Vasco teve 50% de aproveitamento contra próximos adversários no 1º turno

O Vasco da Gama venceu Guarani, Vitória e Vila Nova, e perdeu para Botafogo, Remo e Londrina, o que não será suficiente para o acesso.

Gabriel Pec durante jogo contra o Guarani pela Série B 2021
Gabriel Pec durante jogo contra o Guarani pela Série B 2021 (Foto: Vitor Brügger/Vasco)

Depois dos últimos resultados, o Vasco se complicou na tabela e precisa fazer uma reta final perfeita de Série B. A equipe não soube aproveitar duas rodadas com tropeços dos adversários e segue a sete pontos do pelotão de frente. No primeiro turno, o Cruz-Maltino conquistou apenas 50% dos pontos (9 dos 18 disputados) nas últimas seis rodadas, o que praticamente confirmou a irregularidade e abreviou a passagem de Lisca pelo clube.

Com Diniz, o time teve um bom início e chegou a ficar cinco jogos sem ser derrotado. No entanto, as duas últimas atuações não foram boas e o revés para o CSA frustrou a torcida. O comandante sabe que a situação é difícil, porém ainda matematicamente possível. Serão três jogos em São Januário, com a presença da torcida, e três distante do Rio de Janeiro. O time sonha em somar o número mágico de 64 pontos (atualmente tem 47).

Ao olhar para trás, o Vasco goleou o Guarani por 4 a 1, na estreia de Lisca, em São Januário. Na época, o resultado animou a torcida com o início do trabalho do comandante gaúcho. Mas logo a animação se transformou em críticas, já que o time jogou mal e foi derrotado no clássico para o Botafogo, por 2 a 0 , no Nilton Santos. 

Com uma campanha irregular, o Gigante da Colina conseguiu duas vitória pelo placar mínimo sobre Vitória e Vila Nova. Sob um dilúvio no Barradão, Sarrafiore fez o gol salvador que acrescentou mais três pontos aos cariocas na tabela. Na Colina Histórica, Léo Jabá marcou, e a equipe conseguiu a segunda vitória seguida, dessa vez sobre os goianos. 

Ao visitar o Remo, a gangorra voltou a aparecer, e o Vasco simplesmente não viu a cor da bola no Baenão. Os paraenses venceram por 2 a 1 e reagiram na tabela, estagnando os cariocas, que mais uma vez desperdiçaram a chance de entrar no G4. Foi assim durante toda campanha, até o momento, com tropeços em momentos cruciais.

Por fim, na última rodada, Lisca tinha em campo os medalhistas olímpicos Lucão e Ricardo Graça. Vanderlei, titular na época, havia sido expulso contra o Remo. Mas o que o comandante não contava é que os dois fossem cometer falhas e fazer os três pontos escaparem entre os dedos. Um virada em São Januário, e um final de turno melancólico para quem goleou na estreia.

Quatro rodadas depois, Lisca pediu demissão, e Fernando Diniz assumiu com a missão de recolocar o Vasco na elite do futebol brasileiro. Após nove jogos (4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas), a diferença para o G4 é de sete pontos. Com o empate do Goiás contra a Ponte Preta, a diferença pode diminuir. O CRB também ainda entra em campo na rodada e pode igualar o número de pontos do Esmeraldino. 

Em suma, em caso de vitória, o Vasco pode diminuir a diferença para quatro pontos, independente do resultado entre a equipe alagoana e o Sampaio Corrêa, no Rei Pelé. A realidade é que o time da Cruz de Malta tem que vencer os seus jogos. De nada adianta a configuração da tabela ser favorável, se não fizer o dever de casa. Uma tarefa árdua, porém ainda possível se o time for certeiro nesta reta final. 

Aproveitamento

  • 24/07 – Vasco 4 x 1 Guarani
  • 31/07 – Botafogo 2 x 0 Vasco
  • 07/08 – Vitória 0 x 1 Vasco
  • 10/08 – Vasco 1 x 0 Vila Nova
  • 13/08 – Remo 2 x 1 Vasco
  • 18/08 – Vasco 1 x 2 Londrina

Aproveitamento: 3 vitórias, 0 empate e 3 derrotas  (50%), 8 gols feitos e 7 sofridos.

Fonte: Lancenet

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Há 25 anos Vasco dava chocolate e aplicava derrota histórica no Flamengo

Pedrinho, Romário e Eurico Miranda foram personagens marcantes daquele jogo onde o Vasco da Gama venceu o rival por 5×1.

Vasco busca vitória no Maracanã para evitar recorde negativo no Século

O Vasco da Gama está há 10 partidas sem vencer no Maracanã, sendo quatro empates e seis derrotas no estádio.

Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Flamengo no Maracanã pelo Brasileiro

Vasco da Gama e Flamengo disputam o primeiro clássico do Campeonato Brasileiro de 2025 neste sábado, no Maracanã.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vasco vence o Volta Redonda pela Taça Guanabara Sub-15 e Sub-17

As categorias Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama venceram o Volta Redonda por 1×0, pela rodada 6° da Taça Guanabara.

Vasco goleia o Artsul pela Copa por 5 x 1 pela Copa Rio Sub-20

O Vasco goleou o Artsul pelo placar de 5×1 no Nivaldo Pereira, em jogo válido pela 6º rodada da Copa Rio Sub-20.

Olho no rival! Escalação do Flamengo contra o Vasco

Confira escalação que o Flamengo usará no clássico deste sábado contra o Vasco da Gama, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Flamengo

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado contra o Flamengo, no Maracanã, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Definida a arbitragem de Vasco x Flamengo

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Flamengo, que acontece neste sábado, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Confira quais canais transmitem Vasco e Flamengo

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gam e Flamengo, no Maracanã, pela 5ª do Campeonato Brasileiro.