Vasco tenta quebrar jejum de 4 anos sem vencer o Fluminense

Última vitória do Vasco da Gama sobre o Fluminense aconteceu em 2019, também pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário.

Leandro Castan em vitória sobre o Fluminense em 2019
Leandro Castan em vitória sobre o Fluminense em 2019 (Foto: Magalhães Jr./Estadão)

O Vasco entra em campo contra o Fluminense, no próximo sábado, às 21h, no Maracanã, com a missão de pôr fim a uma sequência que já dura quase quatro anos. A última vitória sobre o rival tricolor foi em julho de 2019. O clássico é válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O clube cruzmaltino está há sete partidas sem saber o que é vencer o Fluminense. São quatro derrotas, três empates, 10 gols sofridos e apenas três marcados nesse período. Ambas as equipes buscam se recuperar na competição depois de derrotas na terceira rodada: o Vasco perdeu para o Bahia em casa, enquanto o Flu foi derrotado pelo Fortaleza na Arena Castelão.

Última vitória do Vasco no clássico

A última vitória do Vasco sobre o Fluminense aconteceu em 20 de julho de 2019, em São Januário. O Flu saiu na frente com Pedro, e os vascaínos viraram com gols de Leandro Castán e Bruno Cesar.

Em jogo bastante intenso em São Januário, Vasco e Fluminense disputaram cada metro do campo. O time da casa buscava tomar mais a iniciativa e assustar o rival, mas o Tricolor que abriu o placar. Pedro, já nos acréscimos da primeira etapa, recebeu na meia-lua e de bate-pronto finalizou no canto esquerdo do goleiro vascaíno Sidão.

Aos 11 minutos do segundo tempo, o zagueiro Digão, do Fluminense, foi expulso, a pressão vascaína pelo empate aumentou e veio dez minutos depois. Após cobrança de falta, Leandro Castán aproveitou bola viva dentro da área e deixou tudo igual – foi o primeiro gol do zagueiro com a camisa do Vasco. Aos 30, uma falta resultou em outra expulsão no lado tricolor, dessa vez de Frazan. Na cobrança, Bruno César finalizou no ângulo de Agenor e decretou a vitória do Vasco por 2 a 1.

Com o resultado, o Vasco foi para a 15ª colocação, com 12 pontos, e se afastou da zona de rebaixamento. Já o Tricolor seguiu com nove pontos e terminou a rodada dentro do Z-4, na 17ª posição.

Sequência negativa contra o Flu

Depois desta vitória, o Vasco acumulou um jejum de sete jogos sem bater o rival:

  • Fluminense 0 x 0 Vasco – 02/11/2019 – Campeonato Brasileiro – 30ª rodada
  • Vasco 0 x 2 Fluminense – 15/03/2020 – Campeonato Carioca
  • Fluminense 2 x 1 Vasco – 29/08/2020 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada
  • Vasco 1 x 1 Fluminense – 13/12/2020 – Campeonato Brasileiro – 25ª rodada
  • Fluminense 1 x 1 Vasco – 30/03/2021 – Campeonato Carioca
  • Fluminense 2 x 0 Vasco – 26/02/2022 – Campeonato Carioca
  • Fluminense 2 x 0 Vasco – 12/03/2023 – Campeonato Carioca

Apesar da derrota na Taça Guanabara de 2023, o Vasco fez um bom jogo contra o Fluminense, o que dá esperança para o torcedor neste sábado. O time de Barbieri tem se portado bem contra equipes que propõem mais o jogo.

Além da partida contra o próprio Fluminense, com uma das boas atuações do Vasco nesta temporada, outros jogos em que a equipe conseguiu equilibrar foram contra Atlético-MG (vitória por 2 a 1) e Palmeiras (empate em 2 a 2).

A eficiência contra essas duas equipes chamou atenção. Contra o Galo, o Vasco teve apenas 34% de posse de bola, finalizou seis vezes e marcou dois gols. Diante dos paulistas, no Maracanã, foram nove finalizações e também dois gols, com 38% da posse de bola.

A tendência é que o jogo contra o Fluminense tenha uma tônica semelhante às duas primeiras rodadas do Brasileirão, quando o Vasco se deu bem.

Missão difícil

Mas a missão do Vasco não será nada fácil. Empolgado com a goleada sobre o River Plate, na última terça-feira, o Fluminense chega respaldado pelos números ofensivos e defensivos. O time de Fernando Diniz tem as melhores médias de gols marcados e sofridos entre os 20 clubes da Série A ao longo da temporada 2023. Os dados são do Espião Estatístico do ge.

Trabalho duplo para Maurício Barbieri, que terá que segurar o ataque tricolor, liderado pelo ex-jogador cruzmaltino Cano, e furar o sólido bloqueio formado pelo treinador rival. Confiança não falta.

– O Brasileiro é muito equilibrado. Não tem favorito. Todos falavam que perderíamos para o Atlético-MG em Minas. Muitos da imprensa podem afirmar que o Fluminense é o favorito nesse clássico. Respeitamos a equipe deles. Mas vamos confiantes para o clássico e vamos fazer de tudo para sairmos vitoriosos – disse o volante Jair em coletiva nesta quinta.

Em números absolutos, o Fluminense é o terceiro time que mais marcou na temporada, com 54 gols. Porém, lidera no quesito média por jogo, com 2,35 gols anotados a cada partida. O Vasco aparece na 10ª posição, com média de 1,72 gol por jogo, mas tem apenas o 16º melhor ataque, com 31 gols.

Na defesa, o Flu é o terceiro time que menos sofreu gols (15 em 23 jogos) e mantém a mesma colocação em média de gols sofridos, com 0,65 por confronto. Nesse quesito, o Vasco aparece na 12ª posição, com 0,89 gols sofridos a cada partida, mas é o quarto com a defesa menos vazada (16 em 18 jogos).

Levando em conta apenas o Brasileiro, a equipe de Barbieri foi vazada a mesma quantidade de vezes que o rival tricolor: quatro. No ataque, o Flu leva a melhor, com sete gols – o Vasco fez quatro.

Fluminense e Vasco se enfrentam no próximo sábado, às 21h (de Brasília), no Maracanã. A partida terá transmissão do sportv e do Premiere.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Fluminense
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Sormani aprova saída de Ramón Díaz e sugere nomes ao Vasco

O jornalista Fábio Sormani afirmou que o técnico Ramón Díaz teria que ser demitido do Vasco da Gama após o Brasileiro de 2023.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Lideranças do elenco tentaram evitar saída de Ramón Díaz

Apesar das tentativas dos jogadores do Vasco da Gama, a demissão de Ramón Díaz aconteceu logo após o final do jogo em São Januário.

Conselho Deliberativo do Vasco em reunião na Sede Náutica da Lagoa
João Carlos Nóbrega cita 5 motivo e pede desligamento do quadro social do Vasco

Benemérito e sócio do Vasco da Gama há mais de 30 anos, Nóbrega entende que o Clube não existe mais, sendo uma mera caricatura.