Vasco tentará consenso entre clubes para a retirada do VAR da Série B

O Vasco da Gama levará o tema para ser debatido com os outros 19 clubes da Série B, na esperança de o acompanhem na reclamação.

Árbitro observando tela do VAR em jogo do Campeonato Brasileiro
Árbitro observando tela do VAR em jogo do Campeonato Brasileiro (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O Vasco da Gama parece cada vez mais convicto da vontade pela saída do VAR da Série B. Depois solicitar via no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que a tecnologia seja reconsiderada, o Gigante levará o tema para debate com os outros 19 clubes da competição na reunião do Conselho Técnico, que será nesta sexta-feira (17).

A reclamação vascaína gira em torno da falta de consulta aos clubes no processo de colocação do VAR, e estrutura inferior em comparação com a Série A e a Copa do Brasil. São menos câmeras para analisar os lances, o que, inclusive, ocasionou no erro ao marcar impedimento no gol de Daniel Amorim no empate em 1×1 com o Brasil de Pelotas, em São Januário, pela 22ª rodada.

Falando sobre a reunião em si, o foco é para a segunda rodada de análise da volta de público aos estádios. Na primeira, teve clima quente e críticas ao Cruzeiro, que já está mandando suas partidas com público. Ficou acordado, no encontro, que os torcedores só poderiam retornar quando 80% dos municípios tiverem autorização das autoridades sanitárias, caso que não acontece ainda em muitos estados.

Muito insatisfeito, o Gigante, quando se manifestou sobre o caso, chegou a dizer que os clubes são “cobaias do VAR na Série B”. O Clube alega que as primeiras 19 rodadas não tiveram uso da tecnologia e que, o regulamento da competição não torna o uso do equipamento obrigatório, e sim implementado quando houver as “condições técnicas e materiais”, o que não é bem cumprido pelo que reclama o Vasco.

Por enquanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não se manifestou sobre a reclamação. As informações são do site Globo Esporte, que ainda explicou as diferenças do VAR. Normalmente, na Série A utiliza-se nove câmeras, enquanto na Série B, em alguns casos, são usadas apenas cinco, o que dificulta o ângulo de análise das linhas de impedimento.

A empresa

Além da retira do VAR, o Vasco está pedindo no STJD para que a partida contra o Brasil de Pelotas seja impugnada pelos erros, e o caso ainda será julgado. Quem é responsável pela operação é a Sportshub, que venceu a licitação da CBF com um preço 42% mais barato que o pedido pela Hawk-Eye, que opera na Série A e outras competições, como o caso da Copa do Brasil.

Mais sobre:Série BVAR
1 comentário
  • Responder

    É muita palhaçada ,ora quantos jogos o VASCO foi prejudicado pelo VAR tanto na serie A quanto agora na B ,e agora que a vaca está atolada que a diretoria e departamento jurídico si manifestam ? Há quanto tempo foi este último jogo em que foi marcado o impedimento do atacante Vascaíno e, agora é que vão tratar do assunto .Tinham que entrar pesado logo após o término da partida e pedir o afastamento do trio de arbitragem por tempo indeterminado ,mas os dirigentes do time de São Januário ,estão tão desmoralizados ,sem credibilidade ,que eles roubam o Vasco dentro de casa e ainda saem rindo .Vocês acreditam que eles vão conseguir alguma coisa ?

Comente

Veja também
Léo Jardim se destaca na defesa do Vasco
Léo Jardim é eleito o melhor jogador do Vasco em 2024

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim disputou 59 das 61 partidas do Gigante da Colina na temporada que se encerrou.

Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti chegou ao Vasco ganhando menos que Pedro Raul; veja comparação salarial

Centroavante e capitão do Vasco da Gama, o argentino Vegetti foi mais uma vez o grande destaque da equipe na temporada.

Edu Gaspar
Entenda o papel de Edu Gaspar na negociação entre Vasco e Evangelos Marinakis

Ex-jogador e executivo do Arsenal, Edu Gaspar tem sido o responsável por intermediar as conversas entre Vasco da Gama e Marinakis.

Evangelos Marinakis
Marinakis pretende fazer intercâmbio com atletas e profissionais do Vasco na Europa

Bilionário grego que quer investir na SAF so Vasco da Gama, Evangelos Marinakis já tem planos para os atletas Cruzmaltino.

Riquelme em treino no CT Moacyr Barbosa
Riquelme confirma retorno ao Vasco após passagem pelo Sport

Cria das categorias de base do Vasco da Gama, Riquelme participou da campanha de acesso do Sport à Série A do Campeonato Brasileiro.