Vasco termina jogo contra o Audax com 9 atletas da base e média de idade de 20 anos
Dos 11 jogadores em campo ao fim do empate em 1x1 com o Audax-RJ, apenas Robson Bambu e Paulo Victor não eram revelados pelo Vasco da Gama.
Apesar do empate em 1 a 1 com o Audax, nesta quinta-feira, o Vasco aproveitou o duelo do Campeonato Carioca para dar oportunidade a vários jovens da base. Se a equipe que começou a partida já tinha uma média de idade de 23 anos, a que terminou contou com os jovens Rayan e Lyncon, do sub-17, para ter uma média de apenas 20 anos.
Aos 16 anos, cinco meses e 16 dias, o atacante Rayan, inclusive, se tornou o mais jovem a atuar pelo Vasco no século 21. O jovem ultrapassou a marca de outra joia do clube: o volante Andrey Santos, que recentemente foi negociado com o Chelsea, da Inglaterra.
O time que terminou a partida contra o Audax foi o seguinte: Halls (23); Rodrigo (23), Bambu (25), Zé Vitor (24), Lyncon (17) e PV (21); Barros (18) e Galarza (20); Cauã Paixão (18); Rayan (16) e GB (18).
Desta equipe, Barros, Lyncon, Rayan, Cauã e GB disputaram a Copinha recentemente pelo Vasco. O clube, porém, foi eliminado nos pênaltis para o Ibrachina, ainda na segunda fase.
Em entrevista coletiva após o empate com o Audax, o técnico Emílio Faro – que está no comando do Carioca enquanto Maurício Barbieri segue nos Estados Unidos -, falou sobre o desempenho dos jovens no Estadual. O treinador enfatizou as atuações dos estreantes Rayan e GB, destaques do Vasco nas categorias de base.
”Estou satisfeito, principalmente no convívio com o GB e o Rayan. A gente vê que são atletas muito jovens, mas com muita maturidade. Eles vão dar muitos frutos no profissional. A dinâmica de jogo mostra que estamos evoluindo ainda na parte física e no conjunto”.
Com dois empates da equipe alternativa no Campeonato Carioca, e uma derrota para o River Plate com o time principal, na Florida, o Vasco ainda não venceu em 2023. O único gol marcado pelo time nesta temporada foi justamente de um cria da base: o paraguaio Matías Galarza, de 20 anos. Após estrear pelo Vasco em 2021, o jovem foi emprestado ao Coritiba na última temporada e retornou à São Januário neste ano.
Os dois atacantes assinaram seus primeiros contratos profissionais recentemente – GB em 2021 e Rayan em dezembro do ano passado. O último tem multa rescisória para clubes do exterior avaliada em 80 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões na cotação atual).
Filho de Valkmar, zagueiro multicampeão pelo Vasco nos anos 90, Rayan está no Vasco desde os seis anos de idade e demonstra sua veia artilheira já há muito tempo. Em 2017, aos 11 anos, ele já havia marcado mais de 300 gols com a camisa vascaína. Em 2022, Rayan jogou pelo sub-17 e foi campeão, por exemplo, do Campeonato Carioca da categoria, com direito a gol sobre o Flamengo na final. Ao todo, foram 29 gols em 34 jogos.
Agenda do Vasco
Com o clássico da terceira rodada entre Vasco e Botafogo adiado para fevereiro – pensando em evitar um confronto entre times alternativos – a próxima partida da equipe pelo Campeonato Carioca será na próxima quinta-feira (26) contra a Portuguesa. O jogo, válido pela quarta rodada da competição, será no Estádio Luso-Brasileiro, às 20h30.
Antes disso, o time titular enfrenta um amistoso internacional com o Inter Miami. O jogo acontece no sábado (21), às 21h, no Lockhart Stadium, na Flórida, Estados Unidos.
Fonte: Globo Esporte