Vasco tentará consenso entre clubes para a retirada do VAR da Série B

O Vasco da Gama levará o tema para ser debatido com os outros 19 clubes da Série B, na esperança de o acompanhem na reclamação.

Árbitro observando tela do VAR em jogo do Campeonato Brasileiro
Árbitro observando tela do VAR em jogo do Campeonato Brasileiro (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O Vasco da Gama parece cada vez mais convicto da vontade pela saída do VAR da Série B. Depois solicitar via no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que a tecnologia seja reconsiderada, o Gigante levará o tema para debate com os outros 19 clubes da competição na reunião do Conselho Técnico, que será nesta sexta-feira (17).

A reclamação vascaína gira em torno da falta de consulta aos clubes no processo de colocação do VAR, e estrutura inferior em comparação com a Série A e a Copa do Brasil. São menos câmeras para analisar os lances, o que, inclusive, ocasionou no erro ao marcar impedimento no gol de Daniel Amorim no empate em 1×1 com o Brasil de Pelotas, em São Januário, pela 22ª rodada.

Falando sobre a reunião em si, o foco é para a segunda rodada de análise da volta de público aos estádios. Na primeira, teve clima quente e críticas ao Cruzeiro, que já está mandando suas partidas com público. Ficou acordado, no encontro, que os torcedores só poderiam retornar quando 80% dos municípios tiverem autorização das autoridades sanitárias, caso que não acontece ainda em muitos estados.

Muito insatisfeito, o Gigante, quando se manifestou sobre o caso, chegou a dizer que os clubes são “cobaias do VAR na Série B”. O Clube alega que as primeiras 19 rodadas não tiveram uso da tecnologia e que, o regulamento da competição não torna o uso do equipamento obrigatório, e sim implementado quando houver as “condições técnicas e materiais”, o que não é bem cumprido pelo que reclama o Vasco.

Por enquanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não se manifestou sobre a reclamação. As informações são do site Globo Esporte, que ainda explicou as diferenças do VAR. Normalmente, na Série A utiliza-se nove câmeras, enquanto na Série B, em alguns casos, são usadas apenas cinco, o que dificulta o ângulo de análise das linhas de impedimento.

A empresa

Além da retira do VAR, o Vasco está pedindo no STJD para que a partida contra o Brasil de Pelotas seja impugnada pelos erros, e o caso ainda será julgado. Quem é responsável pela operação é a Sportshub, que venceu a licitação da CBF com um preço 42% mais barato que o pedido pela Hawk-Eye, que opera na Série A e outras competições, como o caso da Copa do Brasil.

Mais sobre:Série BVAR
1 comentário
  • Responder

    É muita palhaçada ,ora quantos jogos o VASCO foi prejudicado pelo VAR tanto na serie A quanto agora na B ,e agora que a vaca está atolada que a diretoria e departamento jurídico si manifestam ? Há quanto tempo foi este último jogo em que foi marcado o impedimento do atacante Vascaíno e, agora é que vão tratar do assunto .Tinham que entrar pesado logo após o término da partida e pedir o afastamento do trio de arbitragem por tempo indeterminado ,mas os dirigentes do time de São Januário ,estão tão desmoralizados ,sem credibilidade ,que eles roubam o Vasco dentro de casa e ainda saem rindo .Vocês acreditam que eles vão conseguir alguma coisa ?

Comente

Veja também
Cancelamento de amistoso entre Vasco e Montevideo Wanderers não é inédito

Amistoso entre Vasco da Gama e Montevideo Wanderers foi cancelado pela segunda vez na história, o primeiro foi em1927.

Vegetti exalta sintonia com Fernando Diniz e mira evolução do Vasco

O atacante Vegetti afirmou que a sintonia com o técnico Fernando Diniz está cada vez maior e projeta melhora no Vasco.

Diniz destaca importância do período de treinos na intertemporada

Com dias livres para treinos, Fernando Diniz destaca importância do trabalho do Vasco da Gama no período e projeta temporada.

PVC analisa contratação de Thiago Mendes, reforço do Vasco

O Vasco da Gama está muito perto de anunciar a contratação de Thiago Mendes, de 33 anos, e PVC analisa a chegada do volante.

Coutinho tenta superar desempenho dos camisas 10 recentes do Vasco

Coutinho agora vestirá a camisa 1 do Vasco e tenta superar mau desempenho da maioria dos últimos que usaram.

Rayan entra na mira de clube italiano

Rayan, atacante do Vasco, despertou o interesse da Roma, que está avaliando investir na contratação do jogador.

Saiba como Thiago Mendes pode ajudar o Vasco

O volante Thiago Mendes tem acerto encaminhado com o Vasco da Gama e vai assinar com o Clube até o final de 2027.

Coutinho é o 1º cria do Vasco a vestir a 10 desde Evander

O meia Coutinho renovou seu contrato com o Vasco da Gama e vira o novo dono da camisa 10, após saída de Payet.

Vasco assina contrato de formação com 5 jogadores do Sub-14

Álefe, Naylan, Davi Luis, Davi Martins e Diego Bento foram os jogadores que assinaram o contrato de formação com o Vasco.

Ex-Vasco, Juninho Paulista exalta Philippe Coutinho

Ex-jogador do Vasco da Gama, Juninho Paulista comenta renovação de Philippe Coutinho e elogia o Cria da Colina.