Vasco termina jogo contra o Audax com 9 atletas da base e média de idade de 20 anos

Dos 11 jogadores em campo ao fim do empate em 1x1 com o Audax-RJ, apenas Robson Bambu e Paulo Victor não eram revelados pelo Vasco da Gama.

Rayan durante o jogo conta o Audax
Rayan durante jogo conta o Audax pelo Campeonato Carioca 2023 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Apesar do empate em 1 a 1 com o Audax, nesta quinta-feira, o Vasco aproveitou o duelo do Campeonato Carioca para dar oportunidade a vários jovens da base. Se a equipe que começou a partida já tinha uma média de idade de 23 anos, a que terminou contou com os jovens Rayan e Lyncon, do sub-17, para ter uma média de apenas 20 anos.

Aos 16 anos, cinco meses e 16 dias, o atacante Rayan, inclusive, se tornou o mais jovem a atuar pelo Vasco no século 21. O jovem ultrapassou a marca de outra joia do clube: o volante Andrey Santos, que recentemente foi negociado com o Chelsea, da Inglaterra.

O time que terminou a partida contra o Audax foi o seguinte: Halls (23); Rodrigo (23), Bambu (25), Zé Vitor (24), Lyncon (17) e PV (21); Barros (18) e Galarza (20); Cauã Paixão (18); Rayan (16) e GB (18).

Desta equipe, Barros, Lyncon, Rayan, Cauã e GB disputaram a Copinha recentemente pelo Vasco. O clube, porém, foi eliminado nos pênaltis para o Ibrachina, ainda na segunda fase.

Em entrevista coletiva após o empate com o Audax, o técnico Emílio Faro – que está no comando do Carioca enquanto Maurício Barbieri segue nos Estados Unidos -, falou sobre o desempenho dos jovens no Estadual. O treinador enfatizou as atuações dos estreantes Rayan e GB, destaques do Vasco nas categorias de base.

”Estou satisfeito, principalmente no convívio com o GB e o Rayan. A gente vê que são atletas muito jovens, mas com muita maturidade. Eles vão dar muitos frutos no profissional. A dinâmica de jogo mostra que estamos evoluindo ainda na parte física e no conjunto”.

Com dois empates da equipe alternativa no Campeonato Carioca, e uma derrota para o River Plate com o time principal, na Florida, o Vasco ainda não venceu em 2023. O único gol marcado pelo time nesta temporada foi justamente de um cria da base: o paraguaio Matías Galarza, de 20 anos. Após estrear pelo Vasco em 2021, o jovem foi emprestado ao Coritiba na última temporada e retornou à São Januário neste ano.

Os dois atacantes assinaram seus primeiros contratos profissionais recentemente – GB em 2021 e Rayan em dezembro do ano passado. O último tem multa rescisória para clubes do exterior avaliada em 80 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões na cotação atual).

Filho de Valkmar, zagueiro multicampeão pelo Vasco nos anos 90, Rayan está no Vasco desde os seis anos de idade e demonstra sua veia artilheira já há muito tempo. Em 2017, aos 11 anos, ele já havia marcado mais de 300 gols com a camisa vascaína. Em 2022, Rayan jogou pelo sub-17 e foi campeão, por exemplo, do Campeonato Carioca da categoria, com direito a gol sobre o Flamengo na final. Ao todo, foram 29 gols em 34 jogos.

Agenda do Vasco

Com o clássico da terceira rodada entre Vasco e Botafogo adiado para fevereiro – pensando em evitar um confronto entre times alternativos – a próxima partida da equipe pelo Campeonato Carioca será na próxima quinta-feira (26) contra a Portuguesa. O jogo, válido pela quarta rodada da competição, será no Estádio Luso-Brasileiro, às 20h30.

Antes disso, o time titular enfrenta um amistoso internacional com o Inter Miami. O jogo acontece no sábado (21), às 21h, no Lockhart Stadium, na Flórida, Estados Unidos.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.