Vasco tenta atrapalhar o duro trabalho do Fluminense
Com isso, o time joga sem muitas preocupações, quase que de férias antecipadas.
O Vasco está tranquilão na tabela. Com 45 pontos somados, o time na 11ª posição do Campeonato Brasileiro. Rebaixamento? Está praticamente livre. Vaga na Libertadores? Quase impossível. E a Sul-Americana? Está perto. Com isso, o time joga sem muitas preocupações, quase que de férias antecipadas. Serve, pelo menos, de teste para uma equipe jovem. Afinal, no fim do ano muita coisa pode mudar. Então, o jeito é dar duro e tentar atrapalhar a vida do rival Fluminense, que luta pelo título. Neste domingo as equipes se enfrentam no Engenhão, às 19h30 (horário de Brasília), pela 34ª rodada.
Líder isolado com 58 pontos, o Tricolor precisa dos três pontos para continuar firme na primeira posição e jogar pressão no Corinthians e Cruzeiro, segindo e terceiro colocados, respectivamente. Mas o Gigante da Colina promete que não perderá a chance de dificultar os planos do adversário.
Ao contrário da partida do primeiro turno, quando o Vasco teve nos pés de Carlos Alberto suas principais jogadas, desta vez não contará com o camisa 19. Outra estrela ausente é Fred, ainda recuperando a forma física.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes do jogão em Tempo Real, com vídeos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe ao vivo para todo o Brasil. O jogo será apitado por Pericles Bassols Cortez (Fifa/RJ), auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Ricardo de Almeida (RJ).
Fluminense: o time assumiu a liderança isolada da competição na última rodada após empate com o Inter (0 a 0) e derrota do Cruzeiro para o São Paulo (2 a 0). Mas o Corinthians e o Botafogo encostaram. Com 58 pontos, o Tricolor precisa da vitória para manter a liderança e contar com tropeço dos rivais para abrir uma vantagem maior.
Vasco: na Colina, a ordem é tentar vencer nas últimas rodadas e melhorar o moral do time com a torcida. Um resultado positivo serviria também para manter os ânimos do técnico PC serenados. Antes de vencer o Prudente, ele deu entrevista dizendo que estava incomodado com “coisas internas” do clube. Para um elenco jovem, estará em jogo também a oportunidade para alguns jogadores se firmarem para a próxima temporada.
Fluminense: a dúvida quanto à escalação persiste. Sem tempo para comandar nenhum coletivo duante a semana, o técnico Muricy Ramalho não deu pistas sobre quem entrará em campo. Tartá e Rodriguinho lutam por uma vaga no ataque ao lado de Washington. O Coração Valente tem uma lesão no ombro, mas vai para o sacrifício. Porém, há ainda a possibilidade de Julio Cesar entrar e o time atuar no 4-5-1. No meio de campo, Valencia deve assumir a vaga de Diguinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O provável time deve ser escalado com Ricardo Berna, Mariano, Leandro Euzébio, Gum e Carlinhos; Valencia, Fernando Bob, Marquinho e Conca; Tartá (Rodriguinho) e Washington.
Vasco: A principal dúvida do técnico PC Gusmão para o clássico é Eder Luis, que está com dores na coxa direita e será reavaliado antes do jogo. O time não poderá contar com Zé Roberto, que levou o terceiro cartão amarelo. Em compensação, terá o retorno de Nunes, que cumpriu suspensão contra o Prudente. A equipe deve entrar em campo com: Fernando Prass; Fagner, Cesinha, Dedé e Max; Jumar, Rafael Carioca, Romulo e Felipe; Eder Luis e Jonathan (Nunes).
Fluminense: no departamento médico, Diogo está fora. Fred recupera a forma física e também não joga. Já Emerson e Deco, em fase final de fisioterapia, seguem como desfalque. O volante Diguinho está suspenso pelo terceiro cartão amarelo..
Vasco: a equipe não terá Zé Roberto, que está suspenso. Eder Luis é dúvida. Os integrantes do departamento médico do clube são: Fellipe Bastos, Carlos Alberto, Ernani, Ramon e Nilton.
Fluminense: Gum, Diogo, Marquinho, Deco, Fred e Washington.
Vasco: Felipe, Fernando, Fagner, Ernani, Rômulo, Fumagalli, Nilson, Rafael Coelho e Eder Luis.
Fluminense: é sempre bom ter cuidado com o argentino Darío Conca. Um dos candidatos a craque do Brasileirão, o meia do tricolor tem se destacado pelos passes e, recentemente, pelos gols marcados. Outro que pode fazer a diferença é Washington. Apesar de estar há 11 jogos sem marcar, o Coração Valente se diz motivado para encerrar o jejum no clássico.
Vasco: já readaptado ao futebol brasileiro, Felipe tem feito boas atuações na próxima rodada. Com uma formação de meio de campo com três volantes, o camisa 6 será o principal responsável pela criação das jogadas de ataque. Com 33 anos, o capitão vascaíno é também voz da experiência dentro de campo.
Muricy Ramalho (técnico do Fluminense): “Clássico não tem momento. Todo mundo quer jogar e ganhar. É um clássico e todo mundo vai dar seu máximo. Ganhamos só um (2 a 1 contra o Flamengo), mas também não perdemos nenhum (empatou quatro). É um jogo decisivo. Encaramos dessa forma”
PC Gusmão (técnico do Vasco): “O Vasco não pode pensar nunca em outra coisa que não seja a vitória. Será um clássico de grande equilíbrio. Temos que ter inteligência, obediência, determinação e espírito de equipe. Estas coisas não podem faltar nunca, ainda mais um jogo como esse.”
Vasco: .
– O Fluminense não vence o Vasco há mais de 2 anos e meio (sete jogos). A última vitória do Tricolor aconteceu no dia 23 de março de 2008, pelo Campeonato Carioca: 2 a 1. Na ocasião, Thiago Neves e Washington marcaram para Flu e Edmundo descontou para o Gigante da Colina
– O equilíbrio é a marca dos últimos clássicos entre as duas equipes. Dos 15 jogos, 11 deles terminaram empatados. Nos demais, foram três vitórias do Vasco e uma do Fluminense.
– Computando todas as competições, Vasco e Fluminense já se enfrentaram 339 vezes, com 130 vitórias cruzmaltinas, 98 empates e 111 vitórias do Tricolor. O Gigante da Colina marcou 467 gols e sofreu 456.