets na conta oficial de São Januário sobre a contribuição do Gigante na edição de 1950.

A competição aconteceu em solo brasileiro, e o Cruzmaltino teve oito representantes vestindo a camisa do Brasil. A campanha brasileira foi muito positiva, com atuações memoráveis e goleadas, mas a Seleção Canarinha perdeu a final para o Uruguai, o famoso “Maracanazo.

Veja

O VASCO NAS COPAS

Nos próximos dias, publicaremos uma série de tweets sobre atletas vascaínos que foram à Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

Hoje falaremos sobre a quarta Copa do Mundo, disputada em 1950, no Brasil. A Seleção Brasileira contou com 8 atletas vascaínos.

A edição de 1950 marcou o fim de mais de uma década sem Copas, em virtude da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, com muitos países europeus ainda se recuperando dos efeitos da guerra, o Brasil foi escolhido para sediar o torneio pela 1ª vez.

Foram 13 seleções participantes.

Protegendo o setor defensivo, o goleiro Barbosa contava com o zagueiro Augusto e o médio Danilo, o Príncipe.

A defesa garantia o equilíbrio que o ataque brasileiro precisava para desenvolver seu jogo. Nas três partidas da 1ª fase, o Brasil levou gols apenas da Suíça.

A fase final reservou ao Brasil goleadas históricas sobre a Suécia (7 a 1) e Espanha (6 a 1). Ademir, Chico e Maneca, protagonistas do ataque brasileiro, representavam o Vasco nas ofensivas da Seleção. O artilheiro da competição foi Ademir, com incríveis 9 gols em 6 jogos.

Na goleada contra a Suécia, incrivelmente, os 7 gols brasileiros foram marcados por jogadores vascaínos: Ademir (4), Chico (2) e Maneca (1) definiram a goleada em favor da equipe brasileira.

Considerado favorito, o Brasil foi derrotado pelo Uruguai na final, mesmo após vencer grandes equipes. Com a ótima campanha construída, o Brasil alcançou até então a sua melhor colocação em Copas do Mundo.

1 comentário
  • Quem vive de passado é museu.
    No momento quantos tem vestindo a camisa do VASCO

Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.